Ninguém pode ser contra os militares, mas o passado deles deve ser lembrado

Resultado de imagem para ditadura militar charges

Charge do Iotti (Zero Hora)

Carlos Newton

Está havendo uma grande confusão sobre a pesquisa do professor Matias Spector, da Fundação Getúlio Vargas, que acaba de confirmar a revelação do jornalista e historiador Elio Gaspari sobre a inaceitável repressão da ditadura militar, que incluiu a execução sumária de militantes da chamada luta armada, por orientação da secretaria de Estado dos EUA, à época comandada por Henry Kissinger.

Não há novidade. Assim como eram conhecidas as barbaridades cometidas pela luta armada, também se sabiam os excessos dos governos ditatoriais no esquema de repressão, fazendo com que a violência realimentasse a própria violência, isso ocorreu no passado recente, tem muitos participantes vivos ainda por aí.

SUBMISSÃO AOS EUA – A única notícia que representa alguma novidade é a confirmação de que os governos militares eram subordinados aos interesses dos Estados Unidos, embora o próprio Ernesto Geisel tenha depois dado um basta, ao fechar o acordo nuclear com a Alemanha, porque embutia transferência de tecnologia, levando à loucura o Governo norte-americano.

Em meio à discussão estéril e histérica que hoje se trava, em função das revelações do professor Matias Spector, é conveniente colocar ordem na bagunça e destacar as verdades que não podem ser contestadas e que ficarão na História, quer queiram ou não:

1. Os militares brasileiros são nacionalistas. A submissão aos Estados Unidos, existente à época, era provocada pela Guerra Fria, que não admitia exceções – ou se era aliado aos EUA ou à União Soviética.

2. A luta armada não era de brincadeira, com atentados terroristas que vitimavam inocentes, mas essa barbárie não justificava que o governo brasileiro adotasse uma política oficial de execuções sumárias de quem já estava preso e não constituía mais ameaça. Nenhum governo, mesmo bem intencionado, tem direito de cometer crimes contra a Humanidade.

3. A Lei de Anistia foi sábia, ao tentar colocar uma pedra no passado e fazer o Brasil olhar para a frente. Os militantes foram contemplados com vultosas indenizações e os militares assassinos e torturadores ganharam o ansiado perdão. Agora, não adianta espernear, porque o Supremo já confirmou a validade da anistia.  

4. O regime de 1964 foi econômica e socialmente produtivo, o Brasil passou a ser o país de maior crescimento no século XX, só não está em melhor situação hoje devido ao descontrole populacional, que duplicou o número de habitantes em apenas uma geração, multiplicando a pobreza, as favelas, a criminalidade e outros problemas sociais. Curiosamente, esta falta de planejamento familiar foi defendida à época pelo governo, pela Igreja e até pelo Partido Comunista, vejam que a idiotice abunda indistintamente. Se nossos pobres tivessem menos filhos, não seriam tão pobre hoje. 

5. Temendo a volta do regime militar, os parlamentares aprovaram uma Constituição cheia de salvaguardas e de jabuticabas, como o foro privilegiado e a prisão após “trânsito em julgado”, ao invés de se basear nas experiências vitoriosas dos países de maior índice de civilização.

6. O resultado destas salvaguardas que protegem os políticos foi a impressionante escalada da corrupção, criando fenômenos como Sérgio Cabral, José Dirceu, Valdemar Costa Neto, Eduardo Cunha e o próprio Lula da Silva, que se deixaram enfeitiçar pelo enriquecimento ilícito propiciado por empresários sem o menor caráter, como Marcelo Odebrecht, Léo Pinheiro, Otávio Azevedo e tantos outros.

7. Os militares brasileiros de hoje são uma evolução. Continuam nacionalistas e preocupados com o país. A maior crítica que fazem é sobre a falta de planejamento governamental. “O Brasil está à deriva”, diz o comandante do Exército, general Villas Bôas, com a concordância de todos os militares.

8. Não tem cabimento a teoria conspiratória que atribui aos EUA uma tentativa de interferir na eleição brasileira e evitar a vitória de Bolsonaro. Pelo contrário, Bolsonaro é considerado um aliado confiável pelos norte-americanos e não é à toa que ele até bate continência diante da “american flag”, numa atitude condenada pelos militares brasileiros.

9. Bolsonaro não era o candidato dos sonhos dos militares, mas os oficiais generais já o aceitaram e vão lutar por sua vitória. Acham que o presidente militar poderá ser monitorado por eles e fazer um bom governo. A candidatura do general Mourão ainda é uma incógnita. Bolsonaro já o convidou para ser ministro da Defesa, mas os militares querem que ele seja vice-presidente, para evitar problemas futuros.

###
P.S. –
Como o assunto é muito vasto e controverso, amanhã voltaremos a ele, inclusive relatando a conversa que tivemos com Bolsonaro na Câmara, quando constatamos que ele é um completo idiota. (C.N.)     

26 thoughts on “Ninguém pode ser contra os militares, mas o passado deles deve ser lembrado

  1. Um comentário bastante salutar. Mas entendo que os ataques que os governos militares continuam a sofrer é estrategia daqueles que conduziram o pais ao fundo do poço desde então e assim desejam que o país continue seguindo. Penso que os militares têm muitas culpas pelo nosso atual estado de baderna pública ao construirem figuras nocivas como a do Lula, ao não eliminarem na fonte outras figuras que participaram das guerrilhas armadas da época e ao concederem a anistia que permitiu a volta ao pais com garantia de liberdade a personagens que deveriam ter sido mantidas a distância de nosso país. O resultado destas ações mal planejadas é o Brasil que hoje temos.
    Quanto ao Bolsonaro ser considerado pelo CN um perfeito idiota, além de discordar da opinião lembro que Lula não é considerado idiota mas fez todo o povo brasileiro de idiota e nos legou o Brasil arrasado. Bolsonaro, que ainda não tem a garantia de meu voto, pode ser, e é, um sujeito bronco porém não truculento, mas é também autêntico, fato raro entre parlamentares. Tem plano e propostas (acompanhem suas entrevistas e verão) para um Brasil melhor para todos que desejam um país melhor. E é um homem estudado e patriota pois, quem cursa a Academia Militar das Agulhas Negras, equivalente ou até mais do que um curso de nivel superior,
    acrescido de ordem e comportamento é um sujeito estudado, e bastante.
    Lembro que os países ditos desenvolvidos e que muitos os invejam, assim são por oprimirem o povo com leis que impõem a ordem e o comportamento. Não existe sociedade desenvolvida e progressista sem estes fundamentos.
    É isto ou continuarmos cavando no fundo do poço onde não paramos ainda de descer.

  2. Em tempo, oprimir o povo com leis que impõem ordem e comportamento ê o que leva um povo a ter liberdade, conceito diferente de libertinagem.

  3. 1) Bom artigo CN.

    2) Lembro que, por motivos de geopolítica econômica (a geopolítica é plural), durante o governo Geisel, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer oficialmente a independência de Angola (1975), na época dirigida por um governo marxista do MPLA-PT.

    3) Tempos depois a Petrobras começou a atuar na área petrolífera do chamado Enclave de Cabinda, região angolana onde tem muito petróleo,

    4) Literatura Africana de Língua Portuguesa e Sociologia da Literatura…

  4. Ninguém quer ser tutelado. Isto é fato!
    Mas convenhamos: já sonos tutelados peko crime organizado. Um milhão de vezes um regime militar a esse regime ” social” em vigor.
    Infelizmente oa militates não fizeram o serviço completo e não eliminaram todos guerrilheiros….
    Respeitosamente

  5. Qualquer um tem o direito de rejeitar aquilo ou aquele que lhe seja “vomitivo”. Embora, muitas vezes, tal intolerância não possa ser externada: por repressão ou para não desfraldar a máscara da hipocrisia social.
    Nestes dias, quer queiramos, quer não; já estamos sob o signo da intervenção militar. -O Poder Judiciário não é o dono da última palavra? Pois é! Quem lembra dos esturros vociferados pelos generais contra o STF? Saiba que, ora, a mão de cada magistrado superior, ao assinar uma sentença, essa mãozinha age qual um pêndulo, tremulando, em ressonância com as ondas sonoras produzidas pelos rugidos dos militares.
    Até o sinistro, Gilmar Mendes, o moleque traquino do Supremo, lá uma vez outra, ele até já nega um habeas corpus – mesmo que seja para acumular créditos, para quando ele precisar dar um SIM a um julgado que ele não possa dizer NÃO – aí a maldição sobre Gilmar já cai um pouco mais suave.

    • Tortura nunca mais e guerrilheiros comunistas, na cadeia. Podem começar prendendo o Genuíno e a Dilma, não por roubo, mas por assassinato.

    • Pois é. estes são fatos que demonstram um governo de força realmente.
      Mas se alguem não for um militante comunista cego e blindado a qualquer argumento fora de sua ideologia, poderia ver que nosso sistema educacional (notadamente escolas públicas e universidade federais e estaduais) estão absolutamente tomadas pelo pensamento único do comunismo disfarcado de varios neologismos(socialismo, igualdade, liberdade de pensamento, construtivismo etc) casualmente seguindo as diretrizes daquele conservador direitista, o Gramsci.
      Então nas próximas gerações ad eternum teremos novas levas de crianças e jovens impregnados deste pensamento. Sabe-se que os valores adquiridos na infancia e na juventude sao para toda vida.
      Como mudar isso, se este “mestres”estao todos protegidos por leis contra remocao, demissao, avaliacao de metodos e resultados etc. ??
      Só aposentando compulsoriamente ou mandando embora como qualquer empresa.
      Mas se fizer isto e um crime de ditadura
      E a ditadura de impor seu pensamento unico a varias gerações com o meu dinheiro e o dinheiro dos brasileiros nao é ditadura?

      Temer( queiramos ou não foi eleito e se a eleição de Dilma foi legal a dele também foi) mas ele nao pode mexer nos sistema de educação das Universidades, afinal ali é um domínio de quem, a décadas????
      Isto não é ditadura?
      Muito pior que algumas mortes não é a morte de qualquer futuro para milhões de brasileiros em nome de causa?
      Por que não se faz um plebiscito para saber o que os pais querem que seus filhos aprendam?
      Talvez porque mostraria a absoluta dominacao esquerdista de todo sistema de ensino do pais.
      Nao esquecam que os juízes, promotores e juristas todos passaram por uma faculdade …logo….

  6. Aos agentes luminais, muito cuidado e muito esforço -devido por força do “faz e te ajudarei”.

    Não poucos cúmplices do sistema ou imbecis estão bradando aqui e ali podres da chamada ditadura militar, com total apoio midiático que não é necessário explicar aos cerebrados.

    Lembrem-se e lembrem, sempre, do retumbante fracasso que foi a imunda “campanha da verdade”, por isso abafada pela canalhada.

    Apesar desse fracasso, idiotas ou corruptos acumpliciados estão aí de novo e intensamente a vociferar fatos ruins -naturalmente que só de um lado.

    Tais inteligências -quando não comprometidas moralmente em interesses vis tipo rouanistas canalhas-, tendo QI pouco distante do de galinhas naturalmente não podem compreender o que seja a impermanência universal, e engessam-se ou deixam-se engessar em babaquices que estiveram aí mais de meio século atrás.

    Mas até o mr Bean já está podendo perceber a razão dessa intensificação imbecil agora:

    TÁ NA CARA QUE É O SISTEMA, APAVORADO COM A IMINÊNCIA DESSA INTERVENÇÃO DE AGORA, JÁ CONSAGRADA PELO POVO, QUE NADA TEM A VER COM AQUELA QUE NEM CABELOS BRANCOS MAIS TEM.

    TRATE-SE DE SOCORRER OS ZUMBIS AINDA VULNERÁVEIS !

  7. O Brasil é tão difícil de entender, tivemos a Ditadura de um homem: Getulio, nacionalista, e a serviço da Cidadania trabalhadora, que deu sua vida, por um ideal: um Brasil Soberano e Justo para seu povo, crimes da politicagem, houve.
    a Ditadura Militar, com rodizio de Generais-Ditadores, houve crimes de tortura, houve, mas, nenhum, até hoje, foi declarado ladrão do cofre público, e nos legaram “Ordem e Progresso”, com lema de nossa Bandeira, desprezada nestes últimos 30 anos. Nestes últimos 30 anos, o que temos: Presidentes do executivo e congresso, acusados de mão no “Cofre Público, protegidos, por sinistros do stf, liderado pelo sinistro-mor: Gilmar mente. Gandhi, enquadra o Brasil: Todo governo é hipócrita.
    A situação do Brasil, com uma Constituição estuprada e vilipendiada, com 100 emendas espúrias de auto-proteção da corja que infelicita a Nação, dos 3 podres poderes, creio, que só uma intervenção militar, sem tortura, mas com prisão dos bandidos hediondos da caneta, tem condição de salvar o Brasil da derrocada, com a corja que aí está, com urnas fraudáveis, não vejo Luz, na saída desse túnel tenebroso em que estamos.
    O Roubo do cofre, das 3 esferas do Poder, federal, estadual e municipal,j á ultrapassa a casa do trilhão, estamos “republiqueta democradura, com tortura de 220 milhões, camuflada como República Democrática.

  8. Olha Newton, ninguém pode discutir nacionalismo. Todo brasileiro por mais defeitos e comportamento incorreto que tenha é nacionalista. Mas as Forças Armadas devem ter um comportamento baseado na Constituição e no Regulamento Disciplinar. Ao usar o regulamento está prestando um grande serviço ao povo brasileiro dando o exemplo de equilíbrio. Veja o disparate: Um deputado freqüenta a Câmara fardado de capitão da PM. Isso não pode. Militar é uma coisa. Cidadão é outra. Estando na ativa é um capitão. Estando na reserva é um cidadão e está sujeito ao RDFA. O que se vê é militares da ativa e reserva falando as coisas mais disparadas que ferem frontalmente o Regulamento Disciplinar. E o pior: incitam o povo à revolta. A iniciativa de punir ou advertir deve partir em primeiro momento do presidente da república. Mas esse pilantrão que aí não moral para fazer nada.

    Lembro um fato histórico: No governo Juscelino, o poderoso general Juarez Távora, deitou falação cheia de críticas ao governo. Em determinado momento ultrapassou os limites. Juscelino convocou todos os ministros e perguntou ao Ministro da Guerra, General Lott: General, Juarez violou a disciplina? Lott hesitou e Juscelino repetiu a pergunta. Lott disse: sim, a disciplina foi violada. Juscelino foi severo: Mande prendê-lo. Um general que lá estava perguntou a outro general a seu lado: E agora? A resposta foi taxativa: Se o presidente prende o mais forte o que vai acontecer é nascer capim na porta da casa de Juarez. Só para lembrar: Enquanto o ministro Barroso defendia no STF a discriminalização da maconha, o general Villas Bôas dizia que estava preocupado com a vioLência e o tráfico de drogas. Os militares devem ter mais equilíbrio em suas atitudes.

    • Mas não foi o seu João Goulart que apoiou greve dos sargentos e não puniu a desordem na marinha?

      Esquece o passado meu velho, estamos num shit-hole e isso aqui foi, é e será sempre assim.
      Cada povo tem o país que merece.

  9. Sr. CN e sr. Virgílio: Aproveitem o tempo de agora e tentem mesmo detonar pra valer o Bolsonaro e os militares. Caprichem mesmo! Mas caprichem mesmo na tentativa, mas só que infelizmente vão ter que engolir Bolsonaro na presidência. Não há mais retorno! Vão tentando mesmo! Boa sorte. Abraços.

  10. OK >>>>>>>>>> FIM >>>>>>>> REINICIAR >>>>> OK ….

    Aí começamos de novo, com a mesma constituição, mesmos políticos corruptos, o povo sem outra opção a nao ser eleger um desses políticos….
    E o novo Presidente, exemplar currículo de…
    atirador ‘inteligente’…..

    Resolve o que?
    Parece que vai rodar o velho filme, tudo de novo:
    Mais Desordem e Regresso…

  11. Como o assunto é muito vasto e controverso, amanhã voltaremos a ele, inclusive relatando a conversa que tivemos com Bolsonaro na Câmara, quando constatamos que ele é um completo idiota. (C.N.) Pois é !!!!! Bolsonaro é o perfeito idiota. E somente ele, não é?! Os demais candidatos não são, não é ?! Poupe seu blog, diz que é livre e solto, mas é extremamente tendencioso e burro.É um esquerdista infeliz, que acredita que a esquerda é democrática, ela só tem a infelicidade de não ter lideres a altura. Well, se o Bolsonaro é o perfeito idiota, nesta isonomia, podemos dizer que você é o perfeito burro

    • Calma, Walter. o Bolsonaro não é o único idiota completo. No Congresso, esta condição é quase unanimidade. Vou escrever a respeito.
      Abs.

      CN

  12. Caro CN, ótimo artigo. Faço uma só correção: fazer continência para bandeiras de países amigos é uma norma dos regulamentos militares. Isso nada tem a ver com submissão.

    • Desculpe, amigo Policarpo, mas só se bate continência para bandeira de outros países em determinadas cerimônias militares. E não foi o caso, no ato de Bolsonaro.

      Abs.

      CN

  13. 8. Não tem cabimento a teoria conspiratória que atribui aos EUA uma tentativa de interferir na eleição brasileira e evitar a vitória de Bolsonaro. Pelo contrário, Bolsonaro é considerado um aliado confiável pelos norte-americanos e não é à toa que ele até bate continência diante da “american flag”, numa atitude condenada pelos militares brasileiros.

    Não condeno o Bolsonaro, até defendo muitas de suas propostas, mas essa atitude dele relatada acima foi realmente de uma estupidez impressionante.

  14. Ninguem deve ser contra os militares, comunistas, socialistas, veganos, vegetarianos, mas o passado real de todos eles deve sim vir a tona ser contado nos minimos detalhes tantos os crimes como os acertos, E na geopolitica me mostre um pais, minimamente inteligente que bata de frente com o poderio economico de outras potencias, pois isto significa a pobresa de sua propria naçao então não sejamos burros, vide exemplo da china do alto de seu poderio é dependente dos EUA e pra encher o saco dos americanos desviando e dividindo os focos dos EUA terceiriza para coreia do norte esta função de conflito belico, caso os estados unidos e o mundo quisessem mesmo acabar com a coreia do norte é muito simples, quem financia a coreia, a china, então é só fazer campanha de boicote de produtos chineses a partir do momento que o dinheiro sumir eles mesmos iriam matar o lumpa lumpa coreano e fim

  15. Me crei odiando a ditadura e os militares. Dento do meu pequeno mundo fiz possível para antecipar seu fim.
    depois lutei mais ativamente, me atritando com amigos, parentes, colegas de trabalho e superiores ajudando a construir a “democracia”.
    Perdi tempo, dinheiro, e futuro profissional.
    Ai chega uma hora em que você olha para o lado e diz: Mas que merda e essa que eu estou ajudando a fazer e a defender?
    E para isso que lutamos tanto?
    Felizmente você percebe que não está sozinho, são poucos mas com o tempo vão engrossando as fileiras daqueles que não tem nada a ver com a direita mas que aprenderam na carne a não querer a esquerda.
    Mas infelizmente como dizem, para a grande maioria, um vez comunista sempre comunista.
    Vejam o sr. CN que nao conheco mas aprendi a admirar neste blog. Vai tudo bem com equilíbrio, pluralidade constrói um espaço único na imprensa brasileira.
    Mas ai vem a chance de exaltar os irmãos guerrilheiros, terroristas que queriam a qualquer custo implantar uma ditadura comunista no Brasil e o velhor ardor, a chama da “liberdade”(ah.aha.onde cara pálida????) é reacesa e la vem a velha cantilena.
    Ai todos os saudosos de “lutar”contra o monstro reaparecem. Nao chegam 30 anos de lambuzo e regalo com o poder.
    Queremos mais e ai estao os relatórios convenientes da Cia para nos salvar.
    Por que nao e da mesmo enfase aos relatórios da polícia secreta da tchecoslováquia que foram revelados em portugal e mostraram alguns dos grandes intelectuais e jornalistas como agente de moscou de forma efetiva ?
    Onde estao os relatórios sobre os crimes de Stalin que causaram horror(por pouco tempo é claro pois a causa e maior que tudo) quando revelados?
    Ah isto são mentiras; verdade é so o quem critica os EUA??
    Ah isto faz muito tempo….ou entao paredon de Cuba, Pohl Pot etc, as milicias de Maduro….
    Qual grande pensador ou cientista social esta ou esteve na europa oriental na rússia em cuba atacando livremente o país que o acolhe???
    So nos EUa ou Brasil mas ainda assim a liberdade está lá e nao no monstro ocidental……
    E cansativo
    Eu , pelo menos , não defendo a volta dos militares, ainda me causam temor mas daqui a pouco com tanta insistência dos comunistas em querer pautar a vida nacional, apesar de toda merda que fizeram e nenhum exemplo para mostrar , vou começar a pensar na possibilidade.

  16. Os brasileiros não aprende mesmo!

    Colocaram o imundo do Lula como messias que levaria o Brasil para o primeiro mundo, e deu no que deu.

    Agora não contente, os mesmos brasileiros querem colocar outro imundo, o tal Bolsonaro, como o mais novo messias que levará o Brasil para o primeiro mundo.

    Como brasileiros tem na imagem dos políticos uma imagem messiânica, mesmo sabendo que nessa classe política não tem nada que preste.

    • (Ligando o modo IRONIA)

      Cumunista !!! Petralha !!! Esquerdopata !!!

      Mortadela !!! Petista !!! Bolivariano !!!!

      (Desligando o modo IRONIA)

  17. Como tem gente besta preocupada com milicia do Maduro. Comunismo não existe no Brasil. E os comunistas cabem em um Kombi. A quantidade de analfabetos políticos é tão grande que viraram bestas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *