Delirante, Lula diz que governo poderá usar moeda chinesa em transações com Argentina

Presidente Lula durante viagem à África do Sul — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Lula sonha (?) em ser candidato ao Prêmio Nobel da Economia

Guilherme Mazui
g1 Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (22) que o governo estuda usar o yuan, moeda oficial da China, nas transações com a Argentina. Para o petista, a moeda chinesa pode auxiliar o país vizinho, que passa por uma severa crise financeira.

Lula, que está em viagem oficial à África do Sul para o encontro do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), deu a declaração no programa “Conversa com o Presidente”, realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e transmitido pelas redes sociais.

ALTERNATIVAS AO DÓLAR – O presidente voltou a defender a necessidade de serem encontradas alternativas ao dólar, a moeda oficial dos EUA, utilizada como referência nas operações comerciais entre países.

O governo brasileiro discute há meses formas de auxiliar o país vizinho e garantir o pagamento das exportações de empresários brasileiros para a Argentina.

“O Haddad [ministro da Fazenda] estava conversando com a Argentina, e é possível a gente ajudar a Argentina tendo como moeda do yuan, sabe, aqui da China”, disse Lula.

Governada por Alberto Fernández, aliado de Lula, a Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul. Há tempo convive com inflação alta e tem dificuldades para manter divisas em dólar, o que justifica a busca por uma alternativa nas transações internacionais.

TESE DE LULA – “Tem país como a Argentina que não pode comprar dólar agora, está em uma situação muito difícil porque não tem dólar. Para vender para o Brasil, não deveria precisar de dólar. Vamos trocar nossas moedas, e os Bancos Centrais fazem os acertos no final do mês. Ou Brasil e China, ou Brasil e Índia”, argumentou Lula.

O presidente tem defendido a criação de uma moeda sul-americana para servir de base no comércio na região, sem que o Brasil, por exemplo, abandone o Real.

“A gente não pode depender de um único país que tem o dólar, de um único país que bota mais dinheiro para rodar dólar e nós somos obrigados a ficar vivendo da flutuação dessa moeda. Não é correto”, disse Lula.

CHINA CONCORDA – A China tem apostado em acordos com países para utilizar o yuan nas transações bilaterais.

O governo argentino anunciou, em abril, a adoção do yuan para pagar importações vindas da China, por exemplo.

Em março, o Banco Central brasileiro informou que assinou um memorando de entendimentos com Banco Central da China (PBC) para viabilizar um instrumento financeiro que permita que operações comerciais entre os países sejam feitas na moeda chinesa, e convertidas em reais de “forma mais rápida e menos custosa”, sem a necessidade do dólar como intermediário.

####
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGLula já tentou ser candidato ao prêmio Nobel da Paz, não deu certo. Agora, tenta o Nobel da Economia, com sua tese de que os compêndios estão ultrapassados e o dinheiro necessário para governar “vai sair de onde está, para ser aplicado onde deveria estar”. Tenta demonizar o dólar e elege o yuan como solução, sob o pretexto de que sua conversão em reais seria “forma mais rápida e menos custosa”. Em tradução simultânea, Lula é um tremendo humorista, e faz uma piada atrás da outra. (C.N.)

18 thoughts on “Delirante, Lula diz que governo poderá usar moeda chinesa em transações com Argentina

  1. Engraçado classificar como “delirante”, o que não é dito em nenhum momento no artigo. Explica para a gente porque é delirante senhor TRIBUNA. Quais os fundamentos de economia utilizaria para sustentar sua tese? Seria bom para a Argentina. E ao contrário do que o entendimento curte e parvo é capaz de alcançar a Argentina estar bem é bom para o Brasil, dado o intenso comércio entre ambos. Enfim, nos explique para entendermos.

    • Sim é um delírio, ninguém impõe o uso do dólar, ele é usado porque é a moeda mais estável de um país com transparência e que paga suas dívidas.
      Quem a Argentina vai pagar com Yuan?

      • Ué.Vai pagar a própria China! Um dos maiores parceiros da Argentina e de todo mundo. Alem de outros dos BRICs q toparem. Alem disso, ao q me consta a China honra seus conpromissos. Acho q vc contamina discussao ecônomoca com sua ideologia.

  2. É o louvável negacionismo do “bem”.

    https://www.cnnbrasil.com.br/economia/lula-diz-que-livros-de-economia-estao-superados-ao-criticar-teto-de-gastos/

    O problema de agora é que não terá a Dilma sucedendo-o pra segurar a bomba-relógio.

    Nossa pseudo-esquerda acha que a riqueza caem do céu, assim, vamos consumir os recursos infindáveis, que só existe no projeto de engalobação geral.

    A ideia do PAC seria uma luz no fim do túnel. Mas a sua história não é ouvisareira.

  3. Acho que a substituição do dólar em transações internacionais poderia ser uma boa. Claro, os EUA e seus admiradores ou até os submissos não querem nem saber de alternativas mais baratas.

    Quanto aos livros de economia ortodoxa, esses estão com pouca validade nos tempos atuais.

  4. Debate estéril, esse provocado por quem disse orgulhosamente que tem preguiça de ler.
    Só tenho uma proposta: Convençam aos filhos dele de trocar os seus dólares em suas contas, pelos “irresistíveis” yuans.

  5. O ladrão & narcotraficante Lula da Silva fala em yuan, mas recebe as propinas em dólares. Segundo o Joesley, foram U$ 150 MILHÕES pra ele e pra Dilma. E as bestas quadradas do curral lulista rincham de alegria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *