Bolsonaro está em recuperação, mas ainda falta fazer a cirurgia principal no abdômen

Bolsonaro posta foto de cirurgia — Foto: Reprodução

Bolsonaro corrigiu o desvio no septo e fez uma endoscopia

Hyndara Freitas
O Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou nesta terça-feira (12) por cirurgias de correção de desvio e septo e por uma endoscopia para correção de refluxo gástrico e os procedimentos transcorreram de forma satisfatória, de acordo com o boletim médico do Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo. Após os procedimentos, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou uma foto ao lado do ex-presidente reforçando que ele “estava bem”.

“O paciente já se encontra em recuperação no quarto. As equipes responsáveis pelos procedimentos reavaliarão o ex-presidente no final do dia para novas informações”, informou o hospital. Ao todo, Bolsonaro foi submetido a três procedimentos cirúrgicos para o desvio de septo (septoplastia, uvulopalatofaringoplastia e turbinectomia) e uma endoscopia para redução de refluxo gastroesofágico.

PROBLEMA DA FACADA – Bolsonaro foi internado na última segunda-feira. Ele é assistido pelo gastroenterologista Antonio Luiz Macedo e pelo otorrinolaringologista Sérgio Salomão Abdala Carui.

Bolsonaro tem uma suboclusão intestinal provocada pela facada durante a campanha eleitoral de 2018 e, por isso, precisa passar frequentemente por exames e procedimentos relacionados ao estômago e intestino. Ele já passou por quatro cirurgias por complicações causadas pelo ferimento e já precisou ser internado em pelo menos outras oito ocasiões para tratar das complicações.

No mês passado, o ex-presidente foi internado em São Paulo com dores na região abdominal. Passou por ressonância magnética, endoscopia, tomografia e exames de sangue na ocasião. À época, o cirurgião Antônio Luiz Macedo, que comandou o procedimento desta terça-feira, afirmou ao Globo que Bolsonaro estava em condições de passar pelas cirurgias necessárias.

OITO INTERNAÇÕES – Antes da sua última passagem pelo Hospital Vila Nova Star, Bolsonaro já esteve internado em pelo menos oito ocasiões desde a facada. Em janeiro deste ano, ficou hospitalizado no hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, Na Flórida (EUA), durante sua temporada nos Estados Unidos.

Em 28 de março de 2022, o ex-presidente passou um dia internado após sentir um desconforto abdominal. Havia a suspeita de uma nova obstrução intestinal, mas o quadro não se confirmou.

Em janeiro do mesmo ano, Bolsonaro ficou dois dias no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por causa de uma obstrução no intestino. À época, o médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que o acompanha desde que foi ferido em 2018, afirmou que o quadro foi ocasionado por um “camarão não mastigado”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A matéria está incompleta e ainda falta a cirurgia mais complicada, para eliminar as aderências na tela implantada no abdômen do ex-presidente e reposicioná-la. É cirurgia considerada de risco, porque exige anestesia geral e pode se prolongar por várias horas. Bolsonaro é um paciente rebelde, que não segue as ordens médicas de manter precauções e não forçar o abdômen. Por exemplo, jamais deveria andar a cavalo ou ser conduzido nos ombros pela multidão, como ocorreu na última campanha. Mas Bolsonaro não está nem aí. (C.N.)

7 thoughts on “Bolsonaro está em recuperação, mas ainda falta fazer a cirurgia principal no abdômen

  1. Desculpem mudar de assunto.

    Diferentemente das imagens do 8 de janeiro – que podem inclusive sererem recuperadas, mesmo que tenham sido deletadas – a cooperação com a Suíça para a importação do sistema do caso Odebrecht foi encontrada. Lembremos que a sua não existência foi um dos motivos da anulação da, podemos dizer, Lava Jato pelo Ministro José Dias Toffoli.

    https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/governo-agora-diz-ao-stf-que-localizou-cooperacao-suica-no-caso-odebrecht

  2. “A diretora do DRCI diz a Toffoli que, para enfim localizar as informações, o órgão se valeu de uma pesquisa com dados mais detalhados, incluídos em uma nota pública divulgada pela Associação Nacional Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) em 6 de setembro. O material publicado pela ANPR mostrou informações como os números de ofício e datas de envio do pedido de cooperação…”

  3. Cristão-mor “do Bem” a usar a trincheira d’um hospital quando lhe convém.

    Não sei porquê lembrei do criminoso miliciano Fabrício Queiroz dançando, literalmente, na enfermaria d’outro hospital…

    E as “passadas de pano” só aumentam.

    Arre, égua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *