Provas são irrefutáveis, houve tentativa de golpe e agora Bolsonaro precisa ser preso

Sorriso Pensante-Ivan Cabral - charges e cartuns: Charge: Mauro Cid

Charge do Ivan Cabral (Site Sorriso Pensante)

Merval Pereira
O Globo

Como é possível, numa democracia, um ambiente em que o presidente da República reúne comandantes militares e propõe um golpe? É inadmissível. Porque não prenderam Bolsonaro na hora? O comandante do Exército se recusou a participar, o da Marinha aceitou e o da Aeronáutica não sabemos.

É claro que é complicado prender um presidente da República dentro do palácio do Planalto, mas como deixaram chegar ao ponto de Bolsonaro ter a liberdade de propor um golpe numa reunião com comandantes militares? Chega a ser absurdo.

TUDO CONFIRMADO – Agora está confirmado, com a delação de Cid e tudo o que já apareceu, inclusive a minuta de golpe encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que o ex-presidente fez uma tentativa real de golpe. E no dia 8 ainda houve uma derradeira tentativa, mesmo com a recusa do comandante do Exército, de que acontecesse alguma coisa.

O comentário do ex-presidente, de que se pode discutir qualquer coisa e, se ela não acontecer. não tem problema, é uma confirmação de que discutiu o golpe com militares. A discussão em si já é o início do golpe.

Já havia várias coisas inaceitáveis, mas essa é a cereja do bolo. O novo procurador-geral da República terá que tomar alguma providência.

TAMBÉM É CRIME – Tentativa de homicídio é crime, tentativa de golpe é crime também. Pode haver preocupação com a repercussão política com uma eventual prisão de Bolsonaro, mas não dá para passar pano e deixar pra lá.

Havia o temor de uma reação popular quando da prisão de Lula, e nada aconteceu. O caso de Bolsonaro é mais grave, porque as milícias digitais estão mobilizadas.

Diante de tudo o que aconteceu, o presidente Jair Bolsonaro terá que ser preso. Não é admissível acontecer esses fatos gravíssimos, todos documentados, e ele sair ileso.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como editor da Tribuna da Internet, eu respeito demais a posição do jornalista Merval Pereira, meu grande amigo há 55 anos, não contesto nenhum dos argumentos que relaciona. Mas discordo dele por uma questão social, porque acho perigoso incentivar a radicalização que já existe e não pode continuar se agravando. Vou escrever um artigo sobre o assunto, para explicar minha posição com a necessária clareza. Em tradução simultânea, eu diria que Merval tem toda a razão, mas… (C.N.)

9 thoughts on “Provas são irrefutáveis, houve tentativa de golpe e agora Bolsonaro precisa ser preso

  1. De passada de pano em passada de pano – zero-zero, zero-1, zero-2, zero-3 e zero-4 – se encastelaram no legislativo, trouxeram para dentro dos gabinetes parte operacional do Escritório do Crime, ampliaram exponencialmente as milícias cariocas… etc, etc, etc.

    Se há quem julgue inevitável – e até mesmo aceitável! -, a entrega do Estado nas mãos d’um Pablo Escobar tupiniquim, espero que haja uma reação fortíssima e contrária da sociedade brasileira.

  2. Não gosto desse merval, considero ele tucano demais e serviçal do grande capital, mas sem dúvidas tem razão nessa questão.

    Imagino a cena, bolsonaro se reúne com a alta cúpula militar e pergunta, topam um golpe? Eles prontamente respondem um sonoro “simmm!”, e o mito retruca, ok, foi só curiosidade.

    É óbvio que se nenhum dos três comandantes tivessem declinado, eu nem estaria aqui nesse espaço escrevendo agora.

  3. Se prenderem Bolsonaro o país rachará de vez. É provável uma insatisfação absurda pois metade do país odeia Lula e acha que ele deveria estar preso por ser um tremendo ladrão. Ouço diariamente pessoas sugerindo até mesmo a morte do atual presidente além do fechamento do STF e ate do congresso. A coisa está feia. O agro odeia o atual governo e está carregando o PIB nas costas. Muita gente falando também em separar o Norte e o Nordeste do Brasil. Culpam o povo dessas regiões pela eleição de Lula e demais ladroes como Josimar Maranhãozinho e Artur Lira. Se a economia titubear o barril de pólvora será acesso .

  4. Há multilateral culpa e todos os atores jamais ganhariam um “Oscar”, razão para “inimputação” ampla, geral e irrestrita, pois afinal todos, imbuídos de colorida vermelhidão, colaboraram para o “Eventos de FALSAS BANDEIRAS”, onde pisotearam a verde, amarela, azul e branca!
    Escrachada traição à pátria!
    Cadeia ou fuzilamento, de TODOS, eis a dúvida?

  5. Bons comentários de Batista Filho e Rafael Santos. Concordo integralmente

    Uma pergunta simples: se fosse eleito qualquer outro candidato em 2018, teria havido tentativa de golpe?

    Não gosto do Merval Pereira, apoia todas medidas da matriz, assim como a maioria da mídia ocidental da direita amestrada.

    Daqui para frente vai ser só dessabor para os apoiadores de Bolsonaro, de Moro, Dallagnol entre outras figuras bolsonaristss. Podem apostar.
    A desculpa dos bolsonarista em defesa dos criminosos, será culpar o STF.

    • ” Uma pergunta simples: se fosse eleito qualquer outro candidato em 2018, teria havido tentativa de golpe? ”
      A resposta é: não! E o Lula também não seria “descondenado”. Afinal os dois constituem duas faces de uma mesma moeda. De ambos não há – e não havia – nada de bom a se esperar. Quanto aos demais candidatos, naquele momento guardavam nos seus prejudicados perfis pelo menos o benefício da dúvida.

  6. Quem descondenou Lula foi o STF baseado na lei, se acha que foi um erro, porquê não entrou com recurso no STF? Decisão judicial não se discute cumpre-se.
    Deixando discussões sobre a decisão do STF a parte, Não acha que foi uma boa, Lula derrotar a reeleição do “mito” e evitar uma ditadura com um ditador mau e defensor de torturas?

  7. Em 15 de setembro de 2023, há poucos dias, o jornalista Merval Pereira, em O Globo, publicou um importante e escorreito artigo intitulado “mudanças de rumo de ministros do STF consolidam a insegurança jurídica no país”. Na oportunidade quem acompanha a política brasileira (especialmente em Tribuna da Internet) aplaudiu a leitura do momento político e sua coragem.

    O curioso artigo pouco enigmático para quem acompanha o articulista. Em verdade, um pouco estranho. Portanto muitos tomaram cautelas ao comentar.
    Sobre o artigo em tela: Parece, apenas parece, que Merval Pereira, em artigo no jornal O Globo, acordou sobre o comportamento de ministros do STF. Louvo sua coragem e aplaudo seus argumentos. Rezo mesmo, para que o artigo não seja uma pegadinha e amanhã o autor também vire a casaca, como tantos outros viraram e viram, mudando de cor como camaleão, trocando de opinião como se troca de camisa, consoante os ministros aos quais promove justas observações. A palavra de Merval Soares Pereira Filho, jornalista e escritor brasileiro, presidente da Academia Brasileira de Letras, tem muita importância e força. Suas observações são um alerta para o país, principalmente nesse momento obscuro onde “nem vaca reconhece seu bezerro”.

    Merval, retornou noutro importante artigo, também em O Globo, denunciando que “a velha politicagem vai criar mais ministérios, indicar ministros e o novo procurador-geral.
    O diabo é que a delicada abordagem teve um confuso desenvolvimento. Alguma coisa “escapou entre os dedos”. No último parágrafo, em argumentação tão importante, para espanto de muitos e esbugalhar os olhos digitou “no STF não tem problema, mas na PGR ser ligado a partido é muito sério”.
    Que isso, gente boa. Meu Deus!
    Esse whisky (sendo o caso) não deve ter caído bem na goela do articulista. Tudo foi dito, mas nada foi dito. Note-se que no governo Bolsonaro o STF “mostrava os dentes” a provocação dos políticos de esquerda diante de qualquer hipótese de ataque a CF. Foi o caso da suspensão de nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da PF. Naquele governo algumas nomeações do presidente foram consideradas pelo ministro Alexandre de Moraes como indicação de amigo ferindo o “princípio da legalidade”, pois atenderia interesse pessoal.

    Como “miséria pouca é bobagem”, ainda em setembro, em O Globo, Merval Pereira retorna de modo fulminante: “Provas são irrefutáveis, houve tentativa de golpe e agora Bolsonaro precisa ser preso”. Que isso, gente boa. Meu Deus!

    O artigo é preocupante e Merval Pereira sabe o que está fazendo. Ou não?
    Tudo no artigo, sinceramente, como eleitor e brasileiro, que acompanha a cena política, carece de avaliação jurídica e maior equilíbrio, sempre com cuidado com e respeito a liberdade de cada cidadão.

    Cada caso possui suas particularidades e, dependendo das circunstâncias, mesmo uma pessoa sem antecedentes criminais pode responder ao processo presa. Por outro lado, também cabe lembrar que qualquer pessoa que enfrenta um processo criminal tem chances de responder em liberdade, mesmo que seja reincidente.
    Quando interessou ao sistema o presidente Lula condenado em três instâncias foi descondenado e disputou eleição presidencial. É preciso parcimônia.
    Quando se diz que determinado assunto deve ser tratado com parcimônia, significa que exige cuidado e atenção. Assim como está relacionada com a ação de poupar, a parcimônia também é interpretada como a precaução em relação a algo.

    E segue o articulista: “Tentativa de homicídio é crime, tentativa de golpe é crime também. Pode haver preocupação com a repercussão política com uma eventual prisão de Bolsonaro, mas não dá para passar pano e deixar pra lá.
    Havia o temor de uma reação popular quando da prisão de Lula, e nada aconteceu. O caso de Bolsonaro é mais grave, porque as milícias digitais estão mobilizadas.
    Diante de tudo o que aconteceu, o presidente Jair Bolsonaro terá que ser preso. Não é admissível acontecer esses fatos gravíssimos, todos documentados, e ele sair ileso”.
    Meu Deus!

    O presidente – sem dúvida – deve ter se reunido com o Alto Comando da Forças Armadas. E deveria mesmo fazer reuniões e mais reuniões. Isso é praticar a chefia de Estado e de Governo. Era prerrogativa dele fazê-lo. A esquerda se reuniu dentro e fora do Brasil, o tempo todo, denunciando aquilo que está na CF (art. 142) e que trata justamente da defesa das instituições.
    Queria derrubar o artigo constitucional?
    A esquerda denunciou o quê? Um artigo que está dentro da Carta Magna? Era dever de Bolsonaro reunir militares e analisar os cenários. O país representa uma força mundial e sua importância no globo exige que o Ministério da Defesa esteja sempre atento e atualizado.

    O que estaria acontecendo com os dedos de Merval Pereira?
    Não se tem notícia de que esteja com algum distúrbio neurológico de movimento afetando suas mãos, muito menos a cabeça, a voz e as pernas, para que possam diagnosticá-lo com a alguma doença, que me recuso a nominar de tão perigosa para a saúde.

    Tudo o que foi dito causa e agrava ainda mais a insegurança jurídica em que estamos atolados.
    Um país importante como o Brasil precisa urgentemente que a imprensa livre atue em sua defesa da Constituição, das liberdades e do Estado de Direito.

    É preciso criticar o ativismo judicial e “devolver poderes às suas caixinhas”, royalties para a “boca nervosa” Ciro Gomes, que denunciou o maior estelionato eleitoral no país.
    Um país do tamanho do Brasil não pode aceitar um STF que decidiu pelo ativismo político judicial (parte não abordada pelo jornalista), mudando regras do jogo e driblando (reinterpretando) artigos da Constituição Federal fazendo conclusões esquizofrênicas. Tudo isso é fundamental.

    Nos artigos supracitados, o respeitado Merval Pereira não adentra. Que bom. Tudo na paz e com muito amor. O consórcio agradece. Uma pena. “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” – créditos para a mensagem transmitida para a frota brasileira pelo então comandante da Marinha no dia da Batalha do Riachuelo, almirante Barroso, que hodiernamente seria crucificado consoante “reinterpretações” de ocasião.
    Que Deus salve o Brasil !

    • Prezado Sr.Gilberto…
      PALAVRAS

      Perfeitas…
      Corretas
      Diretas
      Verdadeiras
      Justas
      Irrepreensíveis
      Dignas
      Inquestionáveis
      Paro por aqui.
      Agora se YAH YAH NOSSO CRIADOR…
      Permiti que o nosso querido Brasil…se divida em uma guerra civil…Então que ELA venha…e que nos traga o que nós temos que receber…
      Com relação ao articulista bem …eu não o conheço …Mas creio que ele nada sabe…a não ser apenas o que cai na sua conta todo mês..
      O seu “salário ” de sua consciência ..comprada .

      Artigo lamentável e idiota, digno de quem nada sabe …e nem dimenciona o poder de destruição de um fuzil e de um canhão.
      Ps:Parabéns Carlos Newton…equilibrio e sensatez…isso que edifica.

      YAH NOSSO CRIADOR…SEJA LOUVADO SEMPRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *