Denise Rothenburg
Correio Braziliense
Enquanto o governo brasileiro volta sua atenção para a guerra em Israel, a agenda doméstica segue travada no Congresso e promete seguir assim se nada for feito. Causou muito mal-estar entre os caciques a declaração do líder do governo, José Guimarães (PT-CE), ao jornal O Globo, defendendo que o Poder Executivo tenha liberdade de decidir quando as emendas impositivas devem ser liberadas.
A desconfiança é geral. Especialmente depois que os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e o de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, conclamaram os prefeitos a se inscreverem para obter recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
ESCATEANDO… – Os deputados consideram que esse chamamento aos prefeitos, noticiado pela coluna há alguns dias, é para deixar os congressistas de lado na hora do contato com os gestores municipais. E quanto mais perto da eleição, pior ficará esse estica-e-puxa em torno do Orçamento. Se não houver ajustes, conflitos virão.
Sem um cronograma para liberação das emendas previsto pelo governo, crescem as pressões para que esse calendário seja definido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Até aqui, uma parte dos congressistas ligada ao governo tem se ausentado das reuniões da Comissão Mista de Orçamento para que nada seja votado nesse sentido. Muita calma…
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É impressionante a falta de tato do governo. De um lado, faz acordo com o Centrão para a base aliada e se aproxima até do partido de Bolsonaro, o PL, para coligações nas eleições municipais. De outro lado, tenta passar a perna nos parlamentares, fechando negócio direto com os prefeitos que eles representam no Congresso. Como diz o Délcio Lima, é claro que essa bagaça não vai dar certo. (C.N.)
https://www.sociedademilitar.com.br/2023/10/exercito-nomeia-240-oficiais-para-serem-comandantes-durante-gestao-lula-e-os-orienta-sobre-doutrinas-vigentes-2022j.html
PS. Patriotas, foram vetados?
Diz o texto: “a agenda doméstica segue travada no Congresso e promete seguir assim se nada for feito”
Se nada for feito, quer dizer, liberar emendas( a alegria dos parlamentares) e cargos importantes, com muita grana.
Esse Congresso, não tem nenhuma preocupação com futuro do Brasil, se não der emendas e cargos, prometem seguir com as agendas domésticas travada.
Este governo está mais sujo que pau de galinheiro!