Luísa Marzullo
O Globo
Desde o início dos conflitos em Israel, iniciados no último sábado, o governo brasileiro tem sido cobrado por parlamentares da oposição para enquadrar o Hamas como grupo terrorista. Em resposta a esta pressão, o Ministério das Relações Exteriores emitiu nesta quinta-feira um comunicado explicando o motivo pelo qual o país não estar utilizando esta classificação.
Na nota publicada pelo Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores esclarece que segue o critério estabelecido pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
LISTA INCOMPLETA – “O Conselho de Segurança mantém listas de indivíduos e entidades qualificados como terroristas, contra os quais se aplicam sanções. Estão incluídos o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, além de grupos menos conhecidos do grande público”, diz trecho do pronunciamento.
O texto também afirma que o país “repudia o terrorismo em todas as suas formas e manifestações” e que a prática brasileira “habilita o país a contribuir, juntamente com outros países ou individualmente, para a resolução pacífica dos conflitos”.
O movimento do Itamaraty ocorre em meio às pressões. Na última quarta-feira, um grupo de 61 parlamentares enviou um requerimento ao ministro Mauro Vieira, pedindo para que o Brasil classifique o Hamas como terrorista.
ÍNTEGRA DA NOTA – Em aplicação dos princípios das relações internacionais previstos no Artigo 4º da Constituição, o Brasil repudia o terrorismo em todas as suas formas e manifestações. No tocante à qualificação de entidades como terroristas, o Brasil aplica as determinações feitas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão encarregado de velar pela paz e pela segurança internacionais, nos termos do Artigo 24 da Carta da ONU.
O Conselho de Segurança mantém listas de indivíduos e entidades qualificados como terroristas, contra os quais se aplicam sanções. Estão incluídos o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, além de grupos menos conhecidos do grande público.
A prática brasileira, consistente com a Carta da ONU, habilita o país a contribuir, juntamente com outros países ou individualmente, para a resolução pacífica dos conflitos e na proteção de cidadãos brasileiros em zonas de conflito – a exemplo do que ocorreu, em 2007, na Conferência de Anápolis, EUA, com relação ao Oriente Médio.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A resposta do Brasil é ardilosa, porque a relação da ONU foi feita muito antes desse ato terrorista do Hamas, um dos maiores da História. Atualmente, a ONU confere esta classificação aos grupos Al Qaeda, Talibã e o Estado Islâmico. Porém, Estados Unidos, Reino Unido e Japão são alguns dos territórios que vão na contramão da ONU e já reconhecem o Hamas como grupo terrorista. (C.N.)
Max Vênia nobre editor CN.
Tem muitos Brasileiros-Israelitas, que correm risco de vida.
É de bom alvitre, ficarmos em banho Maria nesse momento.
O Governo do Barba, já declarou contra os atos terroristas. Precisa ser bem explicadinho nos mínimos detalhes.
Entendo, não podemos botar mais lenha na fogueira,chega de sangue de inocentes.
Sr. Newton
Ainda sobre o PIX, esse “genialidade” para os luladrões.
Conheço um caso onde a vitima sofreu um golpe via Pix de 4 mil reaus.
Até hoje não teve um centavos devolvido “pelo Banco”..
Roubo de Pix: novo tipo de crime tem até cooptação de funcionários; entenda
Grupo usava ‘programas espiões’ para invadir celulares por meio de links e arquivos
https://www.terra.com.br/economia/nao-caia-nessa/roubo-de-pix-novo-tipo-de-crime-tem-ate-cooptacao-de-funcionarios-entenda,2ce52c12f4302a6a308b0b942fd2e270zb7dgksz.html?utm_source=clipboard
PS.
Os filhotes do Papai Ladrão não dão trègua para a população que é caçada todos os dias nas ruas deste Páis…
Perguntar não ofende
Cadê o Plano de Segurança do Sinistro da Gordeliça, Flávio Gordinho.??
PS.2
Será que esse Plano foi elaborado numa mesa quadrada cheia de bifes de picanha e muita cerveja.??
ops, errei, Flávio GorDino….o Super Herói do Momento….
Sorry.!
eh!eh!eh
A ONU já declarou as velhinhas com Bíblia na mão terroristas?
Só pra saber…
““O Conselho de Segurança mantém listas de indivíduos e entidades qualificados como terroristas, contra os quais se aplicam sanções. Estão incluídos o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, além de grupos menos conhecidos do grande público”, diz trecho do pronunciamento.”
Nosso governo pode chamar os manifestantes do oito de janeiro como terroristas mas não pode chamar os ataques do Hamas de terroristas?
A questão é que Loola não acha que o Hamas são terroristas, se achasse já teria mandado nossa Policia Federal e alguns generais dele bater o recorde de terroristas presos no oito de janeiro.
Dom $talinacio, o maior caçador de terroristas da história está com faca nos dentes e sangue nos olhos para prender os terroristas.
E golpistas.