O mundo testemunha uma tragédia de enormes consequências

A destruição em Shati, campo de refugiados da Faixa de Gaza

Pedro do Coutto

A partir do ataque do último sábado desfechado pelo Hamas contra Israel, gerando como consequência uma contraofensiva de Tel Aviv, assistimos um dos episódios que a cada dia se torna mais sangrento e mortal na história da humanidade. As mortes estão numa escala superior a de mil seres humanos por dia, e a tragédia se ampliará ainda mais com o cerco e a invasão terrestre da Faixa de Gaza pelas forças israelenses.

Reportagem de O Globo de ontem, quinta-feira, revela que 175 mil pessoas pediram refúgio à ONU na Faixa de Gaza, acrescentando esta face ao desespero que se alastra junto a dois milhões de habitantes cercados sem água, sem energia elétrica, sem alimentos e, portanto, sem atendimento médico de emergência. Os bombardeios se sucedem e as implicações internacionais se alastram, dividindo os países e suas tendências políticas em relação ao colossal conflito.

PRONUNCIAMENTO – Foi, sem dúvida, importante e exato, o pronunciamento do presidente Lula e a convocação para hoje, sexta-feira, do Conselho de Segurança da ONU para emergência. A força das armas, mais uma vez, escreve um capítulo trágico no caminho da humanidade. Não se vislumbra uma saída racional e humanitária para um conflito desencadeado a partir dos mísseis do Hamas e da resposta militar de Israel. A expectativa da invasão terrestre está sendo antecipada pelo bombardeio da área de Gaza.

As bombas e os foguetes da morte seguem seus rumos sinistros. Como sempre, em tais casos, sofrem os inocentes na angústia de sobreviver a uma batalha que ainda se encontra infeliz e trágica em seus primeiros capítulos. Desejamos todos que a solução seja encontrada e antecedida de uma carnificina total. O governo brasileiro está conseguindo repatriar cidadãos e cidadãs da região que se empenham desesperadamente para escapar dos estilhaços, do ódio, da fúria devastadora e da morte. Mas surgiram dificuldades na rota do Egito para os que se encontram perto da fronteira de Gaza com aquele país.

O mundo, neste momento, está unindo a sua energia positiva para que seja superado o pavor da destruição que está prevalecendo e que, no fundo, não levará à solução alguma, pois essa só pode ser alcançada numa rota voltada para o cessar fogo e para a paz. Acompanhando-se as reportagens da GloboNews, da CNN e da TV Globo, pode-se constatar a dimensão das ações para destruir e não a de assegurar a existência de milhões de seres humanos.

INFLAÇÃO – Com os dados do IBGE sobre os índices de setembro, 0,26%, o processo inflacionário brasileiro atingiu 5,2% ao longo dos últimos 12 meses. Mais uma vez, os assalariados perdem poder aquisitivo. Porém, o senador Eduardo Braga, relator do projeto de Orçamento para 2024, incluiu em seu parecer um dispositivo determinando que a escala tributária brasileira se mantenha na altura média de 14% do Produto Interno Bruto.

O projeto de reforma já passou pela Câmara e deve ser votado no Senado até 9 de novembro, como revela Geralda Doca, no O Globo. O senador Eduardo Braga formulou o cálculo com base na incidência de 14% sobre um PIB de R$ 6,5 trilhões, e inclui a incidência das alíquotas de acordo com o grau de essencialidade dos produtos. Essa solução é inspirada na Resolução 70 da antiga Sumoc, da qual teve origem o Banco Central em setembro de 1953 no momento em que Oswaldo Aranha era ministro da Fazenda.

10 thoughts on “O mundo testemunha uma tragédia de enormes consequências

  1. Soltou a franga ? É bicha.

    Apropriou-se de dinheiro alheio ? É ladrão.

    Praticou aio de terrorismo ? É terrorista.

    O resto é armazém de secos e molhados (MF).

  2. “”Em cinco dias de batalha, que começaram com o ato terrorista do Hamas, o rastro sinistro já deixou milhares de mortos, feridos, mutilados e destruições tanto em Gaza quanto em Tel Aviv.””

    “A partir do ataque do último sábado desfechado pelo Hamas contra Israel, gerando como consequência uma contraofensiva de Tel Aviv, assistimos um dos episódios que a cada dia se torna mais sangrento e mortal na história da humanidade””

    Sr. Pedro

    Esses terror-petistas sanguinários, desgraçados malditos mataram também os animais que encontravam pelo caminho..

    E ainda tem simpatizantes como, PT, PSOL,PDT,PPS,PCB,PCR,PCdB, e aquele Partideco Lixo do roberto freite, fora, os simpatizantes da Extrema-Imprensa Maldita e Corrupta com seus Jornazistas Amestrados…

  3. Veja Sr. Pedro

    Como o Ladrão, vai pacificar o Páis…

    PCO comemora ataques terroristas: “Todo apoio ao Hamas! Fim de Israel!”

    Partido extremista de esquerda classificou como “histórico” o dia marcado pelo maior ataque terrorista contra Israel

  4. Como sempre, para haver paz na Palestina, é preciso combinar com os EUA, mas parece que eles não estão interessados, pois estão enviando mais armas para Israel, invés de procurar um meio de tentar a paz.
    Parece-me que infelizmente essa guerra vai se prolongar. Se Hezbollah entrar na guerra o Irã deve entrar, se não diretamente, mas indiretamente.

  5. O grupo terrorista Hamas, causou pesadas baixas aos cidadãos israelenses.
    Desde o início dos confrontos entre Árabes e Israel, desde 1848, pela primeira vez, Israel foi surpreendido com os ataques sem precedentes do inimigo.
    Árabes e Judeus são descendentes de Abraão, a árvore genealógica, que remonta há 2000 anos AC.

    De parte a parte, a violência se repete.
    Israel bombardeou no século passado, o Sul do Líbano, as Vilas de Sabra e Shatila. Todos foram eliminados, idosos, crianças e mulheres. Um massacre.

    Os civis de Israel e os civis da Palestina são as vítimas inocentes dessa guerra insana.

    Israel foi atacado e está respondendo de forma virulenta. As bombas israelenses estão destruindo prédios, mesquitas, hospitais e toda a infraestrutura da Faixa de Gaza.

    Antes da guerra, Israel liberava a água para a Faixa de Gaza, durante duas horas por dia. Eletricidade era repassada por seis horas. Alimentos eram controlados. Depois dos ataques terroristas, Israel cessou o fornecimento de água de eletricidade e de comida.

    Se persistirem o boicote por mais algumas semanas, os civis palestinos vão morrer de fome e de sede. Um desastre humanitário.

    Bombas não tem direção, uma vez lançadas elas caem destruindo tudo.

    Morrem os terroristas do Hamas, sim, mais a população sofre muito mais. Somente um terço tos palestinos apoiam o Hamas. Setenta por cento da população Palestina, quer conviver em paz com os israelenses.

    Amanhã, Israel vai entrar por Terra na Faixa de Gaza. Será um confronto devastador, rua por rua. O HAMAS vai ser destruído pelo exército israelense. A única saída para a fuga dos membros do Hamas é pela fronteira do Egito, que está sendo monitorada por Israel. Portanto, serão encurralados e mortos, mesmo que usem a população como escudo humano. Numa guerra a Verdade vê a Humanidade são as maiores perdas.

    Mesmo que o grupo Hezbolha, que controla o Líbano entre na guerra na Faixa de Gaza, não é páreo para a poderosa aviação Israelense, o poderoso exército, o Domo de Ferro, o escudo anti mísseis fornecido pela s americanos e o apoio dos Estados Unidos, que estão com a Frota naval, chamada de Gerald Ford no mediterrâneo em frente a costa de Israel.

    No momento, não interessa ao Egito, a Jordânia, o Líbano e a Síria entrarem em guerra contra Israel. Já o fizeram em 1973 e perderam. A Síria ficou sem as Colunas de Golan.

    Todos os países árabes citados, encontram-se em grave crise econômica. A Síria está destruída economicamente pela guerra civil e pelo enfrentamento com o grupo radical Estado Islâmico, criado pelas tropas sunitas do antigo Exercito do Iraque, sob o comando de Saddan Hussein.

    A guerra vai terminar, quando o grupo terrorista Hamas for completamente destruído. E Israel está entrando na guerra com esse objetivo. Mas, para isso, a população Palestina será destruída como consequência.
    Uma tragédia humanitária, com consequências terríveis no inconsciente coletivo.

    Líderes insanos, levam seus países para o pior dos mundos: guerra civil
    Toda a nação perde, inclusive o líder responsável pela desagregação. Cito o exemplo de Mussolini, que comandou a Itália na segunda guerra mundial ao lado de Hitler. Pois bem, Mussolini acabou enforcado pelos italianos em praça pública, mesmo destino de Saddan Hussein do Iraque e Muamar Kaddaf da Líbia.

  6. A história sempre se repetindo, cada vez mais estarrecedora e devastadora.
    O homem dá sinais claros de barbárie e de um retrocesso civilizatório sem precedentes.

    Guerras, Pandemia global, crise climática, terremotos, toda essa destruição, indica, que estamos as portas de um conflito de proporções catastróficas. Será a Terceira Guerra Mundial?
    Não sei, mas, se acontecer, não sobrará pedra sob pedra.

  7. Caro Roberto Nascimento, veja no mapa, como foi feita a divisão do território da Palestina. As faixas de território dadas a Israel, ilhou a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, (muito conveniente para dominação)
    Os EUA e outras potências que tem armas nucleares, não permite que outros países as tenham, mas Israel um novo país, numa região de maioria árabe, os EUA permitiu, (muito conveniente para dominação)
    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *