Gilmar critica empresários bolsonaristas e diz que foi o Supremo que elegeu Lula

Gilmar defende reforma para proibir militar no Ministério da Defesa

Gilmar deixa claro: Quem manda no Brasil é o Supremo

Hugo Marques
Veja

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou neste sábado, 14, que parte dos brasileiros mais ricos deu apoio a ideias contrárias à democracia no Brasil e à atuação da Corte. O ministro participou de painel no Fórum Internacional do Grupo Esfera, em Paris.

Além dele também participaram do evento o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

DEFESA DA DEMOCRACIA – Gilmar Mendes foi incisivo: “Contamos a história de sucesso de uma instituição que soube defender a democracia até contra os impulsos de uma parte significativa da elite”, disse o ministro.

“Certamente, muitos aqui defenderam concepções que, se vitoriosas, levariam à derrocada do Supremo Tribunal Federal”, criticou o ministro, no discurso para uma plateia formada em grande parte por empresários famosos.

No mesmo discurso, Gilmar Mendes exaltou o papel do Supremo ao enfrentar a parcela que queria um golpe. “Se hoje nós temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal ”, disse Gilmar. Ele também não poupou a Lava-Jato. “Nós estávamos ordenando, em nome do combate à corrução, um modelo totalitário de Estado”.

PACHECO REAGE – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que há no Brasil uma crise de legitimidade de decisões judiciais e que as medidas que o Senado discute sobre o Supremo, no sentido de limitar o poder da Corte, seria para melhorar o quadro atual. Pacheco disse que “não há perspectiva de enfrentamento e retaliação” do Senado em relação ao STF.

Bruno Dantas afirmou que o descontentamento em relação a decisões do Supremo seria resultado do excesso e processos que a Corte julga. Ele lembrou que o Supremo julga cerca de 20 mil processos por ano. “Em 20 mil casos, sempre teremos um momento de tensão”, disse, lembrando que a Suprema Corte dos Estados Unidos julga cerca de 60 casos por ano.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Gilmar Mendes, cujo codinome é “Vaidade”, sonhava em ser aclamado em público como salvador da democracia e grande responsável pela eleição de Lula. Infelizmente, na vida real não é bem assim. Ao contrário, tornou-se um homem odiado e que não pode entrar num supermercado ou assistir a um simples jogo de futebol. Vamos voltar ao assunto, que é tragicômico. (C.N.)

15 thoughts on “Gilmar critica empresários bolsonaristas e diz que foi o Supremo que elegeu Lula

  1. Em relação a minha pessoa (analfabeto político) via na Lava Jato a oportunidade de ‘limparmos definitivamente’ a sociedade brasileira e que no processo desta limpeza o stf, congresso nacional e o executivo seriam literalmente ‘varridos’ mas, esperava um Líder cos estofo e não um ‘tosco’ que de bom mostrou que o caminho da ditadura, é ou seria o pior dos piores.

    • O grande responsável – ou seria irresponsável? – por tirar o 9dedos da prisão é stf e o grande responsável – ou seria irresponsável? – pela volta do 9dedos ao planalto é o rachadista.

  2. Observando o resultado de seu último “lifting”, fica claro que o termo “Vaidoso” lhe vai bem em diversos aspectos.
    Aliás, observando os “proeminentes” da vida pública brasileira, suas perucas, suas reposições de cabelos, dentições, sobrancelhas, vem a idéia de que “Vaidade” seria um prêmio a instituir para galardoar essa característica principal comum a tantos dos Três Poderes…

  3. Gilmar do alto de sua privilegiatura sanciona, a democrática cruzada eleitoral elegeu Loola.
    Se ele fosse de baixa privilegiatura Bolsonaro teria vencido?
    Esse homem é um ginasta vernacular.

  4. Goste-se ou não de Gilmar Mendes, mas o que falou é a pura verdade.
    O STF, teve papel importante para garantir a democracia, mostrando as loucuras da extrema direita, o que facilitou os legalistas das Forças Armadas a não permitir o golpe.

    • Eles não tem pejo e nem coragem para confessar que seguem uma caótica e desmanteladora DITADA internacional agenda khazariana/sindical!

  5. O Sapao apenas confirmou o que todo mundo já sabia!

    Como bem disse o CONDENADO, “Se não fosse o … eu jamais teria ganho a eleição”.

    E não teria mesmo !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *