Desenvolvimento da civilização exige supressão de instintos primitivos até na guerra

UNICEF e ONU alertam sobre a situação humanitária na guerra Israel-Palestina | Mundo: Diario de Pernambuco

Os dois lados continuam sofrendo atrocidades sem fim

Hélio Scharwtsman
Folha

O sangrento ataque do Hamas é fruto de décadas de abusiva ocupação israelense sobre os territórios palestinos. Essa é uma observação sociologicamente irretorquível. Mas precisamos tomar cuidado para não confundir juízos sociológicos, isto é, a realpolitik, com justificativas morais.

Eu não me surpreenderia se alguém demonstrasse empiricamente que mulheres que usam minissaia correm maior risco de ser estupradas. É óbvio, porém, que tal constatação jamais poderia servir de justificativa para os estupradores, por mais sociologicamente precisa que fosse.

ATAQUE E DEFESA – ma outra lição da realpolitik do Oriente Médio ensina que, se você ataca seu inimigo, ele fará o que puder para revidar com força redobrada. Na lógica local, deixar de vingar-se é mostrar-se fraco, o que é um convite a novos ataques. O Hamas sabia que suas ações de 7 de outubro provocariam uma resposta duríssima de Israel e que a vítima seria a população de Gaza.

 Quem aceita a realpolitik para justificar as ações do Hamas deveria, para ser coerente, aplicar esse mesmo raciocínio em relação ao revide israelense.

Não há defesa moral possível para os ataques diretos do Hamas contra civis israelenses. As tropas de Tel Aviv também entram em terreno moralmente pantanoso quando esticam o direito de autodefesa até transformá-lo numa espécie de punição coletiva contra os palestinos. Mas o grau de comprometimento não é idêntico.

COMPARAÇÃO – Se comandos israelenses estivessem invadindo casas de palestinos e os fuzilando a sangue-frio, acho que nem Biden estaria apoiando Netanyahu.

Meu ponto é que agir civilizadamente exige ser capaz de suprimir intuições morais e instintos primitivos. Fazê-lo não implica renunciar a objetivos legítimos, que, no caso de israelenses e palestinos é o mesmo: viver em segurança num Estado soberano.

Não há motivos a priori para acreditar que não sejam capazes disso. Vários outros povos com inimizades históricas conseguiram.

11 thoughts on “Desenvolvimento da civilização exige supressão de instintos primitivos até na guerra

    • O sangrento ataque do Hamas é fruto de décadas de abusiva ocupação

      A Foice do Serrote, (que está de molho), é uma do Eixo do Mal Midiatico que tem dificuldades em escrever a palavra “terrorpetismo” ao lado do HAMARxs……

      Veja o lixo do jornazismo fascistóide brasileiro…

      È dái para o esgoto..

          • O MST e o karlHAMAXS são iguais….

            “”Após repercussão, MST apaga nota em apoio à Palestina que falava em reação ‘legítima’ da resistência
            Movimento afirmou que deletou o posicionamento por ter sido alvo de fake news; mensagem não citava nominalmente o grupo terrorista Hamas, autor dos ataques que iniciaram o conflito”””

  1. “”Eu não me surpreenderia se alguém demonstrasse empiricamente que mulheres que usam minissaia correm maior risco de ser estupradas. É óbvio, porém, que tal constatação jamais poderia servir de justificativa para os estupradores, por mais sociologicamente precisa que fosse.””

    Jornalulista,

    Veja os videos do massacre contra as mulheres.

    Os terrorpetisas do Hamarxs entraram num Kibuts onde havia várias mulheres.

    Pegaram uma mulher grávida, meteram um tiro na cabeça, depois enfiaram a faca na barriga dela…

    Isso é fruto da ocupação.??

    Desse jeito o jornalulista jamais vai ganhar um Prêmio Pulitzer…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *