Bianka Vieira
Folha
O general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), diz acreditar no “bom senso” do poder Judiciário, após ser indiciado no relatório final da CPI do 8 de janeiro.
Lido nesta terça-feira (17), o documento elaborado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) acusa o militar de praticar os crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado no âmbito dos ataques promovidos contra as sedes Três Poderes.
MANDOU MENSAGEM – Procurado pela coluna, Heleno afirmou, em um primeiro momento, que não gostaria de comentar o relatório da CPI por meio de ligação telefônica. Em seguida, encaminhou uma mensagem.
“Nada a comentar”, escreveu o general. “Acredito no bom senso e profissionalismo de muitos membros do nosso Poder Judiciário”, finalizou.
Sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Judiciário, especialmente na figura do STF (Supremo Tribunal Federal), foi constantemente atacado. Nos atos golpistas ocorridos em Brasília, em janeiro deste ano, a sede da mais alta corte do país foi uma das mais depredadas.
NOVA POSTURA – Desde que passou a ser investigado pelo 8 de janeiro, o general Augusto Heleno tem suavizado suas críticas.
Em depoimento à CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em junho deste ano, o general afirmou que falou “de maneira jocosa” quando sugeriu que precisava de “dois Lexotans [ansiolítico] na veia por dia” para evitar que Bolsonaro tomasse “uma atitude mais drástica” contra o STF.
No relatório apresentado nesta terça, a relatora da CPI, Eliziane Gama, afirma que Heleno foi uma figura de “imenso relevo” no governo Bolsonaro e um dos que mais influenciavam o então presidente da República com ideias golpistas.
DIZ A RELATORA – “Não há como escusar Augusto Heleno por sua responsabilidade direta nos atos do dia 8 de janeiro”, diz a senadora.
“Isso se dá, entre outras razões, pelo fato de que Augusto Heleno esteve presente em diversas reuniões, encontros e circunstâncias que evidenciaram o intuito golpista do então presidente”, afirmou em seu relatório à CPMI.
A parlamentar ainda acusa o general de ter tido acesso a minutas golpistas sem que tivesse se insurgido contra ações que buscavam viabilizar “a intentona autoritária de Jair Messias Bolsonaro”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O general Heleno era um dos oficiais mais respeitados. Quatro anos depois, sua imagem está deteriorada. E tudo indica que já não se fazem mais militares como antigamente. (C.N.)
E O POVO AMAZONENSE SÓ SERVE PARA MARCO TERRITORIAL, LULA-LÁ? ONDE ESTÃO AS NUMEROSAS E MARAVILHOSAS AERONAVES ESTATAIS, QUE ESTÃO FAZENDO MARKETNG NO ORIENTE-MÉDIO? Onde estão os purificadores de água para matar a sede do povo que está cavando 10 poços para conseguir apenas 1 com água lamacenta? Povo sitiado por milhões de peixes e mamíferos mortos e pútridos? Para que o povo está votando há 40 anos? Por que as dragagens não estão sendo feitas de 10 ou mais anos para cá? As propinas não compensam? E a Grande Mídia alienada e prostituída, por que não falam no drama do povo amazonense que outra vez perdeu sua capacidade de ir e vir, de tratar suas doenças em Manaus? O que 30 milhões de pobres, miseráveis, desempregados brasileiros têm a ver com uma região que há 5 mil anos vive de guerras e carnificinas? Palestina, Jerusalém, Israel, ‘’Terra Santa’’ ou Terra Amaldiçoada? Quantos trilhões de dólares essa Terra Maldita e sanguinolenta ainda vai consumir da humanidade? Os graves, gravíssimos problemas brasileiros já estão solucionados, para que o Brasil possa ‘’bancar a ama seca’’ no Oriente Médio? Por que juízes, desembargadores, ministros continuam liberando membros do Hamas brasileiro, em seus plantões? Até quando o Judiciário vai continuar abusando, estuprando, assassinando, provocando holocaustos entre cidadãos do bem, pagadores dos maiores, mais extorsivos impostos do mundo? A falta de saneamento básico, que provoca tantas doenças, já foi solucionada? E os problemas do SUS e INSS? Não se matam mais negros quilombolas e índios no Brasil? Os ‘’Governos’’ brasileiros que recolhem trilhões de reais a cada ano já acabaram com os ‘’nossos’’ Hamas? Nossos piratas do asfalto, nosso Novo Cangaço, nossos saqueadores, incendiários de coletivos? Os furtadores, ladrões, estelionatários, estupradores, cortadores de cabeças, esquartejadores, etc., estão todos presos, julgados, condenados? LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
Para indiciamento e deposição:
https://www.facebook.com/reel/1096649737969683?s=yWDuG2&fs=e&mibextid=Nif5oz
E tudo indica que já não se fazem mais militares como antigamente. (C.N.)
Sr. Newton
Heleno foi seguir o Bolsonabo deu nisso..
Armando, “Todos” os que seguiram o ‘tosco’, saíram tosquiados. Teve inclusive um, que enfartou e voltou para o mundo espiritual.
Ao menos esse general não virou deputado pois se elegeria com muita facilidade assim como “Pezadello” e tantos outros. Imaginem o Heleno cantando a música do “se gritar pega centrão” lá da tribuna da câmara fazendo parte da organização criminosa ?
Pois após essa corrida desenfreada aos cofres públicos com emendas de todo tipo até mesmo do tipo PIX a Câmara virou o que minha gente ? As consequências virão depois !