Bombardeio que destruiu hospital explode na consciência humana do universo

A autoria do ataque ao hospital ainda é um mistério

Pedro do Coutto

A bomba que explodiu num hospital de Gaza, matando centenas de pessoas em número que oscila entre duzentas e quinhentas, explodiu também na consciência humana mundial e seus estilhaços são tão nocivos que nenhuma facção em conflito no Oriente Médio assume a sua autoria.

O presidente Joe Biden chegou a Israel na manhã desta quarta-feira, mas a reunião que faria com líderes dos diversos países da região foi cancelada e seu contato ficou somente com o governo de Israel. A versão israelense sobre o ataque é a de que foi um míssil disparado contra Tel Aviv pelo Jihad que teve um erro na trajetória e detonou centenas de vidas.

PERPLEXIDADE – O mundo assiste perplexo ao acontecimento. Mais um da tragédia que começou no início de outubro com o ataque do Hamas a Israel e que não se sabe como e em que ponto será contido, pelo menos com um cessar fogo em nome da humanidade. Apelos, inclusive do Papa Francisco, não cessam. Mas o ódio predomina e impulsiona os assassinatos que se repetem.

O presidente Lula, empenhado em repatriar 28 brasileiros, não conseguiu ainda autorização do Egito para que eles possam cruzar a fronteira do Sul de Gaza, chegar à cidade de Rafah, e daí embarcar no avião da FAB que os espera no Cairo. Não se pode admitir mais um adiamento da manifestação, pois a cada 24 horas, mil pessoas, entre elas crianças, perdem a vida. Neste caso, os assassinos estão matando até o futuro.

A solução humanitária é urgentíssima. A esperança de repatriamento dos brasileiros que vivem a ansiedade na fronteira com o Egito continua sendo objeto da tentativa e do empenho do presidente Lula da Silva. Aguardemos que o amanhecer desta quinta-feira possa trazer algum avanço em favor da vida.

ALUGUÉIS – Nos últimos 12 meses, a alta dos aluguéis, principalmente no Rio e em São Paulo, superou por larga margem a inflação. Impressionante o reflexo no custo de vida. No O Globo, a reportagem é de Pollyanna Brêtas, Mayra Castro e Daniela Nogueira. Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FipeZap) com base nos anúncios de 25 cidades, indica que, no ano, os aluguéis já subiram 13,26% e, nos últimos 12 meses, a alta foi de 16,16%. Bem acima da inflação que está em torno de 5%.

O coordenador do Índice FipeZap, Alison Pablo de Oliveira, afirma que aumentou a demanda por imóveis residenciais para aluguel. Há necessidade de uma nova legislação, pois não há correspondência dos salários para tal aumento. O reflexo só poderá ser observado na redução até dos alimentos.

10 thoughts on “Bombardeio que destruiu hospital explode na consciência humana do universo

  1. -Exército identifica três militares suspeitos de furtar armas e investiga cooptação

    -Apuração tenta confirmar se furto de 21 metralhadoras ocorreu no 7 de Setembro e se há envolvimento de facções

  2. Pois é, o custo de vida aumentando e ainda há defensores de se diminuir mais os gastos sociais, para que o sistema financeiro fique incólume. Ainda bem que existem economistas que vão contra essa ideia, verdadeira apologia ao capitalismo financeiro.

    https://exame.com/esg/ganhador-do-nobel-faz-critica-mordaz-a-economia/

    Recentemente o blog colocou um artigo defendendo o atual modelo dos aplicativos. Uma reportagem que saiu agora no GZH expõe a situação que não é nada cor de rosa como o autor escreveu.

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2023/10/porto-alegre-vive-retomada-dos-taxis-e-adversidade-nos-apps-entenda-os-motivos-clnj8ywn200a70152hjk56ch5.html

  3. O mais patético nisso tudo é a diferença de posição conforme o país envolvido:
    Ataque de míssil russo destrói hospital na Ucrânia – russos malditos.
    Ataque de míssil israelense destrói hospital na palestina – foi o Hamas.

    Israel já atacou 3 hospitais nessa semana, anunciou que atacaria este e ainda se vangloriou depois sob justificativa de que havia terroristas lá dentro, até seus donos mandarem eles mudarem o discurso devido à péssima repercussão mundial. Foram tão amadores e atrapalhados que o twitter oficial de Israel chegou a apagar a primeira postagem que acusava a JIHAD, pois o vídeo era antigo, cheio de energia elétrica e luzes ligadas, quando todos sabem que Israel cortou a energia.

    Sem falar que para terroristas que usam misseis tabajaras usando como material peças de tubulação de rede de esgoto (segundo o próprio ocidente) eles se tornaram em poucos dias uma grande potência militar com míssil capaz de devastar um hospital inteiro.

    https://twitter.com/IrlanSimoes/status/1714377673777049626

  4. Não visualizei os escombros do hospital na foto desta postagem. Pela quantidade de carros queimados, não seria um estacionamento?

    Há muitas controvérsias e baixada a poeira…os drones localizaram o hospital ou não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *