Matheus Teixeira, Victoria Azevedo e Julia Chaib
Folha
O governo Lula (PT) reconhece o desgaste com as revelações contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), mas auxiliares do presidente dizem que no momento não está sendo considerada a demissão do integrante do primeiro escalão da Esplanada.
No Palácio do Planalto, pessoas próximas ao chefe do Executivo afirmam que o caso deve ser acompanhado de perto e que é necessário monitorar os desdobramentos das investigações da Polícia Federal nos próximos dias para avaliar a permanência do ministro.
RELAÇÃO CRIMINOSA – Como revelou a Folha, a PF afirma que Juscelino estabeleceu uma relação criminosa com o dono de uma empreiteira investigada sob suspeita de desvios em contratos da Codevasf, estatal federal entregue ao centrão.
Assessores palacianos alegam que as suspeitas que pairam sobre o ministro são da época em que ele era deputado federal, antes de ingressar no governo.
O Planalto trata a situação como sensível também do ponto de vista da articulação política. Apesar do desgaste, o governo não quer criar rusgas com a União Brasil, partido que indicou o ministro para o cargo e que tem ajudado o governo em votações importantes no Congresso.
MAIS DESCULPAS – O tema é ainda mais delicado no momento atual, em que o governo tem pressa para aprovar pautas consideradas prioritárias pelo Ministério da Fazenda para elevar a arrecadação federal. Nas palavras de um vice-líder do governo na Câmara, a União Brasil entregou votos que o Executivo precisava e não há motivos para trocá-lo neste momento.
O partido tem uma bancada de 59 deputados. Na Reforma Tributária, 48 votos da sigla foram favoráveis à matéria e 11 contrários; no arcabouço fiscal, foram 41 votos a favor e apenas 5 contra.
Por outro lado, membros de outros partidos da base governista de Lula avaliam, sob reserva, que causa constrangimento a situação atual do ministro. Eles dizem que o caso gera prejuízos à imagem do Planalto como um todo.
FALTA INVESTIGAR – Integrantes da União Brasil já fizeram chegar ao Planalto que não irão abandonar Juscelino. A tese do partido é que ele não pode ser julgado por uma investigação que ainda não foi concluída e tampouco analisada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Essa avaliação não é restrita aos membros da União Brasil. Deputados ouvidos pela Folha de partidos que vão do PT ao PP se esquivaram de comentar o caso, alegando que é necessário aprofundar as investigações. Uma ala de ministros do governo também evita tratar do tema.
Juscelino é um dos principais pontos de desgaste da terceira gestão de Lula na Presidência desde o começo do mandato. Primeiro, virou alvo de notícias negativas após o jornal O Estado de S. Paulo revelar que ele viajou a trabalho com avião da FAB para participar de leilão de cavalos. Depois, entrou na mira da PF por investigação iniciada após a série de reportagens da Folha que mostrou um esquema com verba de emendas parlamentares na Codesvaf.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Mesmo se encontrarem Juscelino Filho dentro de um cofre arrombado do Banco do Brasil, ainda assim ele não será demitido do Ministério. Iriam alegar que o ministro estava somente conferindo se havia dinheiro em sua conta. E faz sentido. Se Lula é presidente após condenado por 10 magistrados, sempre por unanimidade, por que “perseguir” Juscelino Filho? Ah, Brasil... (C.N.)
Juscelino que não é Kubitschek, nos seus 121 anos.
Também não é o Jucelino Nóbrega da Luz, o farsante que sonha com o futuro no passado.
Juscelino Filho teria “energias negativas” que se sobrepõem às “energias positivas” no universo cósmico das malandragens:
“Entenda, Jucelino Luz é também otimista, no entanto, vivemos em um Universo onde energias positivas e negativas se expandem no mesmo ritmo – portanto, não significa que você falar, viver ou alimentar apenas energias positivas nesse mundo “das maravilhas “criado por você vai escapar das energias negativas – elas estão no mesmo ambiente – portanto, precisamos aprender a lidar dom a transformação, ou seja, das energias negativas, podemos transformá-las em positivas. (Deste mesmo modo, temos que usar na prática, para as transformações das doenças, catástrofes e decisões) . Não adianta fugir porque elas estão presentes no Universo”.
Previsões de Jucelino da Luz para o Brasil em dezembro de 2023:
” Novos escândalos aparecem envolvendo Políticos brasileiros, podendo ainda mais esquentar as manifestações no Brasil; O povo terá que tomar conta do Brasil, ou o país estará cada vez mais, afundando – trocas de favores, pizza, corrupção vai continuar;”
Essas nomeações de apadrinhados é um erro, mas é café pequeno, como se dizia antigamente, perto das nomeações que Bolsonaro fez ao nomear para os ministérios pessoas inexperientes, como Pazuello, Damares e mais de 6.000 militares que passaram a receber dois salários da União.
Isso é obsessão.
Não senhor Carlos Vicente; é constatação e, sempre veiculada para que não esqueçamos.
De que falas ?