Nos Estados Unidos, John Travolta já está consagrado como o “Papai Noel do Ano”

Embalos de Sábado à Noite

Em plena forma, Travolta completará 70 anos em fevereiro

Giuliana Morrone
Estadão

Quem resiste a John Travolta caminhando pelas ruas de Nova York ao som de Bee Gees? Mas muita coisa mudou. As sobrancelhas estão brancas, os cabelos grisalhos e longos. Tony Manero, aquele personagem icônico de “Os Embalos de Sábado à Noite”, agora é Papai Noel.

A bela sacada foi do banco americano Capital One. Soube valorizar um nicho de mercado, engolido pela onda de obsessão pela juventude. No comercial, em vez do estereotipado “Tiozão do Pavê”, o Papai Noel é um cara cheio de bossa e charme, o atemporal John Travolta.

BRASIL MAIS VELHO – Aqui no Brasil, há poucos dias, o IBGE divulgou dados do Censo de 2022. O número de pessoas com 65 anos ou mais chegou a 10,9% da população em 2022, alta de 57,4% em relação a 2010.

É gente que consome, se interessa por notícias, está cheia de energia. O publicitário Nizan Guanaes tá lá em Harvard, com boné de estudante. “Um cara de 65 anos indo para a sala de aula,” ele se descreveu em rede social.

O público de 60 ou mais é gente que vota. Um grupo que deve ser considerado na formulação de políticas públicas. O que está sendo feito para evitar ou reduzir doenças crônicas em idosos? Que medidas estão sendo tomadas para combater etarismo no mercado de trabalho e no serviço público? Quais as políticas para promover relações intergeracionais?

HÁ PRECONCEITO – O pior é que o preconceito contra os mais velhos é real e cruel. Na escolha de currículos de muitas empresas, a idade pesa como critério, mesmo que isso signifique experiência. Algumas empresas já se deram conta de que mesclar com a juventude high tech quem carrega know how, além de cabelos brancos, pode significar um salto de qualidade nos negócios. Não é apenas politicamente correto, é estratégico.

A campanha eleitoral de 2024 já está em discursos de políticos, em alianças no Congresso, no barulhento TikTok e em outras redes sociais. Pré-candidatos a vereador e a prefeito anunciam soluções para a Faixa de Gaza, dão pitacos sobre Reforma Tributária – ainda que claramente não tenham lido o texto aprovado- já tentam conquistar aliados. Certamente ganhariam votos, se tivessem o que dizer também para o público que até pode ter envelhecido, mas continua mandando bem na pista de dança da vida, como John Travolta.

2 thoughts on “Nos Estados Unidos, John Travolta já está consagrado como o “Papai Noel do Ano”

  1. Excelente matéria.
    Há um ditado chinês que diz; “o homem enquanto novo é um guerreiro, quando velho é um sábio.
    A mistura de jovens guerreiros e idosos sábios numa empresa, dá resultado.
    O mais triste na idade avança é a perda de antigos amigos, as vezes dá a sensação de estar isolado no mundo.
    Não tenho mais cartilagem nos dois joelhos dói quase o dia todo, mas a gente se acostuma e aceito numa boa, faz parte da vida.
    Desiste pouco antes do dia de fazer a operação. quando soube que teria que tomar anestesia geral e uma operação de 4 horas, serrar a tíbia e o fêmur para colocar uma prótese e tomar sangue porque iria perder muito sangue. Pulei fora.
    Vida que segue.

  2. Em plena forma, Travolta completará 70 anos em fevereiro

    Grande ator…

    Além de ótimo ator, também ótimo dançarino e cantor.

    Tive o privilégio de assistir o Musical Grease nos Tempos da Brilhantina em 1.978

    Naquele tempo os cinemas era nas ruas e avenidas.

    Tempo bom.., não volta mais.

    Saudades de outros tempos iguais…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *