Argentinos farão uma “escolha de Sofia”, repetindo o Brasil em 2018 e em 2022

Ilustração mostrando os candidatos à Presidência da Argentina Javier Milei e Sergio Massa caracterizados como os personagens Frankenstein e Drácula

Ilustração de André Melo (O Globo)

Merval Pereira
O Globo

A Argentina hoje está na mesma situação que o Brasil já esteve. Assim como em 2018, quando aqui surgiu o fenômeno bolsonarista, e Haddad representava o petismo (com Lula na cadeia), repetindo-se o dilema em 2022, na Argentina agora é o peronismo do candidato Sergio Massa, que tem várias facções e está sendo contestado por um outsider completamente fora dos padrões, Javier Milei.

E os eleitores lá farão uma escolha de Sofia no domingo. A situação hoje é mais parecida com 2022, porque a vitória de um ou de outro será muito apertada.

Há pesquisa para todos os gostos. Várias promessas de Milei não podem ser cumpridas e ele já está voltando atrás, como no rompimento com o Brasil.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Merval Pereira definiu bem, ao classificar como “Escolha de Sofia”, personagem criada pelo americano William Styron como uma mulher judia que teve de escolher qual de seus filhos ela salvaria no campo de concentração. A situação dos argentinos é sinistra. As duas opções (Massa ou Milei) não merecem ser votadas, porque não têm o que oferecer ao país. (C.N.)

30 thoughts on “Argentinos farão uma “escolha de Sofia”, repetindo o Brasil em 2018 e em 2022

  1. Lembram o dileto e saudoso técnico do São Luiz Atlético Clube Alberto Kolb, quando ao enfrentar o poderoso Caxias Futebol Clube em sua preleção no vestiário asseverou como estratégica instância, em seu palavreado afrancesado: Hoje nós vamos fazer “jôgo de loco” e então um curioso perguntou: O que é isso?
    Pega a bola e chuta pra arquibancada e pra todo canto e quando eles distraido por essa estrategia duvidarem da nossa capacidade mental, inverteremos e ganharemos o jogo! A vitória aconteceu, mas não foi folclóricamente bem assim. Somente boas lembranças do “time do meu tb saudoso pai”, cujo beco leva seu nome!

  2. NÃO VOTAR EM NENHUM DOS DOIS, deixar o tempo resolver a “Escolha de Sofia”, imposta pela SÁDICA safadeza partidária capciosa, me parece a melhor opção para a “Escolha de Sofia”, que, na verdade, representa a negação e a subversão da Democracia de Verdade enquanto poder e governo do povo para o povo, usado apenas como massa de manobras e bucha de canhão das mentiras e das canalhices de donos de partidos, golpistas, ditadores e estelionatários eleitorais de plantão, gerados pelos sistema forjado, protagonizado e imposto pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, seara essa na qual quanto mais se reza e se ora mais assombrações aparecem, das quais urge nos libertarmos antes tarde do que nunca, valendo lembrar que esse Javier Milei é mais um “outsider” inventado pela famigerada imprensa partidária (o famigerado PIG), conforme revela a sua própria biiografia: ” Javier Milei tem tido um grande destaque nos meios de comunicação argentinos, especialmente desde 2014, sendo frequentemente convidado para programas de televisão e rádio para apresentar as suas análises econômicas sob o prisma da escola austríaca, que rejeita a intervenção do Estado. De acordo com a empresa de consultoria Ejes de Comunicación, em 2018 foi o economista mais convidado pelos canais argentinos. Em 2019, a revista Noticias classificou-o entre as pessoas mais influentes da Argentina.[39]”. E por aí, a julgar por Collor, por Zelensky, por Moro, Dellagnol e CIA, vê-se que trata-se de mais um outsider midiático, deputado, conservador do sistema apodrecido, que por si só já diz tudo de si e a que veio, mais e mais confusão e problemas à Argentina, o Brasil e a América do Sul. Se Javier fosse de fato um outsider, cercado, censurado, cancelado e excluído há cerca de 30 anos pelos partidos e pela imprensa partidária, por fazer a leitura correta da história e dos fatos, por não ter medo de falar a verdade, por bater de frente contra o sistema apodrecido, por propor ao seu país, à política e ao seu povo um megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, visível, palpável, superavitário e alvissareiro, daí eu diria a você pode votar sem medo porque de fato é esse o Cara que a banda sadia do conjunto da Humanidade está pedindo a Deus, de joelhos, há milênios. Simples assim. Pronto falei. E tenho dito.

  3. Nenhum dos dois é o ideal para a Argentina, tem de ser na base da escolha de Sofia, isto é, escolher o menos ruim, como aconteceu com o Brasil em 2018.
    Dentro do Contexto atual, a desorganização das contas públicas e dos órgãos públicos encontradas pelo Lula, aos trancos e barrancos está conseguindo com muita dificuldade consertar alguns estragos feitos pelo Bolsonaro.

          • Caro amigo Carlos Newton, solicito que apague meus comentários em que um robô que, não sei como, está colocando o nome falso dele no lugar do meu nome pedindo moderação ou se for possível coloca meu nome.
            Abs

          • Em tempo: é sobre o comentário referente a resposta que dei ao Eliel.
            Só pode ser coisa de bolsonarista sem escrúpulos e sem ética. Uma desgraça do Brasil

    • Tem que votar em ninguém, enquanto os donos de partidos e da ditadura partidária não criarem vergonha na cara e impor ao povo apenas candidatos bons, dignos, qualificados, até porque essa pouca vergonha de ruim e pior só interessa a bandidos e mamadores das tetas do erário, custeados pelo sangue, suor, vidas e lágrimas dos contribuintes e já não aguenta mais pagar a conta dos desperdício de dinheiro público. Basta de papo furado, golpe$, ditaduras e estelionatos eleitorais. Chega dos me$mo$, fora todo$. Democracia Direta já, com Meritocracia, porque evoluir é preciso.

    • Olá Nélio, como não sou capaz de assistir a Globolixo, então estou vendo a situação do Brasil completamente inversa do que você vê. Mesmo com a enxurrada de novos impostos o lula está gerando um buraco nas contas publicas.

      • Olá Mauri, cada um de acordo com seu entendimento.

        Tem gente que acha que Bolsonaro agiu certo negando a ciência durante a pandemia, no caso das joias ele estava certo, as falsificações nas cadernetas de vacina ele agiu bem e a tentativa de golpe seria melhor paro o Brasil com uma ditadura de extrema direita, O que fazer com quem pensa assim?

  4. Jesus o Cristo, não nos faltará.
    Ele está no comando.
    Tenhamos Resistência, Resiliência, Coragem e Fé, para continuar caminhando quando não se vê o fim do caminho.

  5. E principalmente não nos esqueçamos o principal ensinamento do Cristo.
    Fora da Caridade não há salvação.
    Fora do Amor não há salvação.
    Vamos dar as mãos aos irmãos mais necessitados.
    Um gesto, uma palavra, um bom dia a quem nunca esperaria isto de você, faz toda a diferença, isto é a Caridade Maior, segundo São Paulo.

    • Abrólhos! (A alma, em jogo!)
      J=10=2
      E= 5=1
      S=19=2
      U=21=2
      S=19=2
      ======
      74X9=666
      A soma dos numeros correspondentes a cada letra, na escala alfabética(74), multiplicada pela soma do algarismos dessas mesmas letras(9), resultam ABERRANTEMENTEMENTE em 666, o nûmero da Bêsta, à quem TODOS, com uma mesma idéia, deram um trono e assim enriquecem.
      Abrólhos, para o “Fundamento”!
      O que importa para ser negociado como troca, nessa concessão?
      “E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.” (Lucas 4 : 6)

  6. Dar peixe a quem tem fome é importante; mas, mais importante ainda é ensinar e dar condições ao necessitado, a pescar.
    PS: Qualquer ajuda do governo, deve ter contrapartida e não é voto não.

  7. Obrigado amigo Vicente Limongi Netto pelo seu apoio.
    Eu já consertei, creio que não acontecerá mais. Pode ter sido falha minha por falta de atenção.
    .

  8. Você checa as acusações que faz de relacionamento do PV e PCC com os ministro sem mostrar um caso? Certamente não faz. Eu fiz e tenho a hombridade de dizer que talvez foi falha minha

  9. Desta vez sou obrigado a concordar com o jornalista, os hermanos realmente entre escolher a cruz ou a caldeirinha como se dizia antigamente. Mas a escolha menos ruim é a do Milei, este pelo menos oferece algo de novo, como a redução do tamanho do Estado, começando pelo número de ministérios, coisa que para os países latino americanos é um tremendo avanço. Já o candidato do Albertito, o fantoche de madame K, oferece a já manjada esmola estatal, lá eles até tem um nome bonito para isto, chamam de planes, metade da população argentina vive assim, sem trabalhar. Então amanhã saberemos se a Argentina quer o mais do mesmo, ou se atira no vazio junto com o Javier, eu preferiria me jogar no vazio.

  10. Milei é uma mistura incoerente como Bolsonaro.

    Ambos desmoralizam a oposição à hegemonia em seus países.

    É o maior propagandista do Peronismo/Kirchnerismo.

    Assim como foi Bolsonaro quem ressuscitou Lula e o PT.

    “Cada nação tem os liberais que merece?”o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *