Deu na IstoÉ Dinheiro
O Banco Central do Brasil foi eleito, pela revista Central Banking, como o melhor banco central do mundo. O prêmio foi anunciado nesta terça-feira, 12, no site da publicação, que reúne instituições financeiras de todos os países.
No texto de divulgação do prêmio, a revista destacou a autonomia do BC brasileiro e a manutenção da inflação do país dentro da meta. “O banco central latino-americano cumpriu o seu mandato de forma exemplar, apesar das pressões externas”, declarou a revista.
Um dos principais fatores para que o Banco Central do Brasil fosse escolhido como o melhor BC do mundo, segundo a revista, é o fato da instituição financeira ter autonomia para decidir os rumos econômicos do País.
LULA CRITICA – Nesta segunda-feira, véspera do anúncio da premiação, o presidente Lula da Silva voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por causa do ritmo de cortes da taxa de juros. A Selic atualmente está em 11,25% ao ano. A declaração de Lula foi dada em entrevista ao SBT.
Lula disse que não há nada além da “teimosia” de Campos Neto para manter os juros nesse patamar. O presidente voltou a chamar o chefe da autoridade monetária de “esse cidadão”, e disse que ele está contribuindo para o atraso do crescimento econômico do país.
O petista também disse que é possível que bancos públicos baixem as taxas de juros de seus financiamentos para forçar os demais atores do mercado a reduzir também.
RECONHECIMENTO – Campos Neto afirmou, por meio de nota encaminhada pelo BC, que a premiação é um reconhecimento da excelência do corpo técnico da instituição, cujo trabalho tem contribuído para a estabilidade do poder de compra da nossa moeda e para a solidez e a eficiência do sistema financeiro brasileiro.
Em seu agradecimento pelo prêmio, o presidente do BC brasileiro ressaltou o trabalho que o Banco Central vem realizando no combate à inflação.
“Após os grandes choques que afetaram a economia global nos últimos anos, o BC atuou de forma proativa. Essa estratégia vem gerando resultados positivos, reduzindo a inflação com menores custos em termos de atividade econômica”, disse.
INCLUSÃO DE BRASILEIROS – Campos Neto destacou, ainda, que o Banco Central tem implementado uma ampla agenda de inovação financeira, responsável pela inclusão financeira de milhões de brasileiros.
“Iniciativas como o Pix, o Open Finance, a internacionalização da moeda e o desenvolvimento do Drex, nossa CBDC, promovem a eficiência e a modernização do sistema financeiro. Também adotamos uma agenda de sustentabilidade, alinhada às demandas da sociedade”, complementou.
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Reportagem enviada por José Guilherme Schossland. Com a premiação do BC, Lula pode perder as estribeiras e voltar com a mania de perseguição, dizendo que o mundo inteiro agora está contra ele. (C.N.)
Para presidente, Campos Neto, esse entende, de economia e de administração, ou sejam: Ordem e Progresso!
Possui, a “chave do cofre e de suas produtivas ou contidas máquinas”!
Um cara que já deveu diversos furos com simples contas e um ministro que se gabou de ter colado numa prova de economia. É um sinal desanimador para para nossa economia
Pois é , o ” Banco Central do Brasil – BCB ” , somente foi eleito o melhor do mundo , por sabotar a economia de seu próprio país , e trabalhar em prol de um mercado financeiro extremamente nocivo , sendo perdulário , corrupto , sonegador e evasor de divisas , além de mais de 60% OGU ,ser-lhe entregue a fundo perdido , a titulo da tal dívida pública , que todos se negam em audita-la .
O melhor comentário…
José Carlos foi contundente no seu comentário.
Clap, clap, clap!
Um monte de choro de Lulaminions aqui na TI. Tão parecendo as irmãs Cajazeira da estória “O Bem-Amado” de Dias Gomes. O Banco Central recebeu prêmio de o melhor. Pronto. Viva a autonomia do Banco Central promovida no governo Bolsonaro. Parabéns ao Campos Neto. Vão chorar na caminha que é lugar quente.
Senhor João Batista Pereira , lembra-se de quando Campos Neto e seu comparsa Paulo Guedes se gabavam em alto e bom bom som , que sonegar impostos no Brasil e transferir o produto desses crimes para o exterior , não constitui crimes , por isso eles usavam e abusavam desse subterfúgio .
Não me interessa sua opinião.
Eu se fosse comunista fugiria do Brasil, não aguento esse capitalismo selvagem desgraçado.
Ia quebrar a regras, nossos comunistas quando vão ao exterior procuram Paris, Londres, Nova Iorque e até Dubai. Eu iria para Havana dar umas beiçadas num mojito.