Deu em O Globo
Após ameaças do bilionário Elon Musk, dono da rede social X, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou a abertura de uma investigação contra o empresário. A decisão é no âmbito do inquérito que apura a existência de milícias digitais. O assunto tomou conta das redes sociais neste final de semana e repercutiu também na imprensa internacional.
Dono da rede social X (ex-Twitter), o bilionário decidiu usar a própria plataforma para atacar Moraes neste fim de semana. Musk pediu a renúncia do magistrado, contestou sua atuação e o chamou de “traidor” do povo e da Constituição brasileira.
DIZ LE MONDE – O jornal francês Le Monde destacou que nos últimos anos, Moraes ordenou a suspensão de contas do Twitter suspeitas de disseminar desinformação.
“Uma figura judicial que divide opiniões – considerada tirânica por alguns e um fervoroso defensor da democracia por outros – Moraes é um dos 11 membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Ele também preside o Tribunal Superior Eleitoral do país, conhecido como TSE. Críticos, incluindo agora Musk, afirmam que Moraes faz parte de uma ampla repressão à liberdade de expressão no Brasil”, diz o jornal sobre Moraes.
Já o Washington Post, um dos principais jornais dos Estados Unidos, afirmou que Elon Musk está “desafiando” o juiz brasilieiro após as ordens de bloqueio de contas.
QUARTO MERCADO – O Washington Post lembrou que o Brasil é o quarto maior mercado para o X, com quase 20 milhões de usuários, e que o país tem enfrentado dificuldades para conter o rápido aumento da desinformação que tem alimentado a violência.
A publicação também deu destaque a líderes políticos de direita no Brasil que aplaudiram Musk por confrontar Moraes. Entre os citados estão os deputados federais Carlos Jordy e Nikolas Ferreiras, ambos do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Já a britânica BBC colocou em discussão a possibilidade da rede social X ser suspensa no Brasil. O jornal explicou também que acredita-se que os perfis envolvidos estivessem ligados a movimentos de extrema-direita que postaram conteúdo relacionado a “tumultos em 8 de janeiro do ano passado, quando milhares de apoiadores do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, invadiram o Congresso do país, o Supremo Tribunal Federal e o palácio presidencial”.
DIZ A REUTERS – A agência de notícias Reuters chamou Musk de “um autodeclarado absolutista da liberdade de expressão” desafiou uma decisão do ministro Alexandre de Moraes ordenando o bloqueio de certas contas.
Na decisão, o ministro do STF diz ser inaceitável, que “qualquer dos representantes dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada, em especial o ex-TWITTER atual “X”, DESCONHEÇAM A INTRUMENTALIZAÇÃO CRIMINOSA que vem sendo realizada pelas denominadas milícias digitais, na divulgação, propagação, organização e ampliação de inúmeras práticas ilícitas nas redes sociais, especialmente no gravíssimo atentado ao Estado Democrático de Direito”.
O ministro pede que o bilionário seja investigado pela “em tese, dolosa instrumentalização criminosa” da rede social. Moraes é relator de inquéritos que apuram a circulação de fake news e de ataques a urnas eletrônicas e ao sistema democrático do país em plataformas digitais, como o X.
CONTAS BLOQUEADAS – Entre essas contas estão as do blogueiro Allan dos Santos, do empresário Luciano Hang, do ex-deputado cassado Daniel Silveira, do jornalista Oswaldo Eustáquio, do ex-deputado Roberto Jefferson, entre outros. Eles são acusados de “propagar ideias antidemocráticas que atentam contra o Estado democrático brasileiro”. Eles negam essas acusações.
A conta dos citados acima continuam desativadas no X, apesar das declarações de Musk. Em uma publicação em sua conta institucional, a X Corp. afirmou ter sido “forçada por decisões judiciais a bloquear determinadas contas populares no Brasil. Informamos a essas contas que tomamos tais medidas”.
A empresa não citou quais são essas decisões judiciais, nem quando elas foram proferidas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A direção da corporação X fez ver a Musk que tomaria muito prejuízo se reabrisse as contas bloqueadas. Para o grupo empresarial, é muito mais negócio manter a polêmica com Moraes, usando o ministro Darth Vader (no dizer de Musk) para fazer propaganda corporativa gratuita, realçando a importância da plataforma. Para um homem deformado como Musk, o dinheiro sempre fala mais alto. No caso de Moraes, que também é deformado, a vaidade é que fala mais alto, e ele vive eternamente correndo atrás dos 15 minutos de fama celebrizados pelo artista plástico americano Andy Warhol. (C.N.)
Se o Elon Musk pagar mais que o Soros, o Xandão vai balançar o rabinho pro dono da Tesla. Corrupto é assim. Quem paga mais, manda. Só que Xandão vai ficar muito tempo sentado esperando.
Donos de pitbulls que atacaram escritora são presos preventivamente no RJ…
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/04/08/donos-de-pitbulls-que-atacaram-escritora-sao-presos-preventivamente-no-rj.htm?cmpid=copiaecola
Sr. Newton
Mourinho está ganhando uma “sobrevida”…
Moro: desembargadores seguem relator e placar é de 3 a 1 por absolvição
Sessão foi suspensa e será retomada nesta terça-feira, 9, quando o TRE-PR deve finalizar o julgamento do caso do senador
Graças aos Céus !!!
E a canalhada diz que não há perseguição:
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reclamou nesta segunda-feira (8) da multa que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou a ele pelo caso de importunação a uma baleia jubarte em junho 2023. O ex-presidente classificou a punição como uma “perseguição sem fim”.
A penalidade de R$ 2.500, registrada no início do mês, descreve a infração de “molestar de forma intencional espécime de cetáceo em águas jurisdicionais brasileiras”.
Isso não se viu em:
LULA, O SEXO, OS ANIMAIS E AS VIÚVAS
Vocês sabem: fim de ano é hora de jogar fora papel velho, livros de autoajuda que lhe mandam na suposição de que você precise deles, jornais e revistas que vão ando pelo caminho. Regra geral: “Conteúdo que já estiver na Internet vai pro lixo, excetuando-se algumas edições históricas de momentos históricos”
Playboy – Com que idade você teve sua primeira experiência sexual?
Lula – Com 16 anos.
Playboy – Foi com mulher ou com homem?
Lula (surpreso) – Com mulher, claro! Mas, naquele tempo, a sacanagem era muito maior do que hoje. Um moleque, naquele tempo, com 10, 12 anos, já tinha experiência sexual com animais… A gente fazia muito mais sacanagem do que a molecada faz hoje. O mundo era mais livre…
.
Por Reinaldo Azevedo – Publicado em 2 dez 2009, 16h56
Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/reinaldo/lula-o-sexo-os-animais-e-as-viuvas
Comento
Evito comentar. Não considero o trecho propriamente político. Apenas relevo que, dada a pergunta, a resposta-síntese é esta: “Nem com mulher nem com homem”. Vamos a outro trecho. Este,com efeito, apela a algumas instâncias um tanto mais graves da vida pública.
Referindo-se a seu passado, Lula conta que já era viúvo e costumava sair da casa de uma namorada no começo da madrugada. Andava de táxi (!!!). Sempre o mesmo. O motorista lhe contara que o filho fora assassinado ainda muito jovem e que sua nora prometera jamais se casar. Pressuroso e solidário, Lula pensava — segundo ele próprio confessa: “Qualquer dia eu vou papar a nora desse velho…”. Agora sigo com Lula, entre aspas:
“Nessa época, a Mariza apareceu no sindicato. Ela foi procurar um atestado de dependência econômica para internar o irmão. Eu tinha dito ao Luisinho, que trabalhava comigo no sindicato, que me avisasse sempre que aparecesse uma viúva bonitinha. Quando a Marisa apareceu, ele foi me chamar”.
Comento:
Entendeu, leitor amigo? Era morrer um representante da “craçe trabaiadora”, Lula estava ali, preparado, para “papar” a carente mulher do defunto. Se eu fosse esquerdista, construiria aqui um raciocínio demonstrando que Lula cresceu sobre os cadáveres da classe operária. Mas eu não sou. A abordagem que me interessa é a do caráter dos indivíduos. Então afirmo que Lula abusava de sua posição institucional, política, para obter uma vantagem que era, convenham, absolutamente individual. E isso expõe a diferença entre individualismo e oportunismo.
Que outro brasileiro teria sobrevivido politicamente à confissão de que usava o sindicato para “papar” a mulher de companheiros mortos? Lula sobreviveu. E se tornou um mito. Não sei se o filme mostra todo o seu empenho em conquistar as viúvas. A turma da hagiografia vai dizer que ele fizera aquele pedido porque estava em busca de uma “esposa”. O seu pensamento enquanto o taxista contava as suas agruras diz tudo: “Qualquer dia eu vou papar a nora desse velho…”
Na vida de Lula, tudo termina em filme. A “nora do velho” que ele prometera “papar” era, o que ele só soube depois, justamente… Marisa! Não é demais? Sua antevisão se consumou. Só que, consta, ele casou primeiro e “papou” depois. Mirian Cordeiro, tornada a bruxa nacional pelos adoradores de Lula, é desse período. Ele próprio já confessou que a abandonou grávida. Papou e largou. Nem todas as filhas e mulheres da classe operária que cruzaram com Lula tiveram a mesma sorte.
Por Reinaldo Azevedo – Publicado em 2 dez 2009, 16h56
Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/reinaldo/lula-o-sexo-os-animais-e-as-viuvas
Macunaíma não teria sido mais canalha
A vida é bela e a girafa é amarela
E tudo isso no artigo do Tucanaldo de Azevedo, hoje uma ‘chacrete de auditório da Quadrilha do Ladrão….
E alguns teimam em dizer que isso é jornazismo..
Regimes autoritários muitas vezes se disfarçam por trás de rostos com aparência doce e até angelical. Enquanto estão no poder, esses instrumentos se confundem com o próprio autoritarismo. No entanto, a História é cíclica e as circunstâncias mudam, seja de forma abrupta ou gradual. A ordem estabelecida eventualmente muda de mãos.
Neste momento, o Brasil parece estar passando por essa mudança através de uma inédita exposição midiática internacional. A tirania judiciária que até pouco tempo atrás estava relativamente normalizada no Brasil, com jornalistas da velha mídia recorrendo a juristas para dar uma aparência de legalidade a todo tipo de evidente ilegalidade, foi exposta por um dos homens mais influentes do planeta. O bilionário Elon Musk, após saber que seus funcionários estavam sendo ameaçados de prisão caso se recusassem a cumprir ordens judiciais secretas, iniciou uma série de denúncias gravíssimas. Ordens ilegais com conteúdo sigiloso exigido pelo juiz estão sendo tornadas públicas e parece que muito mais está por vir.
Aproveitando o momento, o jornalista de repercussão internacional Glenn Greenwald acaba de declarar:
“A única vez em toda a minha carreira como jornalista em que me perguntei se deveria realmente questionar, desafiar ou criticar um responsável político foi esta pessoa, que chegou ao ponto de ordenar que pessoas fossem presas sem julgamento por criticá-lo.(…) Se você criticar Alexandre De Moraes, você será banido ou talvez preso, por isso passei cada segundo até o início do programa ao telefone com meus advogados. (…) Alexandre De Moraes é alvo de críticas das pessoas, então, na sua opinião, ele é vítima do discurso ilegal das pessoas. Ele então inicia seu próprio processo legal para fazer com que essas pessoas sejam presas ou censuradas, e então ele atua como juiz em seu próprio caso —um caso que ele mesmo iniciou. Um caso que ele se considera vítima. Depois, ele julga essas pessoas culpadas e manda prendê-las ou bani-las da internet.” Glenn Greenwald, 2024.
Aidna assim, temos jornalistas acusando Elon e Glenn de serem conspiradores da extrema-direita internacional com laços com Netanyahu, Viktor Orbán, Milei, Bukele, Bolsonaro e, quem sabe, até o Papai Noel e o Saci. Parece que o chapéu de alumínio trocou de mãos.
No entanto, este texto não é sobre esse embate histórico, mas para falar sobre uma dentre as figuras que serão eternizadas na História do Brasil recente.
De todas as figuras usadas nos últimos anos para dar uma aparência de legalidade à tirania, essa jornalista da CNN/GloboNews, Daniela, será sua maior representante. Prevejo décadas de vergonha com um agravante: Todo seu deboche, arrogância e impetuosiadade gravado em áudio e vídeo com qualidade 4k.
Quando o regime pós-democrático cair, e ele vai cair, essa jornalista provavelmente pagará com sua própria carreira o preço por seu apoio, defesa e julgamentos inconsequentes.
O fato é que jornalistas devem manter-se distantes dos eventos, sem se confundirem com as personagens da História. Daniela se envolve apaixonadamente com a tirania judiciária e isso será lembrado por todos ao longo de toda sua vida.
O Tempo e a História não poupam os rostinhos bonitinhos, nem mesmo os de Daniela.
O Globo sabe ser a horta para ganhar mais chuva de dinheiro.
Eu me espanto como o Carlos Newton e outros nazistas tratam o Alexandre de Moraes. O cara garante a democracia contra tudo e contra todos e nesta TI é visto como um mané vaidoso. Pelo amor de Deus. Vão gostar de bandidos assim em Rio das Ostras..
Te chamou diretamente de nazista, Carlos Newton. Vai deixar esse mané te ofender?
Quem não pensa e não faz parte dos psicopatas comunas doentes são tachados de nazi-stas.
Só tem um método de lidar com essa gentalha escrota e doente…
Dois já foram devidamente expulsos do blog .
E parece que vai mais alguns por esse caminho….
Estou dando corda para ele se enforcar.É uma de minhas diversões favoritas. Sou mais vingativo do que o Alexandre de Moraes.
Abs.
CN
EXCLUSIVO
Jornalista que revelou ‘Twitter Files’ descarta interesse de Musk na política do Brasil
‘Ele está interessado em proteger a livre manifestação’, disse Shellenberger ao Diário do Poder
08/04/2024 18:29 | Atualizado 08/04/2024 19:24
ACESSIBILIDADE:
text_increase
text_decrease
O jornalista Michael Shellenberge. (Foto: rede social X)
Deborah Sena
Deborah Sena
O Diário do Poder ouviu, nesta segunda-feira (8), o jornalista Michael Shellenberger, responsável pela ‘explosão’ do fenômeno ‘Twiter Files’. Ele resolveu se debruçar sobre as circunstâncias dadas no Brasil, atenuadas pela intervenção do ministro Alexandre de Moraes sobre a rede social que agora se chama X.
“Ele [Moraes] exigiu informações pessoais dos usuários, eu nunca tinha visto isso, nunca vi algo tão agressivo, pedidos para que revelassem as identidades de pessoas que usam determinadas hashtags, fora do processo criminal, números telefônicos, relatório de interações com outras contas. Tudo fora da Lei e da Constituição brasileira que dá proteções fortes às expressões ideológicas”, contou.
E completou sobre o cenário político brasileiro: “reclamar dos resultados das eleições. Talvez [os que reclamam] estão errados ou certos, eu não sei. Mas é importante que as pessoas possam dizer o que elas pensam sobre as eleições. Vocês [brasileiros] têm expressão livre. Me dá muito medo que o Brasil esteja passando por isso”.
Perguntado sobre as alegações de que Elon Musk estaria atuando para proteger personalidades e políticos brasileiros Shellenberger rebateu: “Eu não concordo. Ele está tentando proteger a expressão livre. Ele não tem interesse na política do Brasil. Eu acho que é um comportamento consistente de proteção à liberdade”, finalizou.
São dois ESPETACULOSOS. O que difere um do outro é que Musk utiliza a sua inteligência e o seu poder econômico e não o ESTADO para tal.