Deficiências de Lula ganharam mais nitidez quando o fantasma do golpe perdeu força

Lula

Lula fascina multidões, mas já não convence a maioria.

Daniel Pereira
Veja

Quando assumiu o seu terceiro mandato no Palácio do Planalto, Lula ganhou um presente dos apoiadores mais radicais de Jair Bolsonaro. A invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, deu ao presidente da República uma oportunidade de desgastar o antecessor, reunir o país em defesa da democracia e até construir pontes com líderes da oposição, diante da necessidade de proteger as instituições.

O fantasma do golpismo dominou boa parte da agenda nacional no passado, mas foi perdendo força e apelo popular ao longo do tempo. Hoje, as atenções estão voltadas preferencialmente para as ações do governo Lula.

CONTRAPONTO – O petista até usa o contraponto com Bolsonaro para tentar se defender ou se vangloriar, mas essa muleta já não basta no diálogo com os eleitores. E os eleitores, segundo as pesquisas, estão cada vez mais insatisfeitos.

Na comparação com meados do ano passado, a reprovação à gestão petista subiu. Pesquisa PoderData divulgada na quarta-feira, 29, mostrou que 47% dos entrevistados desaprovam o governo e 45% aprovam.

Em junho do ano passado, a aprovação era de 51% e a reprovação, de 43%. Em outros dois levantamentos, há mais gente dizendo que o país está caminhando na direção errada.

CULPAR OS ANTECESSORES – Perguntado recentemente sobre as pesquisas, Lula declarou que o governo já fez muito na economia, semeou medidas importantes em diversas áreas e começará a colher frutos em breve. O petista é conhecido pelo otimismo.

Outra característica típica dele é culpar os antecessores pelos problemas que enfrenta. Fernando Henrique Cardoso teria deixado uma “herança maldita” na economia, repetia Lula em sua primeira passagem pelo Planalto.

Já Bolsonaro, além de supostamente liderar uma trama golpista, teria destruído o país, no dizer de Lula.

ARGUMENTO FALHO – Independentemente de ser pertinente ou não, esse tipo de argumento usado por Lula só costuma sensibilizar claques amistosas.

O grosso do eleitorado quer saber quais medidas serão adotadas nas áreas de segurança pública, educação e saúde. Quer saber como Lula agirá para resolver os problemas do país. Afinal, a caneta presidencial está com ele, não mais com Bolsonaro.

O fantasma do golpe também já não assusta tanto quanto antes. No centro dos holofotes, o petista sofre pelas evidentes falhas de sua própria administração.

8 thoughts on “Deficiências de Lula ganharam mais nitidez quando o fantasma do golpe perdeu força

  1. Deficiências do LADRÃO ficaram claras desde o primeiro mandato. Mas o e$$eteefe e impren$a queriam o LADRÃO CONDENADO de volta, agora aguenta.

  2. O governo incompetente esta colocando o Brasil nas mãos da China. Vai pagar como? Com terras? Minérios? Estes criminosos lesa-pátria estão destuindo o país.

  3. Senhor Eliel , kkkkkkk , és mais um candidato a concorrer a piada do ano , ao dizer que a China esta se aproveitando dos países ditos pobres , para se apropriar de seus patrimônios , como se isso já não estivesse acontecendo , com os USA na vanguarda e pelos ditos países do ” primeiro mundo ” , que não compram o patrimônio dos países alvos , mas sim , tomam o patrimônio desses países , usando de diversos subterfúgios através de créditos fáceis , ou até mesmo na mão grande , ou seja , invadem esses países pura e simples , com apoio de seus nacionais ” traidores e lesa-pátria ” , como é o caso do Brasil , onde os nacionais BR traidores , entregaram de mão beijada aos estrangeiros , suas empresas ” Públicas e Estatais ” rentáveis e estratégicas , acarretando um enorme prejuízo irreversíveis ao país , com o agravante de que , quando expirar o prazo de suas concessões ou estarem com a barriga empanturrada de lucros fáceis e por decreto , entregarão tais empresas totalmente dilapidadas em seus patrimônios e passivos diversos , como normalmente ocorre no país , vejam o exemplo da Ucrânia e seus dirigentes golpistas , que para se manterem no poder , entregaram enormes extensões de terras ” férteis “Ucranianas aos governos dos países que os financiaram antes da guerra contra a Rússia em 2014 , e agora o Ucrânia inteira foi rateada e fatiada entre esses países , restando ao povo Ucraniano pagarem esse enorme passivo pós guerra , aos seus senhores estrangeiros .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *