Vale a pena ler a Bíblia, que tem pileque nudista, incestos e até ursas assassinas

Ilustração reproduzida da Folha

Anna Virginia Balloussier
Folha

Poucas leituras são tão animadas quanto a da Bíblia, e eu posso provar. Não precisa ser nenhum devoto do cristianismo para se fascinar com passagens como a de Gênesis, que narra como Noé tomou um porre de vinho e ficou peladão na tenda. Seu caçula, Cam, flagrou o pileque nudista e contou aos irmãos. E aí Noé foi lá e amaldiçoou um neto que não tinha nada a ver com isso, Canaã, filho do X9.

O Antigo Testamento é farto em histórias que soam insólitas a quem teve pouco ou nenhum contato com a Bíblia. Gosto desta: o profeta Eliseu, enfurecido por ser chamado de careca, solta uma maldição em nome de Deus contra uns rapazes. “Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram 42 daqueles meninos”, diz o Livro dos Reis.

FIGUEIRA SEM FRUTOS – Já Jesus condenou à danação uma figueira. Estava com fome e viu a árvore sem nenhum figo para contar história. O messias então a amaldiçoa para que nunca mais dê fruto. Tudo acontece pouco antes de o filho de Deus subir nas tamancas contra os vendilhões do templo. Detalhe: não era temporada de figos.

Tem aquela outra em que Jacó veste pele de cabrito para se passar por Esaú, o irmão peludão, diante do pai cego. O Tony Ramos da dupla perde o direito de primogenitura após Jacó enganar o velho — ele veio à luz depois do gêmeo, a quem segurou pelos calcanhares ao sair do ventre. As nações que descendem dos irmãos ficam assim fadadas ao conflito.

Há personagens menos mainstream que rendem cenas memoráveis, como a jumenta que apanha três vezes de Balaão. Deus faz o animal falar só para passar um pito no profeta: a pobre coitada só estava tentando protegê-lo de um anjo com uma espada que tentava impedir o homem de seguir caminho.

TRANSAÇÕES SEXUAIS – Também estão nas Escrituras histórias de casais incestuosos, como os irmãos Abraão e Sara, ou Ló transando com duas filhas (não ao mesmo tempo), após ser embebedado por elas.

Para não dizer que de tédio ninguém morre ali, o Livro de Atos de Apóstolos relata a triste sina do jovem que, apoiado na janela, desaba do terceiro andar ao cair no sono ouvindo “o extenso discurso de Paulo”.

A Bíblia fala até sobre cocô. Em Deuteronômio, Moisés orienta seu povo a evacuar longe do acampamento e levar uma pá para enterrar as fezes.

ALEGORIAS E LIÇÕES – A exegese bíblica pode extrair de cada versículo alegorias e lições. O que me intriga é o leitor fundamentalista. Ou seja, quem toma ao pé da letra tudo o que vem dali, o que muitas vezes acaba sendo usado para justificar o injustificável, como a intolerância com os LGBTQIA+.

Levítico sugere que morra o homem que deitar com outro, ato dito abominável. O mesmo livro fala sobre não tocar mulheres menstruadas, misturar tecidos diferentes na mesma roupa nem comer animais marinhos que não têm barbatanas ou escamas —adeus, camarão.

Se no princípio é o verbo, a interpretação de texto pode ser o fim da picada.

12 thoughts on “Vale a pena ler a Bíblia, que tem pileque nudista, incestos e até ursas assassinas

  1. Acho que tem algo mais útil para esse cara escrever do que isso. Sugiro que perca seu tempo em fazer uma análise crítica das nossa autoridades da política e do nosso judiciário. Pois, tem muita podridão para descrever

  2. Senhor Jorge Conrado Conforte , essa matéria só serve parar o foco dos principais temas que nos afligem , como as elaborações e mudanças nas leis do país , pelos congressistas para legitimar seus próprios crimes e de terceiros , seus financistas , agentes públicos desonestos e juízes corruptos protetores e aliados de criminosos . .

  3. Como dizia Bertrand Russell, “a fé não é racional, é emocional. Crentes reagem emocionalmente quando sua fé é contestada. No fundo de suas mentes, sabem que acreditam num mito e têm medo de que sua crença desabe na presença da lógica”.

  4. A ilustre desconhecida autora deste texto sofrível, quer usar a Bíblia para dar suporte a defesa da causa LGBTQ+ qualquer coisa… perda de tempo, não vai conseguir.

  5. Com um escritor do futuro descreveria nossa realidade de agora?
    Como relataria personagens famosos com suas taras, como seria narrado as marcha dos viados e das lésbicas, das surubas homéricas, da pestilência que a televisão despeja em nossas casas?
    E as musicas que visam erotismo e até putaria?

  6. A articulista esquece que a Bíblia, em suas múltiplas versões, é o livro mais lido no mundo.

    Todo mundo sabe absolutamente tudo de cor e salteado, porque é um livro pequeno e lido muitas centenas de vezes ao longo da vida.

    Só é manipulado por religião e política quem confia de maneira cega.

    Curto demais estudar a bíblia em diversos idiomas, com áudio e pronuncia.

    https://www.wordproject.org/index.htm

    E comparar diversas fontes, assim como fazemos como leitores de notícias.

    http://bibliadocaminho.com.br/

    Só cai em fake news quem tem preguiça demais para investigar.

  7. 1) Toda obra literária é uma obra aberta, isto é, permite várias leituras sob vários prismas/interpretações…

    2) Aprendi isso na Faculdade de Letras da UFRJ, com o italiano Umberto Eco… vide “Obra Aberta”, editora Perspectva.

    3) E a Bíblia é uma obra de Arte Literária…

    4) Aproveito e recomendo o Dicionário de Mitos Literários, de Pierre Brunel, uma co-edição Editora da UnB – Universidade de Brasília e José Olympio Editora, 940 páginas…

    5) Em uma abordagem interessante fala dos mitos bíblicos, os personagens são estudados à Luz da Mitologia…

    • Hermeneutica bíblica na politicagem brasileira.

      Não são os antigos escritos que estão em discussão.

      A ironia alegórica é feita com referência às notícias mais recentes do Congresso Teocrático Nacional.

  8. 15.06.2024 (‘’depois de Cristo’’)
    A MALDIÇÃO DOS FETOS ESCRAVISADOS E EXTERMINADOS PELO CRISTIANISMO TEOCRÁTICO ESCRAVAGISTA E EXTERMINADOR DE 2024 ANOS! 400 anos de abortos, nascidos e ou renascidos durante e depois das centenas de milhares de viagens de navios negreiros de senhores e senhoras cristãos escravagistas colonizadores das américas e do mundo! Os sucessivos representantes de católicos e evangélicos, ou protestantes, das Diretas-Já no Congresso Nacional Brasileiro representam os católicos e evangélicos que escravizaram e dizimaram cerca de 100 milhões de negros e indígenas nas Américas? Quantos milhões de fetos deixaram de nascer dos escravos e exterminados desses cristãos ‘’representantes humanistas’’ das organizações criminosas mais satânicas e demoníacas da história da humanidade? Senhores representantes dos católicos e protestantes das bancadas cristãs do Congresso nacional brasileiro, vocês representam as organizações mais monstruosas da humanidade cuja origem foi o Oriente Médio, Palestina, Jerusalém e Israel, onde reina uma carnificina incessante de pelo menos 5 mil anos? Respondam infames hipócritas! Quantos fetos por lá foram assassinados por cristãos ou em consequência de suas ‘’cruzadas santas’’? Quantos fetos foram queimados em holocausto a Jesus Cristo no útero materno ou mortos nos assassinatos de mulheres ‘’bruxas’’? Quantos fetos desenvolvidos intrauterinamente foram torturados como embriões ou fetos de pais escravos dos seus senhores cristãos colonizadores na África e de todo o planeta onde alcançaram as garras diabólicas de católicos e evangélicos e ou protestantes? Quantos fetos nasceram em senzalas reprodutoras filhos de fortes garanhões negros, em verdadeiras reproduções animalescas dos infernais navios negreiros dos cristãos evangélicos e cristãos católicos? Vocês da Bancada Evangélica representam os cristãos traficantes e compradores responsáveis por lançar aos mar cativos acorrentados para aliviar a carga de navios negreiros abarrotados em risco de naufrágio? E os negros africanos ‘’desobedientes’’ que às centenas de milhares tiveram suas mãos cortadas na África por cristãos invasores demoníacos? Senhores da bancada evangélica, eu poderia ficar aqui falando das Ku Klus Kan cristãs de 400 anos infernais provocados por católicos e evangélicos das Américas e do mundo todo! Eu poderia ficar escrevendo milhões de páginas sobre a organização criminosa mais diabólica, satânica, infernal da história humana, nascida na Palestina, Israel, Jerusalém há 2024 anos atrás! Mas começaria a vomitar em meu próprio teclado! Mesmo porque de nada adiantaria, vocês continuariam a ser fanáticos oportunistas, hipócritas, com o único interesse de se perpetuar em seus míseros, malditos e demoníacos mandatos legislativos! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *