“Em que espelho ficou perdida a minha face?”, perguntou Cecília Meireles

frase-cecilia-meireles - Colégio Estadual Igléa GrollmannPaulo Peres
Poemas & Canções

A poeta, professora, pintora e jornalista carioca Cecília Meireles (1901-1964) no poema faz um “Retrato” de si própria através do seu “eu” lírico, constatando as mudanças, as transformações psicológicas e físicas pelas quais foi passando ao longo da vida.

RETRATO
Cecília Meireles

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
— em que espelho
ficou perdida a minha face?

8 thoughts on ““Em que espelho ficou perdida a minha face?”, perguntou Cecília Meireles

  1. BRASIL, O NOIVO CADÁVER SE ENCONTRA EM ADIANTADO ESTADO DE PUTREFAÇÃO! APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ SERÁ UM NOVO DIA? FELIZ ANIVERSÁRIO, OTÁRIO! VELHO BABACA! KKKKK! KKKKKKKK! Brasil, o republiqueto vagabundo dos bananões comunistas e dos bananinhas envenenadas cristãs-nazi-fascistas-kuklustanistas estão despedaçando o coração desse pobre noivo-cadáver, esse jovem de 40 anos, a partir do começo da corrida para saquear o Estado, a República, as alocações de verbas dos Três Poderes mais pródigos da humanidade, verdadeiras cavernas de Ali Babá, repletas de riquezas infindáveis que os canalhas e facínoras saqueadores das Diretas-Já se propuseram a colocar à prova sua perpetuação! Em momento algum desses 40 anos, o povo brasileiro do bem e, em particular, o povo gaúcho se viram mais próximos dos escombros da II Grande Guerra Mundial. Caos, anarquia, estagnação, criminalidade insuportável, destruição da exemplar sociedade brasileira honesta e trabalhadora, dos cidadãos do bem, impunidade garantista, retrocesso, idade das trevas do cristianismo, apocalipse teocrático, holocaustos diários promovidos pelo judiciário cadavérico, pútrido, canalha, cafajeste, cafetão, usurpador da justiça real, estuprador da dignidade dos cidadãos do bem! Apesar de você, amanhã…Calado! Cala essa tua boca podre, fedorenta, canalha velho de 80 anos! Ah! É claro, não é ‘’Da Pena’’, os canalhas também envelhecem, não é mesmo? A propósito, que idade você tem, ‘’Da Pena’’? LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  2. A Legião Científica pesquisa, com ajuda da Inteligência Artificial, a criação de um órgão ‘’tipo apendicite’’ para desviar toda a pressão alta do organismo, e deixá-la, sempre estabilizada e sem efeito colateral algum para o organismo! (L. C. Balreira).

    • NOTÍCIA REVISADA: 20.06.2024
      APÊNDICE COM VÁLVULA ESTABILIZADORA PARA SOLUCIONAR PRESSÃO ALTA! AVANÇO CIENTÍFICO, SEMPRE! VOLTA À IDADE DAS TREVAS DO CRISTIANISMO TEOCRÁTICO, NUNCA MAIS! A Legião Científica Brasileira pesquisa, com ajuda da Inteligência Artificial, a criação de um órgão ‘’tipo de apêndice(s) com válvulas(s), para desviar toda a pressão alta excessiva do organismo, e deixá-la, sempre estabilizada e sem efeito colateral algum para o organismo! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  3. Substantivos como artista, pianista ou dentista são classificados como comuns de 2 gêneros, ou seja, tanto faz se for homem ou mulher, será sempre (o,a) artista, (o, a) pianista etc. Mas no caso de poeta a língua portuguesa registra a forma feminina poetisa, não existe a poeta, mas somente o poeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *