Biden precisa usar a lição de Roma Antiga para preservar a democracia

Sem condições de debater. Biden entrega o ouro ao bandido

Joel Pinheiro da Fonseca
Folha

Foi duro assistir ao debate americano. Primeiro, pelo show de mentiras e demagogia de Trump. Segundo, e mais importante, pela agonia de ver Biden falar, torcendo a cada pergunta para que ele concluísse suas frases ao menos de forma inteligível. Nem sempre conseguiu. Trocava nomes, esquecia palavras, perdia o fio da meada.

Uma pesquisa da CBS News/YouGov publicada no domingo mostra que 72% dos eleitores creem que Biden não tem a saúde mental e cognitiva necessária para servir como presidente. Antes do debate, eram 65%. Os sinais estão claros. Ele perde para Trump em todas as pesquisas. Precisa virar o jogo: aparecer mais, gerar fatos positivos, surpreender o eleitorado. Qual a chance de consegui-lo? Entrevistas e aparições públicas realçam apenas sua fragilidade física e mental.

UM ATO FINAL – Biden cumpriu sua missão ao vencer um presidente que ameaçava a democracia em 2020 e ainda entrega números razoáveis. Crescimento médio do PIB de 3,5% ao ano; desemprego de 2024 a 4%. A inflação, alta até 2022, caiu e deve ficar em torno de 3% este ano.

Ele poderia declarar que cumpriu sua missão e que abrirá espaço para alguém mais jovem e dinâmico. Ao fazê-lo, coroaria sua carreira com um ato final de desprendimento.

No século 5 a.C, Lúcio Quíncio Cincinato, patrício romano já idoso e que levava uma vida modesta, aceitou relutante o cargo de ditador num momento de necessidade nacional. Venceu a guerra que ameaçava a existência de Roma em meros 16 dias e imediatamente abriu mão do poder absoluto e da glória advinda do cargo, voltando à humilde lavoura que cultivava com as próprias mãos. Foi duplamente louvado.

DESPRENDIMENTO –  Não sabemos se a história real foi assim, mas sabemos que esse era o nível de desprendimento do poder admirado numa República antiga.

Na República atual, todo mundo se agarra como pode a qualquer fiapo de poder que seus dedos consigam alcançar e só solta quando arrancado à força; o país que se dane. Um caso similar foi o da juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg. Já tinha um mandato de décadas com votos importantes para o lado progressista. Com mais de 80 anos, poderia ter se aposentado ainda no governo Obama e permitido que ele escolhesse sua sucessora. Não o fez. Faleceu em 2020, dando a Trump a oportunidade de aumentar a proporção de conservadores na Corte, que está hoje em 6 a 3.

TODOS JUNTOS – Vozes de democratas na imprensa clamam para que a esposa, a família, os correligionários de Biden o convençam a desistir. Mas a real responsabilidade deveria ser do próprio Biden. Se fosse apenas sua trajetória política que estivesse em jogo, daria para entender o apego à miragem da reeleição.

Mas é a própria República e a ordem mundial que ela (mal e mal) sustenta que podem sucumbir, então a recusa em largar o osso ganha ares de um egoísmo doentio.

Doentio e irracional, dado que Biden provavelmente perderá. Além de prejudicar o país, perderá a chance de fechar sua carreira com um ato admirável de magnanimidade para acabar de forma melancólica, derrotado e humilhado, tendo entregue de bandeja a eleição mais crucial da história recente.

IMPACTO MUNDIAL – Isso importa inclusive para nós, brasileiros, porque a eleição de Trump terá impacto no mundo todo. E também porque, por aqui, presidentes e ex-presidentes têm uma dificuldade quase patológica de deixar o poder e preparar sucessores.

Seja como for, provavelmente já é tarde. Trump seguirá favorito independente de quem se oponha. A opção entre a certeza do fracasso e a possibilidade da virada, no entanto, não devia ser tão difícil.

Não dá para esperar de um presidente o desprendimento de um Cincinato; só o bastante para não empurrar o país do precipício.

8 thoughts on “Biden precisa usar a lição de Roma Antiga para preservar a democracia

  1. É só a direita que ameaça a democracia. Será que os regimes da China, Cuba , Coreia do Norte, Venezuela, são exemplos de boa governança

  2. A REVOLUÇÃO PACÍFICA DO LEÃO VEIO PARA tirar o Brasil, a política e o conjunto da população brasuca do quinto dos infernos português e conduzi-lo para primeiro mundo com a primazia de ser a nova vanguarda democrática do novo mundo civilizada, possibilidade essa colocada à disposição à moda pegar ou largar e continuar no tudo como dantes no velho quartel de Abrantes. Lula e Bolsonaro me parecem o Magdo e o Ofélio, mas não creio que o real desanda frente ao dólar sempre que eles abrem as bocas, senão o dólar estaria desgraçado quando o Trump e o Biden abrem as respectivas bocas e mostram os EUA como uma republiqueta de bananas tipo fiofó de bêbado, sem dono, assim como a globo perderia cada vez mais audiência sempre que os seus comentaristas políticos falam ou escrevem aquele monte de bobagens inúteis e assim sucessivamente,,, O buraco é mais em cima, mais amplo e mais profundo…, e não há como tapá-lo senão sob a batuta da Revolução Pacífica do Leão, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, que mostra o novo caminho para o possível novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso..

  3. Na moral…tem articulistas e “articulistas funcionais ”
    Eita artigo mal direcionado e fraco na essência…a única cousa que se vê é a idiota idéia de que o Sr.DT..vai “destruir” o mundo…(Ha…Há…Ha)…Royalties para o estimado amigo HF…IN MEMORIAN

    É uma fase idiota de certos “articulistas funcionais” que desprezando o Rito Histórico do tema Democracia …desde do seus primórdios lá na Grécia até aos dias hodiernos…Insistem em dizer que ainda existe essa baboseira que nem na Grécia deu CERTO…e ali mesmo foi sepultada.
    Idiotas funcionais que tentam passar uma idéia idiota e sem lógica de que “democracia” é através do “voto”…Há.. Há…Há….Só rindo de uma idiotice desta…” Que lástima que vida OH..azar…”(Royalties para um belíssimo desenho animado da Hannah Barbera dia anos 60 e 70).

    YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…

    • Seu Joel pende para o lado esquerdo..!!!

      Até as formiguinhas que trabalham carregando galhos pelos terrenos da Serra da Cantareira sabem disso….

      eh!eh!eh!eh-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *