“Abins” dos EUA, em especial a CIA, monitoraram Lula e Dilma por décadas

Espionagem americana2 - dilma e obama

Fotocharge reproduzida do Arquivo Google

Marianna Holanda
Folha

Diferentes órgãos do Governo dos Estados Unidos monitoraram o presidente Lula (PT) durante décadas, com a produção de ao menos 819 documentos, que somam 3.300 páginas de registros. As informações foram fornecidas pelo governo americano ao jornalista e escritor Fernando Morais, biógrafo do presidente. Os dados se referem ao período de 1966 a 2019, ano em que os pedidos foram protocolados.

A maior parte foi produzida pela CIA, a agência de inteligência dos americanos. A CIA mantém 613 documentos sobre Lula, em um total de 2.000 páginas.

DIVERSOS ENFOQUES – Os registros dão conta da relação de Lula com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), com autoridades do Oriente Médio e da China, além de planos militares brasileiros e a produção da Petrobras. Os requerimentos do escritor compreendem cinco décadas, desde a época da ditadura militar, quando o petista ascendeu no movimento sindical, até pouco após sua prisão, ocorrida em 2018.

O escritor ainda não teve acesso à íntegra dos documentos. Não há nesse acervo informações que teriam sido colhidas no atual mandato do presidente, iniciado em 2023.

Morais contou com a ajuda do escritório de advocacia Pogust Goodhead para requerer as informações a todas as agências dos EUA, por meio da Lei de Acesso à Informação americana (Freedom of Interaction Act). Os primeiros dados chegaram agora, por meio do Departamento de Defesa.

UM PENTE FINO – “O presidente ainda estava preso quando consegui procurações para recolher em nome dele todos os registros existentes nas agências. Tem agência que, obviamente, não tinha nada, tipo a que cuida de entrada ilegal de alimento. Mas pedi de todas”, disse Morais.

Morais e seus advogados solicitaram relatórios, levantamentos, e-mails, cartas, minutas de reuniões, registros telefônicos e demais documentos produzidos pelos órgãos de inteligência americanos.

“É preciso jogar luz na relação entre os dois maiores países do continente americano. Esse é um direito do nosso cliente Fernando Morais e de todos os brasileiros. Estamos confiantes de que as autoridades norte-americanas atenderão nosso pedido”, disse Tom Goodhead, sócio-administrador global do Pogust Goodhead.

PRO BONO –  A filial norte-americana auxilia Morais com os pedidos de informações. O escritório, que atua pro bono (gratuitamente) para o jornalista no caso, é o mesmo que representa os atingidos pelo rompimento da barragem em Mariana na Inglaterra e na Holanda. O jornalista e escritor lançou em 2021 o primeiro volume da biografia de Lula. Trabalha agora no segundo volume da obra.

Apesar de as solicitações compreenderem o período a partir de 1966, ainda não há informação de quando seria o primeiro registro relacionado a Lula em órgãos dos EUA.

Até o momento, foram encontrados 613 documentos da CIA, 111 do Departamento de Estado, 49 da Agência de Inteligência da Defesa, 27 do Departamento de Defesa, 8 do Exército Sul dos Estados Unidos, unidade de apoio da força armada americana, e 1 do Comando Cibernético do Exército, braço militar de operações e informação digital.

MAIS INFORMAÇÕES – O grupo ainda aguarda retorno do FBI (a polícia federal dos EUA), do NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) e da Rede de Combate a Crimes Financeiros (Financial Crimes Enforcement Network – FinCEN). O prazo é de 20 dias úteis, prorrogáveis por mais 20, para informar se vão ou não fornecer os dados.

Morais, que já trabalhou com dados americanos para o livro “Olga”, que foi lançado em 1985 contando a história da judia e comunista Olga Benário Prestes, disse que o governo americano veta trechos que considera trazer riscos à segurança de Estado.

“Sabemos que o governo norte-americano analisou de perto o cenário político brasileiro nas últimas décadas, e o Lula é um dos personagens mais marcantes e importantes da história da América Latina”, disse o escritor.

É FANTÁSTICO – Em 2013, o programa Fantástico, da TV Globo, noticiou que a então presidente Dilma foi alvo de espionagem da NSA. Documentos secretos que baseiam as denúncias foram obtidos pelo jornalista Gleen Greenwald com o ex-técnico da agência Edward Snowden.

Dois anos depois, o portal do WikiLeaks divulgou informações confidenciais da NSA, revelando nova espionagem contra Dilma, assessores e ministros.

Ao todo, 29 telefones de membros e ex-integrantes do governo foram grampeados – no início do primeiro mandato de Dilma – pela agência americana, como o do ex-chefe da Casa Civil Antonio Palocci o então secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, o ex-chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado, e o ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general José Elito Carvalho Siqueira. Os relatórios apontavam, à época, que até uma secretária e uma assistente de Dilma também tiveram telefones grampeados.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Será que monitoraram alguma coisa na época que Lula servia de informante ao regime militar? Seria sensacional saber como a matriz avaliava o trabalho que o codinome Barba fazia aqui na filial. (C.N.)

9 thoughts on ““Abins” dos EUA, em especial a CIA, monitoraram Lula e Dilma por décadas

  1. “Abins” dos EUA, em especial a CIA, monitoraram Lula e Dilma por décadas.”
    PS. Sem dúvida, “Ob-não-ama” sabia o “caco velho” que estava a seu lado quando debochadamente disse: “Esse é o cara”!
    Em suma: O desnaturado que serviria como capacho, para trair o Brasjl e os brasileiro, bem como os filiados honestos e incautos de seu partido(cavalo vermelho), o PT!

  2. “NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Será que monitoraram alguma coisa na época que Lula servia de informante ao regime militar? Seria sensacional saber como a matriz avaliava o trabalho que o codinome Barba fazia aqui na filial. (C.N.)”
    PS. Com toda certeza, a “chefia” compila e guarda, para eventualmente “chamar na chincha”, o esporádico relutante pensante!
    O cara, não pode ser de todo insensível à própria envolta tragédia pessoal, nacional e de conhecimento mundial!

    • Ou acaso pensa ser o ARROGANTE Adão, flagrado e tentando encobrir-se portando uma folha de parreira(narrativas), após DESOBEDECER a quem lhe é infinitamente superior?

      • Monitoraram e nada fizeram para impedir, sinal de comprometimento com a “onda vermelha”, embora a aplicada midiática enganosa retórica!

  3. Não há nenhuma novidade os “Abins” dos EUA, em especial a CIA ” monitorarem governos diferentes governos no mundo , os EUA monitoram até seus próprios comparsas membros da Otan , e não vai monitorar os governos tupiniquins Brasileiros .
    Ou seja , governos monitoram e espionam governos , queiramos ou não , eles só não admitem .

  4. Cada vez mais eles(o deep state ou stablishment) como queiram, demonstram sua incompetencia.
    Está na cara que eles não querem o Trump voltando a presidencia, uma vez que o ateentado do ultimo fim de semana foi real e realmente atingiu o Trump na orelha de raspão, quando por muito pouco deixou de lhe atingir os miolos.
    Varias pessoas afirmaram que avisaram autoridades do atirador no telhado e há versões que dizem que um dos snipers que atingiu o atirador não teve autorização para aatinflvejá-lo antes que ele primeiro fizesse o(s) disparo(s) que atingiu Trump de raspão.
    Concluindo, não foi uma caso de incompetencia(o que já seria muito grave) mas sim de uma conspiração para assassinar o candidato.
    As razões são muito obvias, o boneco do Trump segue a risca os interesses do complexo industrial militar que quer manter as guerras a todo vapor(principalmente a da Ucrania) e Trump já declarou que em menos de 1 hora de conversa ele convence o Putin a acabar com a guerra.
    Para os crentes do apocalipse Trump poderia ser muito bem o anticristo, aquele que promoveria a paz no mundo antes de mostrar a real face. 2 verdades, a 1a. é que as pessoas de boa vontade estão avidas pela paz e segunda o Trump pode muito bem ser este anticristo, na verdade já msotrou sua real varias vezes

    • Os dois são Cristo e anti Cristo, simultaneamente.

      Como diz Thomas Friedman, em outras palavras, será mesmo que não tem ninguém melhor que estas duas tragédias?

  5. Senhor Willy Sandoval , repito , a resposta para esse incidente e evento da tentativa de assassinato do candidato a presidência dos EUA , encontra-se dentro do próprio entorno de Donald Trump , isso é líquido e certo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *