Luciana Amaral e Emilly Behnke
da CNN
A oposição ao governo no Congresso analisa apresentar um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa se soma ao movimento de congressistas que organizam um pedido de impeachment contra o ministro. O vice-líder da Oposição no Senado, senador Eduardo Girão (Novo-CE), está envolvido nas articulações, que ganharam força após uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo indicar que Moraes teria usado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar bolsonaristas.
“Temos também outros colegas, que vocês podem ter notícias em pouco tempo, da Câmara e do Senado, que estão vendo uma possibilidade de CPI com as revelações da Folha de São Paulo também. E eu acredito que isso faz parte do processo democrático, sem pré-julgamentos”, disse Girão em entrevista a jornalistas no Senado.
OUTROS PEDIDOS – O senador também mencionou que já foram apresentados na Câmara pedidos de outras CPIs que miram o STF, mas ainda não avançaram. A oposição quer apresentar um pedido de impeachment contra Moraes em 9 de setembro. A intenção é reunir apoio e aguardar fatos novos do material obtido pela Folha para um pedido mais robusto.
Como a CNN apurou, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não deve pautar um pedido contra Moraes. O senador já teria sinalizado a aliados que ainda não há elementos suficientes para dar encaminhamento ao processo.
Os senadores pretendem iniciar uma coleta pública de assinaturas até o dia 7 de setembro, de modo a assegurar, segundo seus idealizadores, uma força política maior do pedido.
MUITOS MOTIVOS – Segundo Girão, o pedido em elaboração tem mais de dez motivos que justificam o afastamento do ministro. Entre eles, supostas violações de direitos humanos, violação do processo legal, abuso de poder, prevaricação e a utilização indevida de recursos do TSE.
“Vamos fechar no dia 7 de setembro a coleta de assinaturas, o apoiamento dos brasileiros, para no dia 9 de setembro, se Deus quiser, nós apresentarmos na Presidência do Senado esse pedido, que pode ser talvez o maior pedido de impeachment que a gente já tenha tido na história do Brasil”, declarou Girão.
Líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), afirmou que os senadores da oposição devem apoiar o pedido, mas não vão assiná-los como autores. Isso porque cabe ao Senado analisar os processos contra ministros do STF. Assim, segundo Portinho, não haveria “conflito de interesse” na análise.
NO SENADO – Os pedidos de impeachment de ministros do Supremo devem ser protocolados no Senado. Se o pedido for acatado pelo presidente da Casa, é aberto o processo de impeachment que deve começar a ser analisado por uma comissão especial.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ainda defendeu que todos os julgamentos dos quais Moraes participou sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro sejam anulados.
Em outra frente, senadores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretendem denunciar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os magistrados Airton Vieira, juiz instrutor de Moraes no STF, e Marcos Antônio Vargas, juiz auxiliar dele no TSE.
Um olhar de soslaio para as figuras que aparecem na foto, sobressaindo o ogro senador Eduardo Girão, o senador Magno Malta e a deputada Bia Kisses, com aqueles semblantes, que fazem as criancinhas saírem correndo de medo, é o bastante para a minha conclusão, de que Alexandre de Moraes, figura como o mocinho da história.
Alexandre de Moraes e está sendo atacado e ameaçado de impeachment por deputados e senadores da pior espécie. E ainda se dizem, representantes do povo. Brincadeira tem hora né. Só vêem os interesses deles. Querem que o povo se exploda
Sr. Roberto Nascimento,
Que nível, que nível!
Caramba!
É algo inacreditável.
O pior é que essas escórias querem arrumar confusão justamente com Alexandre de Moraes.
Se esquecem que todos sem exceção tem telhado de vidro.
Estamos convivendo diuturnamente com o cheiro de golpe.
Eles trazem sempre a tona assuntos rebuscados.
Só pra conseguir um Impeachment, impossível.
Eles querem anistia dos golpistas e evitar a prisão do inelegível.
De novo não vai dar certo, são de uma burrice sideral.
O que me deixa muito triste é que muita gente aqui na TI, querem ver o circo pegar fogo.
É muito cansativo ver que esse bloco “parlamentar”, nada produz, nada propõe, só vivem pra fomentar o ódio.
É lamentável!
Por outro lado, esse verdevaldo da folinha de são paulo, só causa confusão no país que não é dele.
O que esse sujeito, está fazendo aqui?
Deveria ser expulso e ir causar intrigas lá no país dele.
Mas lá, ele não se cria. Lá o couro come.
Ou então poderia ir pra Venezuela, criar intrigas lá na terra do maduro.
Garanto que esse idiota, não teria 24 horas de vida. Seria “morrido”, sumariamente.
Veja o nível destes infelizes:
https://x.com/GugaNoblat/status/1823899712946126897?t=pq7vdNRVFaZx94Qf-ooOfw&s=08
Um abraço,
José Luis
Outro exemplo : Repetindo o bananinha.
Tremendo puxa saco!
Mas, o que é deles está guardado.
Um abração,
José Luis
https://x.com/GugaNoblat/status/1823899096379167098?t=kymru-rZfaAVZbeZ9PSXjQ&s=08
Patriotas, fontes seguras confirmam que a quarta frota da marinha dos EUA já estão a caminho do Brasil sob o comando do magnifico almirante Elon Musk, seu objetivo é capturar AM e leva-lo para julgamento na suprema corte americana, aguardem mais 72 horas, missão dada é missão cumprida, chegou a hora da onça beber água! Mantenham-se firmes orando para pneus!
É por ti capitão, antes agora e amanhã.. um filho teu nunca foge a luta!
Selva!
Abril de 2024 (Greenwald ainda era considerado um santo pelos aposentados vagabundos locais)
Bem, um já disse que, como a corrupção sempre houve, é inútil querer combatê-la (Miriam Leitau ou, ao pé da letra, Miriam Leital). Agora, o adevogado – que nunca foi molestado pelo governo anterior (e se foi, prove !) – só falta defender a democracia relativa ou a ditadura relativa). Eu mesmo já lhe perguntei onde ele estava enquanto eu sofria agressão e tinha a matrícula condicionada na antiga ETF-RJ. Não respondeu onde estava mas postou um samba do crioulo doido.
Para enganar incautos, de vez em quando, insistem, quando querem criticar a justiça, em dizer que ela só pune os três Pês: Pobres, Pretos e Putas (tenho dúvidas quanto a este último). Esquecem que há um P que é protegido por aquele poder: os Petralhas !
Quando o Intercept (Glenn Greenwald) se meteu na política brasileira, não veio um canalha aqui falar em soberania, desrespeito ao Brasil etc.
Quanto ao Musk, é bilionário sem roubar do povão e isso a esquerda não concebe. E eu já postei o que penso antes: “Invidia cacas est” (A inveja é uma merda). Por quê defendem Assange ? Porque investiu sobre os EUA, só isso. E basta, não ?
Matéria da Veja, de 2021:
Caso do dinheiro na cueca prescreve e petistas escapam da Justiça
Episódio de assessor de deputado flagrado com 100 mil dólares no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, eclodiu na época do mensalão, e…
(Prescrição de crime é prevaricação de juiz)
Airton Vieira de Moraes era o nome de um falecido “juiz” de futebol. Ficaria estarrecido se vivesse hoje. Chamavam-no Sansão.
Só se investiga opositores?
Justiça do Mulá?