Saída da Starlink poderá causar graves problemas e preocupa Forças Armadas

Quem é José Múcio, o 'outsider' escolhido por Lula para ministro da Defesa  - BBC News Brasil

José Múcio, ministro da Defesa, foi avisado pelos militares

Deu no Poder360

Ministro do STF, Alexandre de Moraes determinou na 5ª feira (29.ago) o bloqueio das contas bancárias da empresa Starlink, numa decisão que preocupa as Forças Armadas brasileiras. O Exército disse, em junho, que o rompimento do contrato com a Starlink, empresa de internet por satélite de Elon Musk, poderia “prejuízo para o emprego estratégico de tropas especializadas”. O posicionamento foi enviado ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que o encaminhou à Câmara dos Deputados para atender a um requerimento de informação feito pelo deputado Coronel Meira (PL-PE). 

Apesar desse comunizado, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou, na 5ª feira (29.ago.2024), o bloqueio das contas bancárias da Starlink. A decisão se deu depois de a Corte não conseguir intimar um representante do X (ex-Twitter) no país. O bloqueio não afeta o contrato com o governo federal, mas coloca em risco a atividade da empresa em solo brasileiro.

HAVERÁ PREJUÍZOS – Segundo o parecer do Exército, “entende-se que, no caso de um eventual cancelamento de contrato com a referida empresa, poderá haver prejuízo para o emprego estratégico de tropas especializadas”.  Lê-se no documento: “As capacidades entregues pela empresa proporcionam, entre outros fatores, redundância operacional, elevada confiabilidade, rapidez de instalação, altas taxas de banda, cobrindo grandes distâncias com praticamente nenhuma interferência do terreno ou das condições atmosféricas, bem como de uso em locais sem nenhuma infraestrutura”. 

No parecer enviado à Câmara consta uma lista feita pela Marinha com os contratos firmados entre o governo e a Starlink que estão em vigor. Juntos, eles somam R$ 428.264,34.  Segundo a Marinha, a súbita interrupção dos serviços prestados pela Starlink ocasionaria a “degradação da capacidade de informações meteorológicas e logísticas”. Ainda, poderia “comprometer a segurança da navegação” e obrigaria a procura “por soluções mais custosas”.

A Marinha citou prejuízos a operações de resgate e salvamento. “A capacidade de manter comunicações por satélite faz parte dos Requisitos Mínimos de Comunicações de Navio, visando o envio de informações em tempo real, seja por voz ou dados, essenciais para o gerenciamento das ações desencadeadas em prol da salvaguarda da vida humana no mar ou para o atendimento a situações de crise”, lê-se no documento. 

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Ao ler essa importante matéria, o intelectual Alexandre de Moraes certamente perguntará: Mas quem se interessa por segurança nos transportes aéreo, terrestre e marítimo? Quem se importa com a assistência aos moradores da Amazônia e com as atividades militares e de polícia? Moraes é mesmo um grande patriota, no estilo Homer Simpson. (C.N.)

16 thoughts on “Saída da Starlink poderá causar graves problemas e preocupa Forças Armadas

    • Sai logo, Starlink!
      Será ótimo para os tupiniquins brasileiros atingirem um grau de excelência em comunicação via satélite, colocando alguns milhares, rapidamente, ao redor desta crosta terrestre com alta tecnologia e funcionalidade.

  1. Vem cá!

    Quer dizer que o país inteiro é refém do muskito?

    Custo a acreditar nisso.

    Ele não deve ter o monopólio desse serviço no mundo inteiro. Isso é impossível!

    Não conheço patavinas do assunto, mas devem existir alguns concorrentes da Starlink.

    Pergunto: Como funcionava o Brasil antes da Starlink?
    Com sinais de fumaça?

    Vixe! A que ponto chegamos, pensar que sem esse serviço, voltaremos à idade das cavernas em setenta e duas horas (contém ironia).

    Vou ligar pra Telerj e reservar meu telefone fixo, novamente… vai que…

    José Luis

  2. Ao ler essa importante matéria, o intelectual Alexandre de Moraes certamente perguntará:
    -Quem foi o jênio que deixou o país nas mãos de alienígenas em tão importante função?
    As FA não tem um plano para um eventual problema do gênero?
    Estou curioso para saber as bases de tão importante contrato.

  3. É de patriotas como este ministro, que se elegeu a protetor da pátria, tomou para si, unicamente para si o dever e a obrigação de defender a pátria, sob qualquer circunstância, mesmo prejudicando a “segurança nacional”, só porque para prejudicar um cara que não tem medo dele. Longa vida ao nosso defensor-mor, ele só pensa no nosso bem. Será mesmo?

  4. Imagina um país cuja operação da sua tropa estratégia depende de contratar banda de frequência de um satélite estrangeiro, pior, de um país que não tem nenhum interesse em nosso desenvolvimento e soberania?

    Podia acabar de uma vez com as forças armadas, pelo menos sobraria dinheiro para cumprir a meta fiscal com folga

  5. Homer Simpson é o dono da verdade, ele tem o poder de dizer o que é verdade e o que é mentira. Bate o martelo e PT saudações.
    Homer Simpson ainda não bateu nem vai bater o martelo contra qualquer diatribe do $talinacio.
    A nossa Springfield com nosso Homer fica em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *