Seca na Amazônia é um “sinal evidente” de mudança climática, adverte a ONU

Conselho de Segurança da ONU apoia segundo mandato para Guterres - Jornal O  Globo

Guterres, secretario da ONU, não está nada satisfeito

Jamil Chade
UOL, em Nova York

A seca que atinge a Amazônia tem uma relação direta com as mudanças climáticas. Pelo mundo, fenômenos extremos estão apontando para um impacto real dessas transformações no clima. O recado é do secretário-geral da ONU, António Guterres, que nesta semana é anfitrião para os principais líderes mundiais na Assembleia Geral. Ao responder ao UOL nesta quarta-feira, Guterres insistiu sobre o compromisso do governo brasileiro em reduzir o desmatamento.

“A seca na Amazônia é em larga medida causada pelas alterações climáticas”, disse. “Independentemente disso, o Brasil, naturalmente, sei que está totalmente comprometido com a preservação da selva amazônica, e com o evitar a desmatamento, com a deflorestação da Amazônia, mas os fenômenos a que estamos a assistir hoje são essencialmente de origem climática”, completou.

CÚPULA DO FUTURO – O presidente Lula da Silva desembarca no sábado em Nova York e participa, a partir de domingo, da Cúpula do Futuro. Trata-se de uma iniciativa da ONU para tentar revitalizar o sistema multilateral, em sérias dificuldades.

Para diplomatas estrangeiros e nacionais, os incêndios no país ameaçam sufocar a mensagem do presidente brasileiro, que iria usar os discursos na ONU para mostrar o compromisso do país com o clima, insistir sobre a queda do desmatamento e cobrar os países ricos para que cumpram suas promessas de financiar a transição nos países em desenvolvimento.

Antes de falar com o UOL, ao responder sobre outras crises e incêndios pelo mundo, o secretário-geral insistiu sobre o impacto das mudanças climáticas. “É absolutamente evidente que o agravamento dos incêndios em Portugal, o agravamento das cheias na Europa Central e Oriental, o agravamento das cheias na Nigéria e o conjunto de outros desastres que vemos multiplicar por toda a parte do mundo, tem uma relação direta com o agravamento da crise climática”, disse. “Hoje ninguém tem dúvidas a esse respeito. A crise climática é um fator multiplicador de todas as tragédias a que assistimos”, alertou.

UM NOVO PACTO – Uma das apostas da ONU, neste ano, é a adoção de um documento apontando para uma reforma profunda do sistema internacional e o estabelecimento do clima como um dos pilares desse compromisso dos governos. Mas, com governos profundamente divididos, o documento com o ambicioso nome de Pacto do Futuro apenas faz referências a compromissos já assumidos, indicando meramente a intenção de intensificar os trabalhos. Para alguns dos negociadores climáticos do Brasil, o texto é “muito fraco”.

Para Guterres, “será trágico” se o pacto não for aprovado. “Não podemos criar um futuro adequado para nossos netos com sistemas criados para nossos avós”, argumentou. “A Cúpula do Futuro é um primeiro passo essencial para tornar as instituições globais mais legítimas, eficazes e adequadas ao mundo de hoje e de amanhã. Ela não pode falhar”, completou.

Ainda que a pauta da cúpula vá no mesmo sentido defendido pelo Brasil — de transformação das instituições internacionais — alguns aspectos da declaração final viraram motivos de preocupação ao governo Lula e outros países em desenvolvimento: a insistência de países ricos em vincular a crise climática como uma ameaça à segurança internacional.

GRANDE RISCO – O temor brasileiro e de outras delegações é de que a questão climática possa ser eventualmente transformada em uma questão de segurança, com medidas que poderiam ameaçar inclusive a soberania nacional. Para o Itamaraty, ao dar esse tratamento, o pacto minimizaria as causas das mudanças climáticas, se limitando a tratar apenas de seus efeitos.

Tradicionalmente, o governo brasileiro vem insistindo que cabe aos países industrializados pagar e arcar com a responsabilidade pelas transformações causadas no planeta. Para os emergentes, a crise não é apenas resultado de uma ação recente, mas de décadas de um modelo de produção.

O Brasil também vê com hesitação a incorporação do tema ambiental na agenda do Conselho de Segurança. O Itamaraty considera que o órgão não conta com instrumentos para lidar com as causas das mudanças climáticas e poderia inclusive esvaziar a legitimidade de mecanismos da ONU onde, de fato, o tema ambiental é tratado.

Sujeira sem fim nos igarapés de Manaus: 2,5 mil toneladas de lixo em junho

Esgotos e sujeira sem fim poluem os igarapés de Manaus

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É preciso advertir mil vezes e morrer repetindo: Se o Brasil não parar o desmatamento ilegal, as queimadas e a poluição, a Amazônia acaba sendo internacionalizada. Manaus despeja seus esgotos no rio, sem tratamento. Os igarapés viraram canais de esgoto e lixo. Às vezes, tenho vergonha de ser brasileiro. Nenhum prefeito ou governador se interessa. Dizem que o problema é tão grave que deve ser resolvido pelo governo federal. São políticos nauseabundos. (C.N.)

16 thoughts on “Seca na Amazônia é um “sinal evidente” de mudança climática, adverte a ONU

  1. Prefeito, Governador ou Presidente, ou qualquer espécie de alçados, alcançam seus cargos prometendo, mas são ESTATUTÁRIA E MAFIOSAMENTE proibidos de apresentar soluções, diante de agendados caos e desordens administrativas e econômicas!

  2. “…Manaus despeja seus esgotos no rio, sem tratamento. ….”

    Sr. Newton

    Não estou entendendo como Manaus chegou nesse situação de desespero , foi transformada em Esgoto ao Céu Aberto….

    E veja que interessante quem sentou na cadeira de Prefeito de Manaus, por três mandatos……

    Aquele comunistinha que adorava “fazer” farra com os cartões corporativos em Paris junto com sua esposinha…..

    Arthur Virgilio administrou Manaus por três mandatos (12 anos) e ao invés de ser uma Suiça, Suécia, Noruega, Finlândia, Japão, o máximo que conseguiu foi deixar a cidade no esgoto, igual ao seu Partideco das Trevas Demoníacas…..

    Fora ele teve mais alguns comunistinhas vermes malditos que administraram a cidade, apenas para manter sua “capitânia hereditária” no bolso……….

    Acompanho o Editor-Chefe, tenho vergonha de ser brasileiro e nojo desses escrotos vagabundos bandidos corruptos lixos da pior espécie…….

    aquele abraço…..

  3. Na política brasileira, onde entra grana e privilégios, não cabem respeito à natureza, interesse nacional nem ao futuro dê filhos e netos, e essa tara é comum a comunistinhas e conservadorzinhos.

  4. Senhor Armando :sobre incêndios de Manaus, o ex prefeito Arthur Virgílio, diplomata e ex- senador pelo PSDB, não é comunista.
    Sinceramente, achei um disparate. Essa afirmação não corresponde a verdade.

    E, além do mais, não é só Manaus, a maioria das cidades brasileiras não possui Tratamento de Águas e Esgoto.
    Em Manaus, precisaria quebrar a cidade toda para instalar as tubulações e construir as Estações de Tratamento.
    Outra coisa, muito importante, o Estado é o responsável pela distribuição de Água e Tratamento de Esgoto, a não ser, que firme um Convênio para que a Prefeitura assuma o serviço ou contrate uma empresa privada, como fez, o governador Cláudio Castro, que privatizou a CEDAE distribuidora e ficou com a CEDAE captadora das águas dos Rios. Entregou o filé mignon e ficou com o osso.

    Bem, você não é obrigado a saber as competências dos entes federativos, no entanto, deveria saber, que chamar as pessoas de comunistas, é um elogio e não uma marca do capeta. Os comunistas verdadeiros e não os que se dizem comunas, desejam o bem de todos ressalvadas as competências individuais, porque é um sono de uma noite de verão, que todos os cidadãos possuírem uma mansão, e terem um milhão no Banco.

    Mais, não cola mais, desqualificar as pessoas, por sua opção ideológica, isso é censura, que vocês Atacam tanto, por exemplo, o ministro Alexandre de Morais. Nesse quesito, Armando, qual a sua diferença para Alexandre de Morais? Zero. Você censura os comunistas. Daqui a pouco vão mandar prender todos eles, como foi feito no regime de 1964.

    Liberdade de expressão nos outros é pimenta no olho, no nosso é colírio, dos bons, claro, aqueles que custam 100 reais, de 15 ml.

    • Lenin era um comunista verdadeiro, foi o mandante do assassinato dos filhos e filhas do Czar, entre eles crianças.
      Mao era comunista raiz, o seu desejo pelo bem de todos resultou no assassinato de (por baixo) 60 milhões.
      Guevara era outro da mesma estirpe, como diretor de La Cabana julgou e fuzilou cerca de 600 presos sob a sua custódia.

      Os exemplos abundam e redundam, não há como negar comuna raiz é gente boa.

      Melhor o comentarista Roberto Nascimento retomar a sua manjada cantilena do “fim do comunismo”.

      • Cantilena? Hoje todo mundo vive sob o jugo do capitalismo.
        China e Rússia, são mais capitalistas do que os EUA.
        A Europa está mais além ainda, com inúmeros governos de extrema direita.
        Na França, o Partido de Marie Le Pen, desponta como a maior força direitista radical na Europa. E Victor Orban da Hungria, serve de modelo para a direita radical do Brasil e da Argentina.

        E vocês, cegos para a realidade, querem desviar essa tragédia grega, citando o que não existe mais: Países comunistas.
        Citar Cuba e Coreia do Norte, francamente, estão de brincadeira.

  5. Prezado Armando…Paz e Graça do ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR …..Para sua Casa…

    Na questão da poluição etc…etc..Que o nosso Editor e o prezado tiveram comentários…São situações de longo prazo…e se possível começar com os
    Infantes nas Escolas…com disciplinas específicas do meio ambiente…e programas de saúde…enaltecendo desde cedo as gerações futuras …( hoje adultos…mas infantes no passado)… A cuidarem dos lixos…e resíduos domésticos…e também a economia de água e energia…TUDO..passa pelo ENSINO….infelizmente isso não ACONTECEU ( no passado) e NÃO acontece ( no presente…Salvo raríssimas exceções tipo encontrar um Rubi)…Agora estamos colhendo os frutos deste abandono didático do que é cuidar…zelar…e guardar o Ambiente…
    Lamentável opção…

    YAH O ALTÍSSIMO….NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
    ..

  6. Um ex mandatário, afirmou na televisão, que a floresta Amazônica não pegava fogo, por ser úmida. Foi desmentido pelos fatos.

    Também anistiou 80% das multas aplicadas pelo Ibama. Disse que não ia contratar mais ninguém para o Ibama e o ICM Bio.
    Para piorar, exonerou o Superintendente da PF no Amazonas, por ter apreendido toneladas de madeiras para exportação e as carretas. De castigo transferiu o delegado para Volta Redonda, sabendo que o Ar da poluição da Siderúrgica, CDN é irrespirável.

    Na fatídica reunião de abril de 2020, o Ministro do Meio Ambiente, um tal de Ricardo S, propôs suprimir a Legislação Ambiental, aproveitando que a Imprensa estava preocupada com a COVID.

    É claro, que isso tudo não exime o atual governo, da sua parcela de culpa nessa Pandemia do Fogo, que assola o país. A prevenção: contratação de brigadistas federais, aquisição de helicópteros que desejam água das caçambas acopladas nos incêndios e a criação da Autoridade Climática, tinham que ser feitas.
    É melhor agir antes do que sair para apagar incêndios depois. Mais prevenção e menos contenção, quando a porta já está arrombada.

  7. Falam muito dos incêndios e da seca na Amazônia. Entretanto, o Pantanal está sendo devastado de uma maneira trágica, tanto do lado brasileiro como no lado boliviano. Jacarés, onças, cotias, preás, todos os animais queimados e as árvores virando carvão.

    O Cerrado, também está sendo destruído, em Goiás, no Tocantins, em Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Até no Parque Nacional de Brasília, próximo da sede do Poder central, arde em fogo. Ibaneis Rocha o governador, inerte e inoperante. O Ar em Brasília, segue irrespirável.

    É uma desgraça todos os dias. A Mata Atlântica também sofre a devastação, nesse inverno, mais dilacerado dos últimos 100 anos.

    • Sim, tudo bem, Roberto, mas não esqueça que o Agro segue alimentando a Europa e acarreando dólares sem precisar explicar o fracasso dos estoques reguladores e a fila n o caminhão dos ossos, no governo passado.

    • Isso aí todo mundo sabe, o que os lambe-botas do Luladrão não falam é sobre a incompetência do governo para amenizar o problema.

      Você mesmo escreveu um tratado sobre o assunto e não disse um aí sobre a inação proposital da facção de traficantes que,com o seu apoio, nos governa.

      Criam propositalmente o problema para, com ajuda do representante do CV no 57F (o banDino), enfiar as suas garras sujas no bolso do povo brasileiro.

  8. Segundo Genesis, após cada etapa da criação, o Altíssimo repetia que aquilo era bom, então concluimos que tudo que era bom está sendo destruído por discípulos de quem O antagoniza, conhecidos como multilaterais “Legiões de Satanistas”!

  9. A “Amazônia acaba sendo internacionalizada (sic)”?

    Não confundir a Amazônia (bioma) com o Amazonas (Estado): são coisas distintas

    A Amazônia é uma floresta tropical úmida que se estende pela bacia hidrográfica do rio Amazonas, uma vasta área tropical natural, com área de aproximadamente 6,74 milhões km2, que se estende por oito países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela e Suriname mais o território da Guiana Francesa.

    E a Amazônia é certamente melhor conservada nos outros Países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *