Lembrem o óbvio: se houvesse maior fiscalização, haveria menos queimadas

Queimadas em território florestal.

Na área de encosta o fogo se espalha com mais rapidez

Roberto Nascimento

As queimadas para fazer o manejo da terra e os consequentes incêndios florestais não são invenção brasileira. Muito pelo contrário, existem desde tempos imemoriais e tão cedo isso não acaba. O problema ocorre em todos os países do mundo em que há expressiva produção agrícola, incluindo Estados Unidos, Canadá, Índia, Austrália, Rússia e China.

A União Europeia, formada por países que se incendeiam anualmente, está aproveitando as queimadas provocadas pelos fazendeiros do Brasil e querem boicotar a importação de nossos principais produtos agrícolas e beneficiar os ruralistas locais.

COMO PROVAR? – Criar esse tipo de lei é fácil, mas é muito difícil provar que esse ou aquele produto agrícola é oriundo de desmatamento. Vai ser uma briga danada, porém certamente os países da UE vão arranjar as mais implausíveis justificativas para instituir o boicote.

No mundo inteiro, há fazendeiros que queimam as plantações após o corte, para renovar a pastagem para gado ou fazer o manejo da terra para suas culturas.

O problema aqui no Brasil e em outros países é que passaram a fazer também queimadas para desmatamento, destinadas a aumentar os campos de cultivo ou criação. Assim, deram um tiro no próprio pé, porque passaram do ponto, a seca foi muito mais intensa e espalhou o fogo da destruição pelo mundo, e aqui o Brasil foi praticamente inundado de fumaça tóxica.

PRIMEIRAS PRISÕES -Amazônia, Pantanal, Cerrado e até o interior de São Paulo ardendo no fogo da destruição. Foram além do previsível, o fogo ficou sem controle e a tendência é piorar, porque estamos longe do período de chuvas torrenciais, que começa em novembro. E o calor do verão promete ser avassalador.

 A Polícia Federal acaba de divulgar a prisão de incendiários do Pantanal, procurados desde as queimadas de 2020.

Essas áreas desmatadas pelo fogo estavam sendo usadas para pastagem de gado. Evidente, que pecuaristas de Corumbá estão no foco do crime.

SEM FISCAIS – Se houvesse fiscalização, nada disso aconteceria, porque no Pantanal o produtor agrícola tem de manter como reserva 50% da área de sua propriedade. Se queimou a floresta para ampliar pastagens, é fácil constatar, via satélite, mas não há vontade política.

Se não houver fiscalização, a tendência é acabar o Pantanal e secar a maior parte da região, conforme denuncia a ministra Marina Silva.

Se isso acontecer, esses criminosos vão usar os lobistas do Senado e da Câmara para conseguir bilhões de reais do Orçamento para usar o aquífero (águas subterrâneas) e dar de beber ao gado.

OMISSÃO TOTAL – O que o governador Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, tem feito para coibir esse crime ambiental das queimadas provocadas em áreas privadas? Pelo visto, nada vezes nada.

Essa leva de políticos e de governadores é a pior de todos os tempos. O Brasil inteiro está sendo desmatado, o governo federal está claramente se omitindo e os governadores também nada fazem.

E não há a quem reclamar, porque os três Poderes são cúmplices entre si.  

16 thoughts on “Lembrem o óbvio: se houvesse maior fiscalização, haveria menos queimadas

  1. Para tanto alçados pela servil “Mãe da Impunidade” viiabilizando(provocando) a instauração do criminosamentevermelho e EXTINTOR(Redutor Populacional via Genocídio Benevolente), “Quarto Reich”!

  2. “O Projeto de Retorno à Vida Selvagem Continua Ativo e Sendo Levado Adiante.
    Uma vez que esse plano esteja totalmente implementado, o governo dirá onde você terá de morar, em que poderá trabalhar, se é que terá o direito de viver! Entretanto, o plano é tão draconiano que possivelmente só poderá ser colocado em prática após o Anticristo concluir o ciclo de “purificação” da Terra.” https://www.espada.eti.br/n2298.asp

    • Para aqueles jovens que não vivenciaram a história do Brasil. Eu(Adalberto Gandolfi Greco) passei por tudo isso em 57 anos de vivencias….Só para recordar:
      Graças à evolução tecnológica da modernidade
      com a abertura das fronteiras do Brasil para o resto do mundo,
      o país cresceu, reduzindo a pobreza.
      Mas não foi através do PT
      Então veja:
      A história que precisa ser contada.
      Só para lembrar um pouquinho, do porque que os políticos não sabem a razão das manifestações que acontecem pelo Brasil.

      A HISTORIA É A MÃE DE TODAS AS VERDADES!!!

      1985 –
      O PT É CONTRA A ELEIÇÃO DE TANCREDO NEVES E EXPULSA OS
      DEPUTADOS QUE VOTARAM NELE.

      1988 –
      O PT VOTA CONTRA A NOVA CONSTITUIÇÃO QUE MUDOU O RUMO DO BRASIL.

      1989 –
      O PT DEFENDE O NÃO PAGAMENTO DA DÍVIDA BRASILEIRA, O QUE
      TRANSFORMARIA O BRASIL NUM CALOTEIRO MUNDIAL.

      1993 –
      PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, CONVOCA TODOS OS PARTIDOS PARA UM GOVERNO DE COALIZÃO PELO BEM DO PAÍS. O PT FOI CONTRA E NÃO PARTICIPOU.

      1994 –
      O PT VOTA CONTRA O PLANO REAL E DIZ QUE A MEDIDA É ELEITOREIRA.

      1996 –
      O PT VOTA CONTRA A REELEIÇÃO. (HOJE DEFENDE).

      1998 –
      O PT VOTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA, MEDIDA QUE HOJE NOS PERMITE TER ACESSO A INTERNET E MAIS DE 150 MILHÕES DE LINHAS TELEFÔNICAS.

      1999 –
      O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DO CÂMBIO FLUTUANTE.

      1999 –
      O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DAS METAS DE INFLAÇÃO.

      2000 –
      O PT LUTA FEROZMENTE CONTRA A CRIAÇÃO DA LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL, QUE OBRIGA OS GOVERNANTES A GASTAREM APENAS O
      QUE ARRECADAREM, OU SEJA, O ÓBVIO QUE NÃO ERA FEITO NO BRASIL.
      POR QUE SERÁ?

      2001 –
      O PT VOTA CONTRA A CRIAÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO GOVERNO
      FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
      BOLSA ESCOLA, VALE ALIMENTAÇÃO, VALE GÁS,
      PETI E OUTRAS… BOLSAS SÃO CLASSIFICADAS COMO ESMOLAS ELEITOREIRAS E
      INSUFICIENTES.
      QUASE TODA ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA DO BRASIL, FOI CONSTRUÍDA NO PERÍODO LISTADO ACIMA.
      O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
      HOJE ROUBAM TODOS OS AVANÇOS QUE OS OUTROS PARTIDOS PROMOVERAM, E POSAM COMO OS ÚNICOS CONSTRUTORES DE UM PAÍS DEMOCRÁTICO.
      JÁ QUE O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS DESDE A SUA FUNDAÇÃO, FICA UMA PERGUNTA PARA QUE OS LEITORES RESPONDAM:
      EM 13 ANOS DE GOVERNO, QUAIS AS REFORMAS QUE O PT PROMOVEU NO BRASIL
      PARA MUDAR O QUE OS SEUS ANTECESSORES DEIXARAM?

      Lembre-se sempre:
      “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora, e fazer um novo fim”.

      Esta é uma comunicação oficial do Instituto Endireita Brasil.
      Reenvie imediatamente esta mensagem para toda a sua lista.
      O Brasil agradece.
      Hoje somos apenas 1.340.976, mas poderemos ser milhões, colabore!…
      Envie para seus contatos.

      NÃO VAMOS FAZER COMO OS ALEMÃES QUE EM 1934 “DEIXARAM” O PARTIDO NAZISTA DEITAR E ROLAR, E DEPOIS TIVERAM SUAS VIDAS E A NAÇÃO COMPLETAMENTE DESTRUÍDAS, ASSIM COMO OS CUBANOS E VENEZUELANOS …

      Eu já passei para você…
      Eu já fiz a minha parte…
      O QUE ESTÁ ESCRITO AÍ ACIMA É HISTÓRIA, E NÃO FICÇÃO !!!
      ACORDE !!!l

      • 1) Nasci antes do PT, fiz esta semana que passou, 72 anos…

        2) Sou budista há mais de 55 anos, penso que devemos perdoar o PT porque eles também tem coisas boas…

        3) Cada momento é um momento, guardar mágoa faz mal à saúde…

        4) Não sou PT, sou filiado ao PSB, do Akckmin, do Houaiss, do Francisco Julião, do Ariano Suassuna, da Tabata Amaral…

          • “A Bíblia Proíbe a Autodefesa com Armas?”
            “Quase imediatamente depois de publicarmos o artigo N1320, recebemos uma mensagem de correio eletrônico angustiada de um cristão nascido de novo que de algum modo veio a acreditar que a Bíblia proíbe a autodefesa, com força mortal, se for necessário. Sentimos empatia por ele, porque obviamente estava sendo sincero em suas crenças.

            Para provar seu ponto de vista, ele nos mandou de volta muitos versos da Bíblia. Entretanto, todos eles se referiam à guerra espiritual ou a aceitar o martírio durante os tempos de perseguição. Após tentar mostrar que ele não estava aplicando corretamente as Escrituras nessa questão das armas, nós lhe mostramos finalmente o simples fato que Jesus recomendou que seus discípulos se armassem com uma espada antes de iniciarem seus esforços missionários. Você sabia disso? Veja:

            “E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada. Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a.” [Lucas 22:35-36].

            Durante a primeira campanha missionária, Jesus Cristo deu muitas instruções diferentes. Entretanto, agora Ele estava enviando seus discípulos para construir sua igreja. Ele lhes disse que levassem uma bolsa com dinheiro, e adquirissem uma espada, mesmo se tivessem de vender sua roupa de frio para ter o dinheiro para comprar a arma! Imagine isto, Jesus Cristo disse aos seus discípulos que de tempos em tempos eles teriam de se defender naquele Oriente Médio infestado de crimes de forma que seria melhor estarem armados e prontos para defenderem suas próprias vidas.

            Se esse argumento ainda não o convencer, considere que, no jardim do Getsêmani, quando Judas Iscariotes conduziu os soldados para prenderem a Jesus Cristo na preparação para sua crucificação, os discípulos portavam armas! Veja:

            “E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar. E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem? E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada? E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita. E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.” [Lucas 22:47-51].

            Quando os discípulos perceberam que os soldados estavam a ponto de prender Jesus, perguntaram-lhe imediatamente se poderiam defendê-lo com suas espadas. Espere um minuto! A única maneira de discípulos poderem defender Jesus naquele instante usando espadas é se foram ao jardim de Getsêmani armados com elas! Obviamente, eles não podiam dizer aos soldados: “Esperem mais um pouco para prenderem a Jesus, porque temos de correr até nossa casa e pegar nossas espadas!”

            Repito: a única maneira prática de os discípulos poderem tentar defender Jesus era se portassem armas naquela noite no jardim. Além disso, sabemos que os discípulos não tinham idéia alguma do que estava prestes a acontecer com Jesus naquela noite, caso contrário não estariam tão entediados ao ponto de cair no sono. Portanto, a única maneira em que esses homens — ignorantes dos eventos que se aproximavam — poderiam ter vindo à defesa de Jesus era se já portassem espadas.

            Mas, ainda mais importante, a única maneira como os discípulos poderiam portar espadas em uma noite em que não esperavam necessitar delas, era se portassem rotineiramente espadas escondidas! Os discípulos rotineiramente portavam espadas para a proteção na sociedade impiedosa da Palestina naqueles dias. Além disso, quando o apóstolo Pedro sacou sua espada e cortou a orelha do servo do sumo sacerdote, não visava a orelha, mas a cabeça! Pedro estava tentando decapitar o servo do sumo sacerdote. Ele apenas errou o alvo e pegou a orelha.

            Para garantirmos que compreendemos essa questão completamente, Jesus foi muito cuidadoso em sua declaração ao apóstolo Pedro, enquanto curava a orelha danificada. Tudo o que Ele disse a Pedro ao curar a orelha ferida foi, “Deixai-os; basta”. Em outras palavras, Ele estava simplesmente dizendo a Pedro que precisava permitir que esse evento continuasse, porque estava escrito que o Messias sofreria e morreria pelos pecados do mundo! Lembra-se de que Jesus realmente chamou Pedro de Satanás, quando ele protestou diante da afirmação que Jesus precisava morrer [Mateus 16:23]? Similarmente, Pedro estava agindo aqui em total contradição com o Plano de Salvação criado pelo Salvador de toda a humanidade! Uma vez mais, Pedro estava agindo de maneira a ajudar o plano de Satanás.

            Se Jesus quisesse que soubéssemos que não quer que usemos armas, armas escondidas neste caso, para nos defendermos e nossa honra sagrada, teve a ilustração perfeita naquela noite. Ele poderia ter criticado Pedro e todos os seus discípulos severamente por portarem armas escondidas, e usá-las em Sua defesa. Mas, não os condenou por portarem armas. Ele apenas disse que Pedro deveria permitir que a prisão ocorresse, porque, como já tinha dito, precisaria morrer na cruz.

            Assim, temos o apoio das Escrituras de que Deus não espera que Seu povo simplesmente permita que alguém os ataque sem se defenderem, com força mortal se necessário. Como Pedro estava defendendo seu Senhor amado, compreendemos, além disso, que Deus permite que Seu povo use a força mortal para proteger seus familiares queridos. Visto que muitas pessoas no cristianismo lutam hoje com essa questão, esperamos que essas passagens das Escrituras esclareçam a matéria de uma vez por todas.

            Quanto à questão de o governo tentar nos convencer a entregar voluntariamente nossas armas, podemos somente dizer: “Cuidado”! A maior ditadura da história mundial está vindo em nossa direção como um trem de carga desgovernado. É somente razoável esperar que eles queiram desarmar a população, uma tarefa das mais gigantescas, graças à visão dos Pais Fundadores dos EUA. Devemos resistir a todo o emocionalismo, especialmente aquele lançado contra nós logo após algum disparo em lugares públicos. A experiência na Austrália deve nos dizer, de uma vez por todas, que o remédio que está sendo oferecido para “curar” o problema desses disparos terríveis não funcionará, e é realmente muito pior do que a própria doença.”
            Continua, em: https://www.espada.eti.br/n1329.asp?fbclid=IwY2xjawFc8upleHRuA2FlbQIxMQABHRsH2pasd1zozEg0L6fnBlZ2bLvSaW3FeNPMPC1YHTIVurJO6XxaSSzk6g_aem_CjpM5XyHdnUg334Rs0ZFGQ

      • Permitiria-me agregar mais uma façanha ao PT, Partido dos Trabalhadores que involuiu para Partido dos Trambiqueiros.
        É a essa agremiação trabalhista que devemos a extinção da figura do funcionário público mais querido e útil da Administração Municipal, O GARI!
        Em 92, o PT ganhava uma das primeiras prefeituras, Ribeirão Preto SP, com o candidato António Palocci, quando uma das primeiras providências foi extinguir o emprego dos servidores da Limpeza Pública e de privatizar a atividade.
        Edital de Concorrência publicado, objeto adjudicado caminhões e empregados na rua e pixulecos no bolso, a experiência se alastrou pelo Brasil todo, prefeitos dos dois lados, que dinheiro não tem lado, passaram a ser privatistas desde pequeninhos e ter o caixa particular reforçado. Concluindo, caiu a máscara, o PT, não era protetor dos trabalhadores nem contra as privatizações.

  3. Não adianta fiscalização, se não houver punições duras e sem perdões.

    Multas não pagas ou procrastinadas ad aeternum, punições perdoadas são incentivos à continuação de queimadas ou desmatamentos ilegais.

    É preciso ser mais duro com esses criminosos, muitas vezes acobertados por um sistema que somente vê as coisas imediatistas.

    É necessário que tenhamos mais respeito por quem luta por um meio ambiente melhor. Mas o se vê? A propaganda contra, a ridicularização dos que lutam pela preservação.

    Marina Silva é uma dessas pessoas.

  4. Fogo não se apaga só com conversa fiada de Lula e Marina, governadores e prefeitos

    O descaso com a desordem climática é tamanho, que a fumaça dos incêndios já cobre 60% do território nacional.

    E o que o Brasil precisa é de liderança e organização, competências que o governo Lula (como se sabe) não tem.

    Lula não tem a menor ideia de como resolver o problema das queimadas no Brasil e seu objetivo (como sempre) é apenas se eximir de qualquer responsabilidade pelo descontrole do País no combate aos incêndios.

    Faltam ações coordenadas, sobra demagogia.

    Fonte: O Estado de S. Paulo, Opinião, 19/09/2024 | 03h00 Por Editorial

  5. Meio Ambiente

    Por será que a desenfreada pedição de dinheiro do governo Lula no exterior não teria dado o resultado esperado? Seria porque os estrangeiros já sabem muito quem ele é.

    A frustrada voracidade da pedição de dinheiro no exterior, ‘supostamente para a Amazônia’, começou já em novembro de 2022, quando a então futura ministra Marina, que nem posse havia tomado, foi à COP 27, no Egito, pedir recursos financeiros (sem sucesso) ao John Kerry, enviado climático dos EUA à Conferência.

  6. Meio Ambiente

    Por que a desenfreada pedição de dinheiro de Lula no exterior não teria dado o resultado esperado?

    Seria porque os estrangeiros já sabem muito bem quem ele é?

    A frustrada voracidade da pedição de dinheiro no exterior, ‘supostamente para a Amazônia’, começou já em novembro de 2022, quando a então futura ministra Marina, que nem posse havia tomado, foi à COP 27, no Egito, pedir recursos financeiros (sem sucesso) ao John Kerry, enviado climático dos EUA à Conferência.

  7. O que causa espécie e constrangimento na sociedade é o silêncio constrangedor, a omissão e a leniência do Congresso. Senadores e deputados preocupados tão somente, com as eleições municipais e pautas de seus exclusivos interesses, tais como as Anistias das Multas Partidárias e dos vândalos golpistas do oito de janeiro de 2023, em Brasília.

    É aí, nesse vácuo do Legislativo e também do Executivo Federal e Estadual, que se levanta altaneiro e munido de uma coragem santa, o ministro do Supremo Flávio Dino, que é Relator da ADPF, das Queimadas, protocolado por Partidos de Esquerda , ainda no governo Bolsonaro. Pois bem, Flávio Dino, um magistrado de primeira grandeza, ordenou uma série de medidas para conter as labaredas que cobrem o Brasil de fogo e fumaça tóxica, dentre as quais, a compra urgente de equipamentos, contratação de brigadistas, alocação de recursos do orçamento, a margem do equilíbrio fiscal e sem autorização do Congresso, que não está servindo o país nesse grave momento.

  8. Todas as autoridades da União, tinham conhecimento, aliás, o Brasil inteiro, que a seca deste ano seriam terríveis. Os cientistas e ambientalistas, cansaram de alertar. Mesmo assim, ninguém se preparou para prevenir o desastre.

    O ministro do STF, Flávio Dino, uma luz na escuridão das queimadas, comparou o fogaréu e a fumaça nas florestas virando carvão, um cenário de guerra e destruição, devastando o Meio Ambiente, aí Desastre das Enchentes do Rio Grande do Sul e da Pandemia da COVID 19. Logo, Flávio Dino exigiu o mesmo esforço concentrado, que todos os entes federativos fizeram para o combate das duas Pandemia anteriores, digamos assim, nesta Pandemia das Queimadas.

  9. Parabéns ao ministro do Supremo Tribunal Federal, magistrado Flávio Dino , que se tornou na prática, a Autoridade Climática, que o governo já deveria ter criado e não o fez, até agora. Diante do caos instalado, corre atrás do prejuízo, em meio a fumaça que cobre o país de Norte só Sul.
    Vai demorar, no mínimo uns 20 anos para a natureza devastada, se recuperar, mesmo assim, se as áreas de floresta nativa, destruídas não virarem pasto e plantações de commodities para exportação de grãos.

    Proponho uma Estátua em Praça Pública do ministro Flávio Dino, enfim, uma Autoridade que luta pela preservação das Florestas nacionais.

    Mas, faço um Alerta ao ministro Dino: muito cuidado com o Congresso, principalmente no tocante aos senadores da oposição, que estão visivelmente incomodados com as decisões rápidas do ex- governador e senador pelo Maranhão. Já elegeram um Inimigo para bater e protocolaram na Mesa do Senado, o impeachment de Alexandre de Morais. A boca pequena, dizem, que Flávio Dino é muito mais perigoso na ótica canhestra desses senhores e que pode ser empichado em primeiro lugar, porque, Flávio Dino fez, o que o Congresso deveria fazer e não faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *