Acusação falsa fará Pablo Marçal ser cassado e ficar inelegível por 8 anos

Doador de Marçal teve contas irregulares como prefeito e foi processado por usurpar bens da União

Marçal já perdeu a eleição não importa o resultado dos votos

Pepita Ortega
Estadão

Se a Justiça Eleitoral reconhecer como falso o laudo usado para atacar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) nesta sexta-feira, 4, o candidato Pablo Marçal pode ser cassado e ficar inelegível por oito anos, além de pegar até três anos de prisão por crime contra a honra do rival à Prefeitura de São Paulo e pela eventual falsificação de documento. É o que apontam advogados especializados em Direito Eleitoral consultados pelo Estadão, que veem o possível enquadramento de Marçal em graves crimes eleitorais, além de delitos tipificados no Código Penal.

A maioria dos juristas consultados pela reportagem considera uma eventual prisão de Marçal às vésperas do primeiro turno improvável, mas há divergências. A Lei Eleitoral veda a prisão de qualquer candidato desde o dia 21 de setembro, a não ser em caso de flagrante delito. Assim, caberá à Justiça Eleitoral avaliar se a divulgação, nas redes socais, do laudo com indícios de falsificação configura o estado de flagrância.

PARECE FALSO – A divulgação do documento com indícios de falsificação que atribui a Boulos suposta internação por uso de cocaína já é pivô de ações na Justiça Eleitoral. O candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu à Justiça a derrubada das publicações sobre o laudo. Também ingressou com uma notícia-crime contra Marçal – processo ao qual foi imposto sigilo pelo juízo eleitoral, “por ser mais prudente em razão das medidas cautelatórias”, segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Advogados veem espaço ainda para a impetração, por parte da campanha de Boulos, de uma Ação de Investigação Eleitoral sobre a conduta de Marçal. Os especialistas acreditam que a conduta de Marçal pode ser enquadrada em delitos como: uso indevido dos meios de comunicação social; injúria, calúnia e difamação eleitoral; falsidade documental para fins eleitorais; divulgação de fato sabidamente inverídico; e até associação criminosa.

Esses delitos foram elencados pelo professor Fernando Neisser, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e do Instituto Paulista de Direito Eleitoral (Ipade). Ele destaca a gravidade da publicação de um laudo com indícios de falsidade, às vésperas do pleito, ainda mais tratando de um tema polêmico e que foi objeto de análise durante toda a campanha.

PODE SER PRESO – O advogado aponta a repercussão que Pablo Marçal tem em suas redes sociais – e que ele “sabe que tem” – e entende que o caso configura uso indevido dos meios de comunicação social. Segundo o especialista, os crimes que podem ser atribuídos a Marçal são graves e, “em estado de flagrância podem levar o candidato a ser preso mesmo às vésperas da eleição”.

Na mesma linha de Neisser, a advogada Izabelle Paes Omena de Oliveira Lima, especialista em Direito Eleitoral, vê ainda possibilidade de enquadramento de Marçal por abuso de poder político, considerando a suposta divulgação de informação fabricada, com a finalidade de prejudicar candidato.

O advogado Felipe da Costa, especialista em Direito Eleitoral e Administrativo, soma à lista de possíveis imputações a Marçal o crime de abuso de poder econômico. “A divulgação de laudo supostamente falso, se comprovada tal condição ilegal do documento – o que parece ser o caminho diante das informações conhecidas até aqui – fatalmente será objeto de ação que pode culminar com a condenação de Pablo Marçal”, frisa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Já deu para perceber que Marçal é altamente desequilibrado e se ferrou direto nessa denúncia. Mesmo que ele agora arranjasse um laudo verdadeiro da internação de Boulos, porque isso aí não apagaria o fato de que o primeiro documento era falso. Assim, Marçal já se acabou. Se ganhar, será cassado e ficará oito anos inelegível, igual ao Bolsonaro. Quem for para o segundo turno com Marçal já está eleito. Pode começar a comemorar agora mesmo. (C.N)

14 thoughts on “Acusação falsa fará Pablo Marçal ser cassado e ficar inelegível por 8 anos

  1. Vocês estão condenando o Marçal antes do tempo. A análise pericial do documento já foi realizada, e essa perícia é feita assim no estalar de dedos?

  2. Sinceramente, a alma desse sujeito é criminosa.

    Tem o mal debaixo da pele.

    É um homem perigoso e mais perigoso ainda, são os seus idioters, seguidores deste influencer do mal.

    Pra mim, está claro que o objetivo dele jamais foi ser prefeito de porra nenhuma.

    Ele só quer sair nos jornais, agora, exagerou na dose e poderá ir preso.

    Claro que, preso, não vai de jeito nenhum!
    Ele tem um álibi fortíssimo: É um homem muito rico, e isso pra nossa justiça, já é o suficiente pra deixá-lo livre das grades.

    Ficará inelegível por oito anos, e voltará a nos atormentar de novo. Podem ter certeza!

    Não sei se é possível, mas este sujeito é realmente perigoso, um insano com alto poder letal e justamente por isso, deveria ser banido da política pro resto da vida de lixo que ele tem.

    Como a falcatrua, agora tá na moda, e o criminoso vira mocinho, pra uma boa parcela da nossa sociedade, é bom retirar o escroto da vida pública.

    Seus seguidores são como as mulheres dos traficantes, se excitam em participar dos crimes dos parceiros, mesmo que sendo coadjuvantes.

    O país está INCULTO, e a religião evangélica, está dentro da política.

    Não demorará muito em aparecer um fundamentalista religioso, com milhares de seguidores e querer se arvorar a ser presidente da república.

    Podem achar que estou louco, tudo bem, mas há uma grande possibilidade, eles vem costeando o alambrado e o malacheia sabe disso.

    Estamos F. e mal pagos!

    José Luis

  3. Boa noite, um tremendo tiro no pé ! Não precisava , isso é que é o pior. Deu motivos (de sobra). Na minha avaliação atual pós desastre inesperado é que vai para o segundo turno com chances de vencer mas nem assume . Se bobear cassam a candidatura dele na segunda-feira próxima para não tumultuar a eleição em SP / SP . Provavelmente essa última hipótese prevalecerá. Estava com “a mão na taça”. Mesmo que tivesse um laudo verdadeiro deveria usar (já que joga baixo mesmo) no segundo turno, não agora. O problema é que se vitimizará e virá mais forte em 2026 para presidente. Mais forte porque a politica só piora e a paciência do povo só diminui. Se não ficar 8 anos inelegível vira mais forte mas nessa a meu ver dançou !

    • Viram a rapidez em tirar as redes sociais, divulgar um laudo oficial em pleno sábado, manifestação do TSE , Governador e etc..? Então está ferrado ! Mexeu na caixa de marimbondos porém caiu ao correr das abelhas. Deu pano pra manga . Deu motivos . Cometeu crimes evidentes. Mas ele é milionário , desbocado , folgado e se ficar de fora do jogo eleitoral vai incendiar o país . Para piorar irá protestar com apoio de multidões. Podem escrever. Pode incitar de uma forma o povo “contra o sistema” que eventualmente começará uma disrupção. Uma hora haverá um ponto de inflexão e novo 2013 com o povo nas ruas. Temo que Marçal seja não só o fósforo como também a gasolina nessa história. Ainda haverá muitas consequências. Marçal não é mamãe falei. É milionário goiano. Goiano é povo ousado e doído. Conheço bem .

  4. No Rio, a criatura longeva e malandra de Cesar Maia, Dudu Paes, deve fechar 16 anos enchendo as burras, falando desaforos, zoando o Lula por Atibaia e impune.

    Ramagem nunca quis ganhar esta eleição. Mas conseguiu aparecer.

    Bateu na tecla publicitária da segurança, mas o estrago da prefeitura de Paes é nisso e muito além. Faltou aproveitar todas as oportunidades para atacar.

    Por coincidência, hoje o Rio estava com a guarda municipal em peso.

    Mas o transporte público continua uma porcaria.

    Os serviços tipicamente municipais seguem um lixão a céu aberto.

    Mas a grana rolou nessas três décadas de Lula e Paes.

    E como rolou!!

  5. Sr. Newton.

    Não precisa exame toxicológico para saber que a quadrilha comunista adora se lambuzar nas drogas.

    Enfiam os narizes no pó sem dó.

    São a favor da liberação de todas as drogas.

    Até os pseudos artistas seguidores do cachaceiro de nove dedos são os maiores consumidores.

    Uma dessas maconheira chegou a declarar que as drogas devem ser vendidas em bares.

    O rato de internet apenas usou a mesma tática que a quadrilha sempre usou contra seus inimigos.

    Aquele abraço.

  6. “provei uma vez na adolescência, mas me deu uma diferença de cabeça danada”.

    Tá um cheiro de mato queimado, tá cheirando, pode ser que eu esteja enganado, tem alguém mato queimando…”

    “Tem coca aí na geladeira…”

    😁😂😀😁😂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *