Igor Gadelha e Milena Teixeira
Metrópoles
A decisão do ministro do STF Gilmar Mendes de anular todas as condenações de José Dirceu (PT) na Lava Jato abre o caminho para o ex-chefe da Casa Civil de Lula disputar as eleições de 2026.
Aliados de Dirceu disseram à coluna que o petista mira uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele pretende disputar o pleito por São Paulo, estado com maior número de cadeiras na Casa.
É CANDIDATO – Foi já de olho nas próximas eleições, inclusive, que o ex-ministro passou uma temporada na capital paulista, durante a campanha municipal de 2024, ajudando Guilherme Boulos (PSol).
Ao ser questionado pela coluna na manhã desta terça (29/10), Dirceu não negou a possibilidade de ser candidato em 2026. “Veremos no final de 2025”, disse o ex-ministro de Lula.
Petistas ouvidos pela coluna dizem não ver problemas na candidatura de Dirceu à Câmara em 2026. Segundo essas fontes, mesmo após o mensalão, o petista mantém forte influência no partido.
FORA DO GOVERNO – Os aliados de Lula rechaçam, entretanto, qualquer possibilidade de o ex-todo poderoso ministro da Casa Civil voltar a ocupar um cargo no terceiro mandato do petista à frente do Palácio do Planalto.
Conforme noticiou o Metrópoles, Gilmar Mendes anulou todas as condenações contra José Dirceu na Lava Jato. O ex-ministro havia sido condenado pelo então juiz Sergio Moro em 2016.
Juntas, as condenações na Lava Jato somavam 23 anos de prisão. Ele foi condenado por crimes como corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro. Agora, Gilmar Mendes estendeu os efeitos da decisão da 2ª Turma do STF, que havia declarado Moro suspeito para atuar em processos contra Lula, e anulou as condenações de Dirceu.
Vergonha. Vergonha nacional.
Era o que tinha que ser feito. Podem colocar mais essa na conta do casalzinho Moro e dalagnol.
Caro Rafael, você conta com alguns comentários e posições acertados e até elogiáveis, não estrague seu histórico e currículo com comentários tão despropositados como esse. Desculpe, mas atingiu o bom senso,
Por falar em STF por onde anda o André do Rap?
Brasil, uma fossa aberta!! Nojo 🤮
Essa é uma prova cabal de que os juízes do STF , não ligam á mínima para a Hierarquia jurídica institucional do Brasil ” , ao jogo no lixo todo um trabalho multidisciplinares de combate a corrupção , com base em informações de escutas ” clandestinas e criminosas ” e fazer uso delas , nivelando todos os multiprofissionais por baixo e tratando-os como se criminosos fossem , mas salvo conduto aos verdadeiros criminosos e lesa-pátria .
Uma seleção de encastelados agentes estrangeiros desmantelando o Brasil!
Que entrem na Câmara Funeraria e o mais rápido possivel.