Lula já tem ministro-marqueteiro, só falta arranjar uma marca melhor

Ministro Sidônio Palmeira toma posse em cerimônia com Lula — Foto: YouTube/Reprodução

Lula empossa Sidônio Palmeira como seu novo ministro

Josias de Souza
do UOL

No comitê eleitoral, o marketing político é uma atividade-meio. Seu propósito é vender esperança. Ao transformar o marqueteiro de 2022 em ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do Planalto, Lula como que se rende à evidência de que o resultado dos dois primeiros anos do seu terceiro governo não correspondeu a todas as expectativas.

Empossado formalmente no comando da Secom nesta terça-feira, Sidônio Palmeira passará a manejar o marketing como atividade-fim. Sua missão agora é construir um enredo capaz de evitar que a conversão da esperança em decepção comprometa a competitividade de Lula para 2026.

EFEITO TRUMP – A lufada de centro-direita da eleição municipal e a volta de Donald Trump mostraram à esquerda que já não basta defender a democracia. É preciso conectar o regime à geladeira.

No Brasil, como nos Estados Unidos, a macroeconomia não vai mal. O PIB cresceu acima do esperado, gerando empregos formais e melhorando a renda. Mas a inflação, sobretudo a dos alimentos, atiça o fantasma da impopularidade.

A aproximação das linhas de aprovação e reprovação do governo nas pesquisas mostrou que algo vai mal. Em dois anos, Lula 3 não conseguiu transmitir uma simbologia, uma marca. Programas sociais são vistos como direitos adquiridos.

ALGO NOVO – Cobra-se agora, além da picanha prometida em 2022, solução para o que parece insolúvel —o combate ao crime organizado, por exemplo. Ou proteção social para trabalhadores sem CLT.

Nesse contexto, o problema do governo não se restringe à debilidade da comunicação. Falta a Lula algo novo para expor na vitrine.

12 thoughts on “Lula já tem ministro-marqueteiro, só falta arranjar uma marca melhor

  1. Quem disse que a Economia vai bem? Só se for no curtíssimo prazo e pra quem está no estupor coletivo.

    O ciclo o da sustentação do crescimento via despesas correntes e incremento da dívida esgotou-se.

    O negacionismo econômico da oligarquia estatal jurássica patrimonialista da nossa Velha República Tardia até que resistiu bem até a Dilma III. Não creio que os Manuais de Macroeconomia poderão continuar a ser jogados no lixo. A menos que a censura os coloque tarja preta.

    A única diferença é que o Painho não terá como colocar uma outra Dilma pra segurar a bomba, que fora de efeito retaradado.

    Parece que o Haddad não receberá como consolo a Presidência do Banco do BRICS. Pois, nem a oportuinidade de quebrar o país de novo, como sucessor do Painho, terá.

    Esqueceram de ligar o temporizador!

    ______________

    P.S: quando a imprensa amiga, começa a expor os bós da oligarquia, é porque o “trem tá feio”.

  2. Logo, logo, veremos os oligarcas que estão dando de galo, piando igual pintinhos na chuva!

    Estão entrando em contradição com as forças produtivas. Tornaram-se um fardo muito pesado pra quem realmente produz riquezas.

    Sem índices econômicos extraordinários, sem chance de continuarem sua pantomínia. O Painho e a Amante andam detonando com o mercado (financeiro) que é justamente quem lhes está dando sobrevida, comprando, ainda, os títulos da Dívida. Papo furado!.

    Embora a venda de títulos esteja cada vez mais difícil por causa da enorme desconfiança nos oligarcas roedores da riqueza nacional.

    Cuspir no prato que come, é fatal!

    • Na moral…meus nobres Tribunarios…

      Estão estragando..Tudo…livraram um bandido criminoso…manipularamas urnas…fizeram a merda toda…com agora estamos vendo…de 22 ministérios…a desgraça foi para 39…judiciário…legislando…aumentado salários a mil por cento…etc..etc..
      E ainda acham que estes dois canalhas…um ladrão descondenado…o outro um covarde falastrão…medroso…traidor…São as opções para a próxima ELEIÇÃO presidencial?
      Com certeza a bala vai comer…quem viver verá…
      Estamos vivendo o resultado do que plantamos…..MAS sempre há tempo de arrancar a desgraça maldita…e buscar novos tempos de progresso…paz e distribuição das riquezas…pelo trabalho individual e coletivo..
      Chega destas fraudes…filhos malditos…da pátria espoliada .e explorada..

      Basta…Chegou a hora de buscarmos uma via…voltada para a PAZ e progresso social.

      Oi isso…ou a bala entre irmãos da pátria…

      YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
      .

  3. Marca melhor do que o do eleitoreiro Bolsa-Família será muito difícil:

    Bolsa Família: Um mecanismo de ‘compra de votos’

    O Bolsa Família, que foi transformado num ‘mecanismo institucionalizado de compra de votos’, conforme Zé Dirceu, é uma marca reconhecida pelo eleitorado como ‘propriedade’ exclusiva de Lula e do PT, e intransferível portanto.

    Tanto que Bolsonaro, mesmo tendo mudado o nome do programa para ‘Auxílio Brasil’ e mais do que triplicado o seu valor médio, de R$ 191,00 para R$ 676,00, além ampliar o número de famílias beneficiárias de 14 milhões para 21,6 milhões, com fins eleitorais, não conseguiu se reeleger com essa ‘jogada’.

    E mais: Com a ‘estratégia’ de fortalecer o programa e ampliar o número de beneficiários, pensando em ganhar a eleição, Bolsonaro acabou ironicamente beneficiando Lula, seu principal concorrente e ‘dono da marca’ Bolsa Família, que se elegeu com a ‘grife’.

    Acorda, Brasil!

  4. Josias de Souza

    “Falta a Lula algo novo para expor na vitrine..””

    Que tal colocar na vitrine filé mignon ou invés de picanha,

    Que tal colocar na vitrine Wisky Ballantines ao invés da cervejinha…..

  5. ALGO NOVO – Cobra-se agora, além da picanha prometida em 2022, solução para o que parece insolúvel —o combate ao crime organizado, por exemplo. Ou proteção social para trabalhadores sem CLT.

    O trabalhador não quer mais essa carcomida CLT…

    Não ouvem o povo e querem dar palpites direto dos Apart-Mansões da vida para saber o que o povo quer ou não…..

  6. Com os bancos pagando 15% em papéis isentos de IR podem imaginar o tamanho da inflação que está vindo. Vai faltar marqueteiro para livrar o Lula da derrota histórica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *