André Marsiglia
Poder360
Ampliar a liberdade de expressão nas redes sociais não é um fim em si mesmo para Donald Trump, mas o primeiro passo para um desenvolvimento econômico liberal mais amplo em todos os países nos quais as redes sociais estão.
Por essa razão, Elon Musk, dono do X, participará do governo, e por esse mesmo motivo será uma preocupação de Trump a forma com que o governo e tribunais brasileiros tratam o tema.
ABSOLUTISTAS – Se olharmos pelo o retrovisor da história, os Estados absolutistas concentravam em si não só poder político, mas também econômico. Assim, a liberdade de expressão, nascida como um direito conquistado pela burguesia para se contrapor ao Estado, servia também para dinamizar as relações econômicas e financeiras daquela emergente burguesia.
Se entendermos nosso momento atual, perceberemos que a liberdade de expressão que circula nas plataformas das big techs tem função semelhante, impulsionando um gigantesco guarda-chuva de negócios.
Se em algum país a liberdade é tratada de forma excessivamente restritiva, uma imensidão de relações comerciais murcham, encolhem-se e afetam o desenvolvimento econômico do país e, em efeito dominó, dos demais países onde estão estas empresas.
PREJUÍZO ENORME – Quando em 2024 o X (ex-Twitter), foi suspenso no Brasil, uma audiência pública realizada no Senado pela Comissão de Assuntos Econômicos estimou que se a suspensão durasse um ano, o prejuízo causado ao Brasil seria nada mais nada menos do que R$ 10 bilhões.
Assim como na transição do absolutismo para a modernidade, a liberdade de expressão nas redes sociais é hoje um instrumento importante de desenvolvimento econômico das nações.
Não à toa, governos mais autoritários, com economia muito centralizada, ressentem-se de que as redes sociais tenham liberdade de expressão e comercial amplas, receando que possam violar a soberania dos Estados. Foi, inclusive, um dos argumentos utilizados pela Corte brasileira para suspender o X no país.
INTERESSES LIBERAIS – A chegada de Trump ao poder e a necessidade de que priorize os interesses liberais, responsáveis por seu sucesso nas eleições, fará com que se dedique ao tema da livre circulação de ideias nas redes sociais, fazendo assim também circular o desenvolvimento de negócios criados.
A insistência do governo brasileiro e de nossa Suprema Corte em restringir a liberdade de expressão nas redes sociais pode causar um embaraço nas relações entre os países que vai além das questões de ordem ideológica.
Notem, é bem mais sério, as rupturas possíveis podem ser graves, pois de ordem econômica.
Suspensão do X causou um prejuízo de 10 BI? Para quem?
Liberdade de expressão nas redes x desenvolvimento econômico liberal? Trump quer isso?
Bah. Cada qual pode escrever o que quer, mas bobagens para enganar incautos é algo que merece críticas.
A libertinagem de expressão causa prejuízos, isso é certo. A liberdade de expressão é necessária, desde que não cause prejuízos a outrem.
Os geniais e maravilhosas foguetes cósmicos foram criados pelos grandes e admiráveis cientistas espaciais, enquanto que os estúpidos, idiotas, grotescos e barulhentos foguetes de artifício são lançados por bestiais toupeiras espaçosas! (L.C. Balreira).
Os fanáticos religiosos e fundamentalistas mitológicos teocráticos jamais entenderão como a vida começou na Terra. Como as doenças retroagem, ficam espontaneamente, naturalmente, curadas, enquanto acreditarem no poder de deuses miraculosos, e não na força de vontade dos átomos e das moléculas! L.C. Balreira).
Quo vadis, trump? jeová, Jesus Cristo, Espírito Santo não querem planejamento familiar, nem aborto! Para onde irão imigrar a ‘’escória ‘’ econômica e financeira cristã? Durante a Idade das Trevas sanguinárias e apocalípticas das guerras e carnificinas entre cristãos e evangélicos do início do século XVI começou a saga de fuga dos imigrantes da Europa infernal para as Américas. Chegara a hora dos párias e das escórias financeiras do Velho Mundo, por milênios aterrorizados, perseguidos, presos, torturados, escravizados, exterminados, dizimados, fazerem o mesmo com as ‘’escórias’’ sociais e culturais dos nativos do ‘’Novo Mundo’’ e dos negros africanos. Com esses grandes êxodos ou diásporas cristãs, as castas dominantes da Europa (Nobrezas, cleros cristãos, castas militares) tiveram um certo alívio. A Família Trump era escória ou nobreza imigrante? De qualquer forma, o Planeta Terra não tem mais terras disponíveis para migrações, emigrações, imigrações! Está tudo dominado! Os micróbios humanos cresceram e se multiplicaram, dominaram a Terra! Aleluia! Deus é grande! L.C. Balreira).
Netanyahu! Hamas! Os inocentes que vão morrer vos saúdam? Benjamin Netanyahu, o carniceiro de Israel, é o principal responsável pela matança que as hienas sanguinárias do Hamas praticaram em 7 de outubro. Todos em Gaza sabiam há mais de ano antes do ataque; certamente, Netanyahu e suas bestas religiosas bíblicas fundamentalistas, também o sabiam. Jerusalém, Palestina, Judá, Israel, etc., é uma terra amaldiçoada há mais de 5 mil anos, mesmo antes de Sargão I. Os Hebreus/Judeus imigraram para o Egito e lá ficaram por mais de 400 anos, de acordo com a mitologia bíblica, sendo que muito antes dos judeus os Jebuseus ocupavam Jerusalém. É a lei do mais forte! Para Netanyahu e sua corja teocrática fundamentalista dominante não importa os danos colaterais; o importante é o poder e sem territórios invadidos não há poder. A História humana nada mais é do que isso, há mais de 200 ou 300 mil anos! Só que agora está tudo dominado, não existem mais terras devolutas, a não ser terras estatais! Para a casta política e teocrática sanguinária do Hamas também não importa quantas crianças, mulheres, idosos vão ser despedaçados pelas bombas fornecidas pelos deuses cristãos dos EUA! Território acima de Tudo, deuses e suas castas estatais dominantes acima de todos! L.C. Balreira).
O Brasil, ora pois…, por sua “corrupts passividade” é e será um continuado “laboratório”(Do Brasil, As Cartas Na Mesa) , haja visto controvérsias, em:
https://youtu.be/Vi07PMqQ2wY?si=RahCn-k-MxzMAn5d
Ué! O Google também? Kkk…
Google não vai incluir fact checking na busca e no YouTube, revela site
https://canaltech.com.br/mercado/google-nao-vai-incluir-fact-checking-na-busca-e-no-youtube-revela-site/
A esquerda gosta de muito estado e pouca liberdade.
É assim no mundo socialista.
Fascismo
“Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado” do ditador Benito Mussolini, na década de 1920.
Nazifascismo e socialismo é o jogo.
Os fascistas acusam os liberais de fascistas.