Carlos Newton
Um fato concreto. O Brasil e o mundo estão sofrendo a fase mais surrealista já vivida pela política. Embora estejamos participando da mais veloz evolução científica e tecnológica da História, com a Inteligência Artificial demonstrando que veio para ficar, a humanidade ainda está cercada de velharias por todos os sete lados, que desperdiçam nosso tempo discutindo direitos a preferências sexuais e a aborto, ao mesmo tempo em que se curvam aos carcomidos dogmas ideológicos de direita e esquerda.
Aqui no Brasil, é insuportável constatar que há pessoas inteligentes e preparadas perdendo tempo em discutir se Lula é melhor do que Bolsonaro ou se Donald Trump significa a recuperação do capitalismo frente ao temido fortalecimento do socialismo.
REDES SOCIAIS – Outra alienação coletiva são as redes sociais, cuja principal serventia ainda é ampliar ao máximo a vaidade de cada imbecil que consiga atrair seguidores.
É impressionante o número de comentaristas que surgem a cada dia na web, dando as opiniões mais ridículas sobre temas políticos, econômicos e sociais. São chamados de influenciadores, há quem acredite neles e eles enriquecem à custa dos trouxas.
Praticamente todos estão ficando meio esquizofrênicos, vivemos uma existência paralela, com a grande maioria digitando celulares e espalhando as notícias mais absurdas. Foi preciso até proibir os celulares nas salas de aula, vejam a que ponto chegamos.
PESSOAS ELETRÔNICAS – Nos transportes coletivos, é raro ver pessoas conversando. Cada passageiro fica ligado no celular, e até o motorista usa o dele, toda vez que tem de parar no sinal, é impressionante.
Nesse admirável mundo novo (que Aldous Huxley nos perdoe…), a imprensa tem papel fundamental. Por mais críticas que receba, a velha mídia passou a ser um farol a nos iluminar. Se não houvesse os portais, os sites e os blogs de veículos de informação, não tenho ideia do que poderia acontecer à humanidade.
A meu ver, a única coisa capaz de nos salvar é a morte. Se os líderes políticos vivessem para sempre, conforme anseiam, é claro que não haveria democracia. Estaríamos todos, no mundo inteiro, submetidos a uma ditadura implacável, que controlaria cada um de nós como seres ”ex-machina”.
###
P.S. 1 – Diante dessa realidade, bendita seja a morte! Porque ela funciona como algo absolutamente divino, ao igualar todos os seres e colocar os políticos em seus devidos lugares.
P.S. 2 – Mas nem tudo está perdido. Talvez os homens aprendam, algum dia, a obrigar seus líderes a fazer as coisas certos, como Sidarta Gautama, o Buda, preconizava cinco séculos antes de Cristo. Quando isso ocorrer, estaremos vivendo no paraíso. (C.N.)
P.S. 1 – Diante dessa realidade, bendita seja a morte! Porque ela funciona como algo absolutamente divino, ao igualar todos os seres e colocar os políticos em seus devidos lugares.
Tragam um Oscar para o Editor-Chefe.!!!
Mais uma frase para estampar todos os Outdoors deste Páis….
E alguns políticos serão colocados naquele lugar maravilhoso que é a Churrasqueira do Juizo Infernal, onde lá estão, karl max, josefino stalinho, pol pot, mussulino, bigodinho da alemanha, mao tsé tang-teng-ting-tong, kim li sung, kim jong , sadam, gaddafi, idi amim dada, coveiro, guerra……
Em breve mais um assado para a Churrasqueira….
aquele abraço
1) Licença… o nobilíssimo comentarista, a meu ver esqueceu o Hitler. segundo li alhures, o espírito dele está numa prisão de segurança máxima no planeta Plutão… vai ficar lá um tempo e depois vai reencarnar…
2) Buda dizia que o inferno não é eterno… como tudo…é temporário …
Dois Óscares, um para o editor e outro para o comentarista que nomeou os hóspedes da Churrasqueira Infernal.
O senhor esqueceu dos ‘nossos’ Fidel e Tche, cujas barbas ao sapecarem federiam a churrasqueira toda.
Os candidatos que ainda estão vivos, não perdem por esperar, a fila anda.
1) Editorial inspiradíssimo, mais uma vez, parabéns CN !
2) A meu ver, o bom da morte é que tem a reencarnação, que muitos chamam de renascimento e outro tanto de ressurreição…
A reencarnação é a salvação da lavoura, digamos assim, querido amigo Antonio Carlos Rocha.
Forte abraço,
CN
“Disconcordo”, dizia meu amigo Sabiá! Porque dar segunda ou sucessivas chances à quem demonstrou não se digno nem da primeira rebelde e desumana existência?
Tipo STF, é muita sado-masoquista colher de chá experimental, à genetica delinquente!
Vejam o exemplo da reeleição, considerada reencarnação de meliantes, no que resultam, acaso mudam de comportamento?
Acho que talvez em alguns paises do norte da europa isso talvez seja uma realidade:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47198240
https://forum.adrenaline.com.br/threads/merkel-nao-da-carona-ao-marido-em-aviao-oficial.396501/
Porém, aqui nessa terra onde se plantando tudo dá, isso é uma utopia. Enquanto aqui vemos isso:
https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-leva-comitiva-com-mais-de-100-autoridades-a-onu/
Tem trem muito esquisito mesmo.
Por exemplo, a assim chamada esquerda identitarista defendendo a ditadura iraniana de extremíssima direita, que enforca mulheres por “não usarem o hijab”, assim como apoia o Houthis, que crucifica gays.
As ideologias putreficaram. Pautadas por gêneros como costumes ou economia, perderam o essencial e macro-determinante, o processo civilzacional, que toca ao desenvolvimento de nossa humanidade.
As retroideologias políticas deixaram de ser concepção de mundo para ser alienação da realidade, culto a personalidades duvidosas e conversão da politica em seita fanática, cega.
Assim criam-se fundamentalistas delirantes no seu hospício da realidade paralela. O inferno são os outros. É-se o não si, o ser é o que o outro não é.
Entretanto o tempo não para e estas contradições gerarão uma solução, tal como a destruição criativa.
Vivemos um processo de ruptura em nossa consciência ao tentar simplificar em duas ou três conceitos a realidade absolutamente complexa.
É o “ceteris paribus” dos economistas.
Quer gente mais reacionária que a “proguesista”. No caso da lulesista, é sustentáculo da nossa Velha República Tardia.
Senhor Carlos Newton , uma coisa é ” líquida e certa ” , os líderes políticos mundiais só tomarão ” TENÊNCIA ” , quando as mesmas tragédias que eles provocam na sociedade , chegarem e entrarem em suas casas .
os ‘influencer’ passaram a existir a partir dos ‘idioter’…
90% dessas anormalidades se deven à submissão “estatutária” que os fazem mais internacionais “cidadãos do mundo”, do que ligados à desassemelhados em suas cidades ou estados, tornando-os LOCUPLETOS gananciosos, desalmados e apátridas!
Não esqueçamos que os político são reflexo da sociedade. Sempre foi assim e quando substituídos, pouca coisa muda. As desigualdades estão aumentando, em vez de diminuírem e quando algo é proposto para tentar melhorar o abismo dessas desigualdades, há uma tremenda propaganda contra, pois quem tem benefícios não quer abrir mão deles, principalmente os que possuem mais. E pior, isso passa despercebido, uma verdadeira corrupção moral.
Concordo que com o progresso das comunicações, com a ascensão das redes sociais, parece que pioramos. Fizeram aflorar os piores instintos piores das pessoas, pois a ilusão do anonimato permitem que escrevamos qualuer barbaridade, coisa que antes guardávamos no subconsciente.
A proliferação de fake news, aliada com a preguiça de pesquisar para uma análise mais séria, reforçam as nossas convicções, por mais estúpidas que sejam. Muitas defendem esse tipo de comunicação (libertinagem de expressão\) como sendo “libeerdade de expressão”
A comunicação ficou concisa e com pouco conteúdo, mas apreciada pela maioria da população.
Será que isso veio para ficar? Espero que não.
Sr, José, a sua “libertinagem de expressão” valeu mais do que o inteligente e atualíssimo artigo de nosso Editor e a profícua e criativa safra de comentários dos colegas, embora algumas obsessões não consigam ser alijadas.
Do meu lado, discordo do articulista na sua sugestão de salvação desta muvuca eletrônica esquizofrênica, prefiro ficar por aqui para ver como a coisa acaba, sabe? questão de curiosidade.
Amigo Carlos, artigo lúcido e oportuníssimo. Meus sinceros parabéns!!!
Gratíssimo por suas palavras, amigo Fernando Moreno. Vamos em frente, trocando ideias.
Forte abraço,
CN
É o sistema, “estúpidos”, como diria o Clinton, que moldado pelo Homens, molda os Homens, que feitos naturalmente a imagem e semelhança de Deus passam a ser a cara e conteúdo do sistema feito pelo Homem. Não é à toa que há cerca de 40 anos tenho teimado com isso e, por isso, propondo o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, no bojo da Revolução Pacífica do Leão, a reinvenção do Brasil, da política luso-tupiniquim-agregados e, por conseguinte, da vida para melhor, muito melhor, do conjunto da população, com a nova via política extraordinária, o novo sistema… http://www.tribunadainternet.com.br/2025/01/27/a-unica-esperanca-da-humanidade-e-obrigar-os-politicos-a-fazer-a-coisa-certa/#comments