![](https://www.swissinfo.ch/content/wp-content/uploads/sites/13/2025/02/f32a921dbd1e503ee5d08abe882f76bd-88861283.jpg?crop=1px,0px,1022px,682px&w=880&ver=40815e26)
Ministro afirma que medidas unilaterais são contraproducentes
Pedro do Coutto
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o Brasil não tem intenções de entrar “numa guerra comercial” com os Estados Unidos, apesar das tarifas norte-americanas às importações de alumínio e aço.
“O Brasil não estimula e não entrará em nenhuma guerra comercial, somos sempre a favor do fortalecimento do livre comércio“, disse. Com 4,08 milhões de toneladas de aço exportadas para os Estados Unidos em 2024, o Brasil é o segundo maior fornecedor norte-americano, a seguir ao Canadá.
DISCUSSÃO – Questionado sobre um possível aumento de impostos sobre os produtos norte-americanos como forma de retaliação, Padilha respondeu que “o governo não teve qualquer discussão sobre o assunto. O Presidente Lula sempre disse claramente: ‘a guerra comercial não faz bem a ninguém’”, apontou. No final de janeiro, porém, o presidente Lula da Silva tinha dito: “É muito simples: se ele [Donald Trump] taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade na taxação dos produtos que são exportados dos Estados Unidos”.
Após o anúncio das tarifas, o ministro Fernando Haddad disse que medidas unilaterais deste tipo eram contraproducentes para a melhoria da economia global. Haddad, no entanto, disse à imprensa que o aumento das tarifas aduaneiras “não é uma decisão contra o Brasil”, mas uma medida que se aplica a “todo o mundo”, e que Brasília acompanha as reações das outras capitais enquanto faz uma avaliação da posição a adotar.
PREOCUPAÇÃO – As empresas brasileiras, por sua vez, manifestaram preocupação e pediram que se encontrasse um ponto em comum. “Lamentamos esta decisão e vamos agir procurando o diálogo para mostrar que há formas de a reverter”, afirmou a Confederação Nacional da Indústria, em comunicado.
O forte aumento das tarifas alfandegárias para o aço e também para o alumínio “pode afetar significativamente as exportações brasileiras nestes setores”, reagiu a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), na terça-feira. “A Amcham espera que os governos do Brasil e dos Estados Unidos procurem uma solução negociada para preservar o comércio bilateral, que tem batido recordes nos últimos anos”, acrescentou.
Os próximos passos serão decisivos para ver se o Brasil e os Estados Unidos encontrarão um equilíbrio necessário capaz de evitar uma concorrência predatória que, uma vez colocada em prática, levaria a um aumento de preços que não beneficiaria ninguém.
Estados Unidos e Rússia foram ‘aliados’ na guerra contra a Alemanha de Hitler
Ao ‘entregar’ território da Ucrânia de Zelensky para Putin e conversar ‘amistosamente’ com o ditador russo, Trump não estaria fazendo ‘média’ com a Rússia buscando trazer o ‘império soviético’ para o mesmo lado dos EUA na ‘guerra’ contra China de Xi Jinping?
Nesse mesmo sentido, Trump até já restabeleceu ‘diálogo’ com ditador Maduro da Venezuela, aliado da Rússia.
” Os países não têm amigos; têm interesses”
Henry Kissinger
Lendo a história, os judeus já foram aliados dos muçulmanos (persas) contra os cristãos. Hoje são aliados aos cristãos contra os muçulmanos.
Ha pouco mais de 70 anos, os EUA eram aliados da China, contra o Japão. Hoje são aliados ao Japão, contra a China.
Até parece que um país bananeiro, subdesenvolvido, mergulhado na corrupção, com baixíssimos níveis de produtividade, econmia dependente poderia “entrar em guerra comercial” com os EUA, que nem a China (país capitalista avançado) entrou, como a patezada estava torcendo. Não é idiota e sem noção como.
Os delírios de grandeza do Painho e seus seguidores fanáticos seriam cômicos se não fosse trágicos.
____________
Ainda mais pra quem disse que a vitória do Trump seria a “volta do fascismo e nazismo”.
Painho, nosso anão diplomático, anda bastante pianinho.
05/02/2025 08h42
(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nesta quarta-feira que o Brasil pode retaliar os Estados Unidos com tarifas de importação caso o presidente norte-americano, Donald Trump, decida impor taxas aos produtos brasileiros.
O governo sabe que uma guerra comercial será extremamente ruim para o Brasil e vai ter que engolir o elefante e sorrir como se fosse caviar. Depois de todas as trapalhadas do Lula, da Janja e do Moraes até agora, tá saindo muito barato. Pode ficar muito pior.
Estados Unidos e Rússia foram ‘aliados’ contra a Alemanha de Hitler
Propondo ‘entregar’ território da Ucrânia de Zelensky para Putin e conversando ‘amistosamente’ com o ditador russo, Trump não estaria tentando trazer a Rússia para o mesmo lado na ‘guerra’ contra a China do imperador Xi Jinping?
Nesse sentido, Trump até já restabeleceu, no mês passado, ‘diálogo’ com ditador Maduro da Venezuela, aliado da Rússia.
Sério? E ele vai fazer o que? Vai taxar o que? Vai proibir os americanos de vir para o Brasil e de lambuja ainda vai deportar os que aqui estão?
Tem que enfiar o rabinho no meios das pernas e não fazer mais lambanças, as que fez até agora já foram suficientes para azedar o humor do galego americano.
Outro dia a esquerdista Deutsch Welle da Alemanha, fez uma reportagem bastante negativa sobre o avô do Trump. que nasceu, viveu e morreu na Alemanha.
O objetivo era óbvio, denegrir o presidente americano.
Soberania não significa auto-determinação nas relações econômicas.
E devemos observar que o Trump usa a extrafiscalidade da taxação das importações para conseguir certas condutas, consoantes com os interesses norte-americanos. Pro Mexico e Canadá foi a questão do tráfico de drogas nas fronteiras.
Aí que mora o perigo. E se Trump exigisse que o Brasil comprisse todos os tratados de é signatário de combate à corrupção, que prejudica a livre concorrência?
Seria um deus nos acuda!
Melhor eficar pianinho mesmo.
Os vira latas se lambuzam.
Bomba: Elon Musk diz que “deep state” americano financiou eleição de Lula!
https://www.youtube.com/watch?v=06QU5L_ojek
JACÓ, quem se lambuzam são os VIRA-BOSTAS, adoradores de ditadores, patrocinadores dos maiores escândalos financeiros que este pais já viu.
O tempo esta virando, se preparem para chuva, relâmpagos, trovões e enchentes.
UM dia tudo isso que esta acontecendo será desvendado, ai haverá choro e ranger de dentes, mas o juízo final terá chegado.
Não se engana a todos por todo o tempo.
Mais uma bravata desse mentiroso!
José Luis
P.S. Eu diria pra ele:
Ficou ruim de vender pros EUA?
Ora, então vende pra outro.
A mesma coisa que falou pro povo sobre o preço da comida nos supermercados.