Um dia para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração

Image tagged with mário quintana, frase, amizade – @frasespoesiaseafins on TumblrCarlos Newton

Hoje é o Dia Internacional da Amizade. Para comemorar esta data muito especial, selecionamos um texto do escritor e poeta português Fernando Pessoa, um poema do compositor e poeta carioca Paulo Peres e uma frase do poeta gaúcho Mário Quintana, mas sempre lembrando também a maravilhosa mensagem de Milton Nascimento e Fernando Brant, em “Canção da América”, porque amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, do lado esquerdo do peito, dentro do coração…

###
DOIS AMIGOS ZANGADOS
Fernando Pessoa

Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado. Cada um me contou a narrativa de por que se haviam zangado. Cada um me disse a verdade. Cada um me contou as suas razões.

Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão. Não era que um via uma coisa e outro outra, ou um via um lado das coisas e outro um lado diferente. Não: cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada um as via com um critério idêntico ao do outro.

Mas cada um via uma coisa diferente, e cada um portanto, tinha razão.

Fiquei confuso desta dupla existência da verdade.

###
UM POEMA DE PAULO PERES PARA O DIA DE HOJE

DIA DO AMIGO
Paulo Peres
 

Não existe palavra
Que possa definir
O real significado,
A bênção Divina
E a felicidade infinita
De tê-lo como amigo.

4 thoughts on “Um dia para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração

  1. Dia de quê?

    Quero dias repletos de paz
    Quero estar contente comigo
    Ter amigos – nenhum inimigo
    E se possível, sempre com afeto
    Com a doce amada ter pleno sexo.

    (Sapo de Toga)

  2. “Ah, não; amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça aos demais. Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou – amigo – é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por que é que é”.

  3. Paulo Peres.

    O Dia Internacional da Amizade celebra-se anualmente a 30 de julho, para dignificar o papel que a amizade detém na concretização dos valores de paz, segurança, desenvolvimento e harmonia social entre os povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *