Lula defende que Petrobras venda combustíveis diretamente aos consumidores

Lula precisará encontrar caminho para conter a inflação

Pedro do Coutto

O presidente Lula da Silva, desnorteado pela queda dos seus índices de popularidade, defendeu que a Petrobras venda gasolina, diesel e gás de forma direta aos consumidores para baratear seus preços que dispararam na última semana e vão se adicionar aos cálculos da inflação. Hoje, todos esses combustíveis passam por redes de distribuidoras, que os revendem aos postos antes de chegar ao cliente final.

“A Petrobras tem que tomar uma atitude. A gente precisa vender diesel para os grandes consumidores direto, se puder comprar direto, para que a gente possa baratear o preço do diesel. Se a gente puder vender gasolina direto, se puder vender gás direto… porque o povo, no fundo, é assaltado pelo intermediário. E a fama fica com o governo”, disse Lula, que voltou a criticar a privatização da BR Distribuidora (hoje Vibra).

INFORMAÇÕES – Lula disse que a população não tem as informações necessárias para que possa fazer juízo de valor. “Então, quando sai um anúncio do diesel, da gasolina e do gás, a Petrobras leva a fama e o governo federal leva a fama. E, muitas vezes, a Petrobras não tem culpa nenhuma. O povo não sabe que a gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04 e chega na bomba a mais de R$ 6,49. Ou seja, é vendida pelo dobro”, afirmou ao comentar que o mesmo ocorre com o diesel e o gás.

Dificilmente o governo teria êxito, pois para retirar a intermediação das vendas de combustíveis seria preciso que ele incluísse a Petrobras também na venda direta da gasolina e do óleo diesel, o que é praticamente impossível dada a reação que causaria no mercado, com os postos passando para as mãos da estatal e tirando grandes empreendedores do mercado.

A situação de Lula não é confortável. Ele precisará encontrar outro caminho para conter a inflação dos combustíveis que se reflete na inflação dos alimentos. As dificuldades são muito grandes e a solução muito difícil. Intervir agora no comércio da gasolina e do óleo diesel seria a mesma coisa que intervir na comercialização dos gêneros alimentícios. Uma coisa está ligada a outra.  Não é possível conter a inflação com a estatização. O governo terá que optar por outras alternativas, pois caso contrário as consequências poderão ser piores do que as previstas.

14 thoughts on “Lula defende que Petrobras venda combustíveis diretamente aos consumidores

  1. “Ele precisará encontrar outro caminho..”
    Sim, ir lá e não voltar!
    Fecharia com uma chave enferrujada sua já longa e vergonhosa e pirata mi$$ão de “para tanto mentalizado e alçado” Agente Khazariano(Escudo Vermelho)!
    “Dendos”, em:
    “O grande Escudo Vermelho ainda estava sendo exibido na porta. Reconhecendo o verdadeiro significado do Escudo Vermelho (seu pai tinha adotado esse emblema da Bandeira Vermelha, que era o emblema dos judeus de mente revolucionária na Europa Oriental),” https://www.espada.eti.br/dinastia.asp

  2. A demência tomou conta do Ladrão e o PT já sabe que é melhor o Chuchu do que um impeachment. O difícil é convencer a Janja a aceitar a renúncia dele mas, um gabinete num ministério qualquer com direito a viagens e alguns assessores pode resolver o impasse.

  3. Quem pariu Mateus, que o embale. Este é o único conselho para quem agora passa a se sentir enganado.
    Já dizia o Barão de Itararé, que de onde nada se espera, é dai mesmo que nada sai.
    Sabíamos que seria assim, mas quiseram, agora se virem.

  4. Lula em um evento da Petrobras, foi apenas político, afim de tentar agradar determinado público ao falar dos preços dos combustíveis.

    Aliás, para pegar somente a gasolina. O litro da gasolina na refinaria está atualmente em 2,20 Reais. Na venda às distribuidoras, os impostos são incluídos e o valor passa para 4,36 Reais (ICMS 1,47 Reais). As distribuidoras adicionam o álcool anidro à gasolina e o valor aumenta para 5,24 Reais. Para o consumidor final, é adicionado o lucro da distribuidora e dos postos.

    No caso do diesel, os impostosão menores.

    E no caso do botijão de GLP, de imposto só Incide o ICMS (17%), sendo que mais de 50% do valor vai para as distribuidoras e revendas.

  5. Mas na real , deveriam abrir uma ” auditoria , sindicância e investigações para apurar , para quem de fato foram entregues as ” empresas públicas e estatais ” que foram privatizadas ao longos anos , pois acredito que na verdade essas empresas foram parar nas mãos de brasileiros ex-ministros , secretários e agentes públicos diversos , envolvidos nessas tramas de privatizações a quaisquer preços e criminosas dos patrimônios públicos Brasileiros.

  6. Lula defende tanto a pobreza que vai colcar mais bodiesel no diesel para destruir os motores principalmente de quem transporta de tudo nesta nação,depois vai aumentar para 30% indice de alcool na gasolina,aumentando o lucro da Petrobrás e aumentando o consumo dos veiculos.Esses CANALHAS vão fazer tudo isso e ninguem apareceu para defender o POVO BRASILEIRO. E agora mais uma canalhice,os irmãos Batistas entraram no ramo de granjas,e para acabar com a concorrencia os PATIFES CORRUPTOS DO GOVERNO criaram a nova moda: todo ovo tem de ter impresso a sua validade não na embalagem,masnele mesmo. MALDITOS CANALHAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *