Saiba por que a maioria dos militares apoiava entusiasticamente o golpe

Defesa de Braga Netto nega que ele obstruiu investigação - 14/12/2024 - Poder - Folha

Bolsonaro se encagaçou e Braga Netto liderou o golpe

Carlos Newton

Os depoimentos do ex-ajudante de ordens da Presidência da República na gestão de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, foram mal conduzidos. Por isso, foi necessário repeti-los várias vezes e até agora necessitam de tradução simultânea.

É preciso situar as declarações e os fatos em função da época em que teriam ocorrido. E não houve essa preocupação na força-tarefa formada no Supremo Tribunal Federal pelo ministro Alexandre de Moraes.   

OMISSÃO AO DEPOR– Na ânsia de agradar a Moraes, que chegou a colher pessoalmente um dos depoimentos, o delegado federal Fabio Alvarez Shor e o juiz auxiliar Airton Vieira não conduziram os interrogatórios com a devida abrangência.

Shor, que já foi premiado com promoção a chefe da Divisão de Investigações e Operações de Contrainteligência da Polícia Federal, jamais indagou a Mauro Cid sobre o posicionamento das Forças Armadas como um todo. O juiz Vieira também não se interessou.

Se tivessem essa preocupação, saberiam que Lula é odiado pelos militares, que jamais aceitaram sua soltura e sua descondenação, assim como não aceitam a destruição da Lava Jato e a libertação de figuras abjetas como José Dirceu e Antonio Palocci.

FÁCIL COOPTAÇÃO – Justamente por isso, na época foi fácil cooptar os militares com o argumento de fraude eleitoral, defendido pelo engenheiro Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, um dos criadores da urna eletrônica, que até tentou registrar a patente em seu nome.

Depois da eleição, o próprio engenheiro Carlos Rocha, contratado pelo PL, não conseguiu provar a fraude, decepcionando a maioria dos militares. E agora seu nome consta entre os 34 denunciados nesta terça-feira.

Mas alguns chefes militares, como o então comandante da Marinha, Almir Garnier, ficaram ao lado de Bolsonaro e Braga Netto, para arranjar outra maneira de dar o golpe.

BRAGA NETTO LIDERA – Fica claro, a partir daí, que o ainda presidente Bolsonaro começa a ficar amedrontado, e o general Braga Netto assume o controle da situação. Bolsonaro passa a ser um zero à esquerda.

A primeira ofensiva do golpe foi no dia 12 de dezembro, após a diplomação de Lula, quando os “kids pretos” lideraram a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, que à noite fica às moscas. Houve quebra-quebra, invasão de posto de gasolina e empresa, os militares infiltrados colocaram fogo em carros e ônibus, mas não houve o golpe.

O Alto Comando do Exército já dissera não ao golpe, mas eles insistiram. Assim, em 24 de dezembro, também fracassou a tentativa de explodir o caminhão-tanque no aeroporto. E a última tentativa foi o 8 de Janeiro, de novo com os “kids pretos” à frente.

###
P.S. –
É preciso lembrar que em dezembro Bolsonaro estava mais do que encagaçado, perdera inteiramente o controle da situação e viajou no dia 30 para os Estados Unidos, com medo de ser preso, conforme declarou. Portanto, o principal líder da conspiração foi Braga Netto, mas na denúncia ao STF o papel dele foi minimizado. Erradamente, a condução do golpe até hoje é atribuída a Bolsonaro, que jamais seria líder dessa fracassada nova ditadura, a ser comandada por Braga Netto ou por algum outro general de quatro estrelas. O resto é folclore, como dizia Sebastião Nery. (C.N.)

9 thoughts on “Saiba por que a maioria dos militares apoiava entusiasticamente o golpe

  1. Desespero e desarticulação de indiciados e dispersão de aliados demonstram e comprovam a força da acusação de Paulo Gonet.

    Não terão vida fácil pela frente.

  2. Sr. Newton

    Veja mais algumas ‘causas” do motivo da “broxada” do Lulatrocida nas pesquisas do Data-Foice & Martelo & Carnificina…

    “..Hamas entrega corpos de bebê, mãe, criança e idoso em caixões

    As vítimas foram transferidos para a Cruz Vermelha, na Faixa de Gaza, onde será feita a identificação oficial por DNA..””

    Aquele abraço..

    Sol batendo nas canelas logo cedo, começando com 25o.

  3. Sr. Newton

    Estou contratando um ourives para levá-lo na feira e mercado para avaliar as bandejas de ovos…..

    O preço do ovo disparou…..

    Melhor comprar ovos do que ouro…..

    Não tem picanha , como ovos….

    eh!eh!eh!eh

  4. POR QUE O STF NÃO VAI DIVULGAR OS VÍDEOS DOS DEPOÍMENTOS DE mAURO CID?
    Por Deltan Dallagnol
    https://www.youtube.com/@DeltanDallagnolOficial/community

    O STF anunciou que não vai divulgar os vídeos dos depoimentos da delação premiada de Mauro Cid ao público “por questão de privacidade e segurança dos servidores e juízes auxiliares”.

    Em um mar de absurdos, isso aqui é inadmissível. A justificativa do STF é balela e não encontra amparo na legislação brasileira, que tem como regra a publicidade do processo.

    Além do mais, não estamos falando de uma ação no juizado de pequenas causas, mas de uma delação que acusa um ex-presidente de golpe de Estado, de um delator que ficou meses preso ilegalmente sem denúncia e que só foi solto depois de fazer delação. Delator que, aliás, foi pego em áudio confessando que a PF queria que ele dissesse coisas que não era verdade.

    A sociedade brasileira inteira TEM DIREITO a assistir cada segundo dos depoimentos de Cid e confrontar o vídeo com os termos escritos. A imprensa tem direito de analisar e cobrir essa delação. As defesas têm direito a apresentar as imagens à sociedade de acordo com suas próprias estratégias em contraposição à acusação.

    Você lembra como era na Lava Jato? Todos os depoimentos públicos, disponíveis, pra quem quisesse ver com um clique do mouse na internet. Nunca se deixou nada em sigilo como se faz hoje no Supremo. Tá tudo disponível online até hoje pra quem quiser ver.

    No Supremo, é diferente, esse sigilo e falta de transparência já ocorrem faz tempo: além do inquérito das fake news, basta lembrar da famosa filmagem do aeroporto de Roma que não viu a luz do sol até hoje. O ministro Barroso disse na visita de Pedro Vaca que tudo no Supremo é feito com absoluta transparência. É essa a transparência à qual o ministro se referia?

    😡 Isso aqui é um escárnio, e se a imprensa brasileira, grande ou pequena, tradicional ou não, aceitar isso, pode apagar as luzes ao sair pela porta porque o Brasil ACABOU.

  5. Fora do tópico (perdão CN):

    “….LEGITIMIDADE. Com isso, o processo (contra Moraes) poderia ser admitido como pessoal, mas o conflito de interpretações quanto ao papel de Moraes – pessoal ou institucional – poderia levar a um processo à revelia, com uma jurisdição não reconhecendo a outra como legítima.”

    Como já exposto aqui na TI por várias pessoas, e dadas as condições atuais na matriz, desconfio que o AM não vá tão cedo até Miami…rsrs

  6. Senhor Ricardo Miguel , no mundo existem melhores países para se visitar e passear que os EUA , mas infelizmente os tupiniquins brasucas só enxergam seus senhores do norte .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *