Nunes Marques pede vista e impede a cassação de Carla Zambelli no STF

Carla Zambelli Omagem colorida mostra deputada federal Carla Zambelli, representante do grupo dos bolsonaristas - Metrópoles

Carla perde de 5 a 0, mas Nunes Marques segurou a onda

Paulo Cappelli e Petrônio Viana
Metrópoles

A deputada Carla Zambelli afirmou que o pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques ao processo no qual é acusada de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal representa uma “esperança” de que seu mandato na Câmara não seja cassado. No Supremo Tribunal Federal (STF), cinco ministros já votaram pela condenação de Zambelli a cinco anos e três meses de prisão e perda do cargo público.

Em nota, a defesa da parlamentar declarou esperar que o pedido de vistas dê mais tempo aos demais ministros para analisar o caso.

COM ESPERANÇA – “A defesa da Deputada Carla Zambelli vê com esperança o pedido de vistas do Ministro Kassio Nunes, esperando que tanto S. Exa., como os demais Ministros que irão votar possam examinar minuciosamente o processo e constatar, como exposto nos memoriais encaminhados, que não pode prevalecer o voto condenatório proferido pelo Eminente Ministro Relator”, diz a nota.

O processo se refere ao episódio em que Zambelli sacou uma arma e perseguiu um jornalista no meio da rua, em São Paulo, em outubro de 2022. O relator, ministro Gilmar Mendes, votou pela condenação da deputada, seguido por Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

MARQUES INERROMPE – O pedido de vista de Nunes Marques aconteceu na sessão desta segunda-feira (24/3), que teve início às 11h e estava prevista para seguir até as 23h59 da próxima sexta-feira (28/3).

No julgamento, a defesa de Zambelli afirma que a deputada tinha porte de arma e que acreditava que a vítima, o jornalista Luan Araújo, estava armada e teria feito um disparo. Os advogados argumentam ainda que Zambelli agiu no direito de conter o suposto agressor.

A discussão teve início por motivos políticos e resultou na perseguição armada até uma lanchonete. No local, a deputada rendeu o jornalista e ordenou que ele se deitasse no chão.

ALEGA GILMAR – Em seu voto, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, alegou que “o porte de arma de fogo para defesa pessoal não se presta a autorizar que a portadora persiga outras pessoas em via pública com sua arma de fogo, ainda que sejam supostos criminosos, em situações nas quais sua integridade física ou a de terceiros não esteja em risco.”

O ministro avaliou que a conduta da deputada foi criminosa, uma vez que Zambelli “sacou sua arma de fogo em via pública, portando-a ostensivamente em circunstâncias não previstas no ato regulamentar da autorização”, o que configura o crime de porte ilegal de arma de fogo.

Mesmo com vista de Nunes Marques, Zanin votou para condenar Zambelli.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Nunes Marques vai ficar sentado em cima do processo até segunda ordem. Não pode liberar a votação, porque Zambelli será imediatamente cassada e fará falta à bancada oposicionista, onde a deputada se destaca como uma das principais defensoras da anistia que pode favorecer Bolsonaro. Comprem pipocas, porque a novela tem muitos capítulos. (C.N.)

2 thoughts on “Nunes Marques pede vista e impede a cassação de Carla Zambelli no STF

  1. Sr. Newton

    Coloque o cinto de segurança na cadeira para não tomar um tombo…..

    Veja o que gênio da lampada soltou hoje para conter a inflação e salvar o mandato do Narco-Genocida de Nove Dedos….

    “..Alckmin defende retirada de alimentos e energia do cálculo da inflação

    Segundo o vice-presidente, a medida deveria ser estudada pelo Banco Central

    https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/alckmin-defende-retirada-de-alimentos-e-energia-do-calculo-da-inflacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *