Na disputa jurídica contra Moraes, o resultado até agora é “Fux 3 a 0”

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux (à esq.) e Alexandre de Moraes durante sessão da Corte em fevereiro passado

Fux juntou habilidade e coragem para enfrentar Moraes

Carlos Newton

No julgamento dos golpistas, é uma surpresa após a outra, que se sucedem em impressionante velocidade. A primeira foi a exibição ilegal de um vídeo sobre o vandalismo do 8 de Janeiro, que não constava dos autos do inquérito e foi apresentado irregularmente pelo relator Alexandre de Moraes, causando forte reação dos advogados de defesa.

A surpresa seguinte foi o voto de Luiz Fux, que prometeu rever a exagerada dosimetria aplicada por Moraes no julgamento dos manifestantes do 8 de Janeiro, tratados pelo relator como se fossem terroristas, vejam o baixo nível a que chegamos

PRECISÃO E SENSATEZ – Ao expor esse ponto de vista divergente, que nos julgamentos já vinha sendo apontado infrutiferamente por Nunes Marques e André Mendonça, o ministro Fux pronunciou-se com muita precisão e sensatez, sem ser contestado nem mesmo por Alexandre de Moraes, porque erros judiciais são um crime culposo, não adianta usar meias palavras, e o Supremo tem errado como nunca.

Ao contrário do que se insinua, Fux quer condenar Bolsonaro e os líderes da conspiração, mas sabe que não poderá haver julgamento justo enquanto não forem reduzidas as penas exorbitantes do 8 de Janeiro, para que os chefes do golpe possam então ter condenações superiores às dos vândalos.

O mais impressionante foi o resultado imediato da fala de Fux, que mudou de uma hora para outra a postura submissa do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

ARQUIVAMENTOS – Não mais que de repente, como diria Vinicius de Moraes, o chefe do Ministério Público mandou arquivar as acusações contra Bolsonaro no caso das joias. (Fux 1 a 0).

Depois, Gonet determinou o arquivamento da acusação de fraude na caderneta de vacinação de Bolsonaro e família. (Fux 2 a 0)

Em seguida, o procurador-geral mandou conceder prisão domiciliar à perigosa cabeleireira Débora dos Santos, a terrorista que há dois anos tem comportamento exemplar na prisão, completou os estudos e foi aprovada no exame do Enem. (Fux 3 a 0)

DEPOIMENTO DE CID – O próximo embate será na realização do décimo depoimento do tenente-coronel Mauro Cid.

Fux ironizou os nove depoimentos anteriores do ajudante de ordens de Bolsonaro, cada um trazendo novidades, e pediu para ser chamado a assistir ao décimo interrogatório, que ninguém sabe o que pode acontecer, que versão ou narrativa sobreviverá na voz indecisa de Mauro Cid, um militar que desmaiou e chorou ao ser preso, realmente não honra a farda.

Alguém tinha de dar um basta a Alexandre de Moraes, porque nenhum juiz é dono da verdade nem senhor da justiça. Na vida todos erram, porém juiz que erra de propósito deve ser considerado autor de crime doloso.

8 thoughts on “Na disputa jurídica contra Moraes, o resultado até agora é “Fux 3 a 0”

  1. Quem não tem anos de prática na realpolitik, ainda mais numa como a do quinto mundo, movida a interesses prioritariamente escusos, egoístas, imediatistas, baseados na “esperteza”, sem qualquer compromisso com a coerência interna dos atos e pensamentos, não entre nela. Ainda mais como arauto da Verdade, da Democracia, da Retidão. Vai quebrar a cara necessariamente. Pretensamente ao lado do “bem”, irá se aliar a pilantras oportunistas de plantão, pois não há o outro lado.

    A máquina jurídica da Velha República, com sua onisciência, onipresença e onipotência, além de ter dado sua santa indulgência a assaltantes do povo, uniu-se a eles numa cruzada santa contra o “fascismo” e o “mal”, que ameaça a Democracia, inclusive alhures, ao ridicularmente tentar, neoludistamente, censurar as redes sociais das bigs techs, expressões prontas e acabadas do “nazismo”, locus de terroristas demoníacos, que negam e opôem-se à Verdade e Pensamento Únicos.

    https://www.youtube.com/watch?v=VlEndRS2gIA

    Apesar do conselho do Fux, esqueceram que houve mensalão e Lava Jato.

    Ademais, não devemos botar fé em radicais extremados, arautos do “bem”, magnânimos, heróis com suas espalhafatosas capas pretas, onipotentes, grandões na sua mania esquizóide, pois a realidade real, nua e crua é muito pequena pra que caibam nela.

    O maniqueísmo, – num tempo e espaço extremamente complexo, dominado por rizomas políticos, sociológicos, tecnológicos, em constantes mutações -, não permite se abster do necessário “jogo de cintura”. A rigidez principiológica rasteira, chula, dominada pelo fígado, fruto da não compreensão dos intricados imbricamentos dos fenômenos do mundo real, seja por ignorância ou por mero oportunismo adesista, não é boa companheira.

    O que vivemos é uma máquina a vapor com o freio de mão puxado forçada a andar com o acelerador no toco.

    Esta bagaça não vai dar certo.

    __________________

    O fiasco das manifestações da seita messiânica, prócere do mensalão e da Lava Jato, contra a anistia e que se viu falando sozinha em praça pública, mostrando que nem a si representa, que, esquizofrenicamente, pensa ser a expressão pronto e acabada da “vontade popular”, colocou um grande questionamento sobre a legetimidade da Velha República Tardia e, logo, sua cruzada santa contra o demônio.

    Deveria agradecer a quem tem mostrado o caminho da saída menos vergonhosa.

  2. “Fux (…) sabe que não poderá haver julgamento justo enquanto não forem reduzidas as penas exorbitantes do 8 de Janeiro, para que Bolsonaro e líderes da conspiração possam então ter condenações superiores às dos vândalos.”

    Questão central do processo, no momento.

  3. A facção de narcotraficantes PT/STF também arquivou o processo da importunação dos cetáceos.

    Lembro que o inquérito da falsificação do cartão de vacina foi o motivo da busca e apreensão nas casas e telefones dos investigados e da prisão do Cid. Desde o começo, tratou-se de uma operação para fazer pesca probatória (uma ilegalidade) e chantagear o prisioneiro, com ameaças à sua família (outra ilegalidade registrada em vídeo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *