
Charge do Clayton (O Povo/CE)
Josias de Souza
do UOL
Em 2022, Bolsonaro passou raspando na trave. Ao conceder a Lula um terceiro mandato, a maioria apertada do eleitorado parecia ter livrado o Brasil de uma urucubaca. Hoje, informa a pesquisa Quaest, seis em cada dez brasileiros passaram a enxergar Lula como um candidato radioativo.
Quando perguntados se Lula deveria se candidatar novamente em 2026, retumbantes 62% disseram “não”. A taxa de rejeição de Lula subiu 10 pontos percentuais em três meses. No momento, 55% dos eleitores declaram que não votariam no atual presidente de jeito nenhum.
TARCÍSIO SOBE – Com a direita ainda pulverizada, Lula se mantém à frente de hipotéticos adversários. Mas encurtaram-se as distâncias. Num embate direto com Tarcísio de Freitas, o Plano B preferido do PIB, Lula prevaleceria por 43% a 37%. Seis pontos de diferença.
Em janeiro, o governador de São Paulo somava três pontos a menos. Subiu enquanto Lula se manteve estacionado.
A pesquisa ajuda a compreender porque Tarcísio e seus congêneres bajulam Bolsonaro. A despeito da corrosão criminal que sofre, o capitão seria o candidato mais competitivo da direita se não estivesse inelegível. Numa reedição de 2022, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro caberia dentro da margem de erro: 44% a 40%.
ALIOU-SE AO VÍRUS – Bolsonaro foi mandado para casa mais cedo porque estrelou uma Presidência tóxica. Na pandemia, aliou-se ao vírus.
No meio ambiente, associou-se a criminosos. Na política, comprou com o orçamento secreto o engavetamento do impeachment. Na sucessão, tramou um golpe.
Agora, Bolsonaro esquenta o banco dos réus à espera de um mandado de prisão. Ao cavar numa pesquisa um empate técnico contra o principal rival, o mito do pau oco mostra que o problema do projeto eleitoral de Lula pode ser o candidato.
1) Estou chegando a conclusão que o perdão é outro nome para Democracia, por isso é tão difícil.
Se não transmite mais nada, é um “radioinativo”!
1) Li alhures que estas pesquisas agora não tem importância nenhuma… só especulação… muito cedo…
Lula mal-intencionado
Não adianta Lula fazer propaganda e falar a toda hora, porque o sentimento da população é contrário ao seu governo.
Pesquisa revela uma repulsa da população a seu governo baseada na desconfiança de sua postura.
A maioria já considera que Lula não é bem-intencionado. E há indícios demonstrando a desagregação de seu eleitorado.
A população não acredita mais que Lula tenha a intenção de segurar a inflação, entende que seu populismo é uma ação eleitoreira, e não uma tentativa de melhorar a vida dos brasileiros.
A quebra de confiança do eleitor em Lula é o que de pior poderia acontecer a um líder populista que busca a todo custo ser popular.
A percepção de que Lula é mal-intencionado mostra que pegou em grande parte da população a imagem de que Lula tem interesses próprios que não são necessariamente os da maioria.
Fonte: O Globo, Opinião, 03/04/2025 04h30 Por Merval Pereira
https://oglobo.globo.com/blogs/merval-pereira/coluna/2025/04/mal-intencionado.ghtml
Radioativo para quem o enfrenta. Derrota certa.
Podem chorar a vontade, inventar histórias….mas a realidade é uma só:
Se ele chegar lá, ele leva.
Pois é sue Jaco, essa é a maldição do Brasil, o sujeito só chega lá se for mais vigarista do que os outros.