Para que Lula faz governo “coração de mãe”, no qual sempre cabe mais um partido?

Charge do JCaesar | VEJA

Charge do JCaesar | VEJA

William Waack
Estadão

Lula 3 caminha para ser o governo coração de mãe, onde sempre cabe mais um. No caso, mais um partido numa mega composição governista em linha com a essência da política brasileira: a acomodação dos mais variados interesses privados e setoriais via cofres públicos.

Essa fórmula de amplo espectro nada tem a ver com um “pacto” ou uma “concertación” nacional diante de crises ou desafios importantes para o País. Ela espelha uma enorme dispersão de projetos, impulsos, problemas a serem resolvidos e linhas de atuação, sem uma clara direção central.

SALADA INÚTIL – Lula 3 quer gastar mais sem tributar mais, reindustrializar via Estado sem ter recursos suficientes, corrigir distorções sem mexer nelas, atender a interesses contraditórios (como na transição energética) sem antagonizar nenhum. As negociações com o Centrão expressam exatamente essa salada de linhas de atuação, sem que se possa esperar o “triunfo” decisivo de qualquer uma delas (incluindo as do PT).

Em linhas gerais, é o resultado permitido pelo sistema político brasileiro. Medido pela capacidade de gerar crescimento e prosperidade, esse sistema merece uma péssima nota.

O Brasil exibe produtividade estagnada há décadas e renda per capita na mesma distância em relação às economias avançadas há uns 40 anos.

É IMPOSSÍVEL MUDAR – Embutido nesse sistema político, o sistema de governo na prática impede qualquer “atuação transformadora”. Nesse sentido, Lula 3 e seus arranjos de governabilidade são um retrato nítido da incapacidade geral das instâncias políticas no Brasil de romper a paralisia e encontrar impulsos convergentes em torno de estratégias mais ou menos definidas.

Mas sobra distração política, e não se trata apenas da persistente polarização das bolhas e seus “fatos” políticos que só os adeptos de cada lado reconhecem. As demoradas tratativas para a distribuição de pedaços do governo Lula 3 entre mais de uma dezena de partidos sugerem que dessas minuciosas negociações sairia algo “decisivo” ou “definidor” por um bom tempo.

PARA QUÊ? – Essa ilusão se desfaz, porém, bastando perguntar “para quê?” Para que o partido “x” pretende o ministério “y”? Para que o partido “z” almeja os cargos de autarquias e estatais? A resposta é óbvia e não se trata necessariamente da oportunidade de praticar ilícitos.

Essas agremiações apelidadas de partidos consideram que participar de governos é o que garante em primeiro lugar a própria sobrevivência.

Esses acertos de participação e apoio em geral não envolvem discussões sobre ideias, plataformas, projetos ou políticas públicas. Por isso é sempre tão fácil achar lugar para mais um.

13 thoughts on “Para que Lula faz governo “coração de mãe”, no qual sempre cabe mais um partido?

  1. O sonho da turba petista é ser um partido único, dizendo que suas ações ignóbeis, com o apoio de outros poderes, são para garantir a democracia.

    Como na época ditatorial, há uma imensa pedra no caminho:
    Khttps://www.moneytimes.com.br/preco-dos-combustiveis-pode-sair-ate-69-mais-caro-na-hora-de-abastecer-entenda/

    O populismo econômico, a ânsia de exterminar a oposição e a tentativa ridícula de apagar a História recente carecem de sustentabilidade.

    O sufoco totalitário de esmagar quem lhe é contrário de nada valerá, pois suas contradições internas são suficientes para a sua derrocada.

    O bolsonarismo sonha com um projeto autoritário, o PT já o está implementando, naturalmente sem nenhuma chance de sucesso.

  2. O Jornalista, apenas mostra as falhas desse sistema podre.
    Como diz o ditado: “falar é fácil”. Quero ver dar solução para mudar este sistema.

    O executivo, está fazendo o possível dentro deste sistema para poder governar, desenvolver o país, gerar empregos, dar credibilidade ao país no contesto internacional, diminuir a desigualdade social e atender as necessidades dos trabalhadores e mais necessitados.

  3. Por onde andam os orelhudos que viviam a relinchar “Bozo tchu-tchu-ca do centrão”?

    Atenção, petralhas! A negociata feita pelo ladrão e narcotraficante Lula da Silva com o centrão é de PORTEIRA FECHADA, tá ok?

  4. Fichas do saber desprendido estão caindo. Aleluia. COMO VEEM, O VOTO É DE FATO RELATIVO, e elevou o custo de uma possível reeleição ao patamar de R$ 300 bilhões (débito em conta “criança-desesperança”, endividamento cada vez mais gigantesco, a cada nova eleição, golpe, ou ditadura dos me$mo$, potencializador da super bomba-relógio, programada para explodir nas costas das novas, próximas e futuras gerações), como lembrou o próprio Lula ao atacar a tentativa de reeleição de Bolsonaro, sem informar quanto custou e está custando as suas próprias reeleições, valendo lembrar-lhe que Democracia de Verdade não é e nem pode ser relativa, tem que ser absoluta, erga omnes, tem que ser o poder do povo para o povo, pelo povo, tem que ser direta, com meritocracia que a torna viável, senão não é Democracia Verdade, no limite, a ditadura do saber (paz, amor, boa-fé, honestidade, verdade, empatia, justiça…) a mais sábia e mais democrática possível, a sabedoria popular comprovada, oxigenada e arejada, permanentemente, com eleições gerais, mandatos de no máximo 5 anos, sem reeleição, aberta à participação de todos e todas, independentes de partidos, sem a supremacia do dinheiro, sem espaço para o predomínio de populistas, déspotas, egocêntricos, narcisistas, mitomaníacos, charlatões e afin$, contra todas as demais ditadura$, exceto a ditadura do tempo que é implacável, divina, absoluta, invencível, como propõe a Revolução Pacífica do Leão, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a nova via extraordinária, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, com democracia direta e meritocracia, a nova política de verdade, com Deus na Causa, o Pulo de Leão do Brasil, enquanto possível nova vanguarda democrática do mundo civilizado, adiante dos EUA, dos Tigres Asiáticos e até mesmo da própria Europa-mãe, a transformação do imenso pomar brasuca de limões pra lá de azedos numa deliciosa limonada, para refrescar a vida da esperança, da motivação, do Brasil, do mundo e, sobretudo, da Humanidade, porque a libertação de uma nação não é utopia, porque evoluir é preciso e, sobretudo, porque, em sã consciência, ninguém aguenta mais os continuísmo da mesmice dos me$mo$, com as suas armações, esquemas, fake news, mentiras, enganações, golpes, ditaduras, estelionatos eleitorais, desperdício de dinheiro público, corrupção, roubalheira, frustrações, perda de tempo e tempo perdido. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mariosergioconti/2023/08/daniel-ortega-faz-na-nicaragua-o-que-bolsonaro-queria-e-lula-ve-um-amigo.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compfb&fbclid=IwAR3I07QauWflQdO4JweEUR9re-VTDa5v0JX9H2eM4L9zpvej-_hKC4-loNg

  5. Essa expressão “tchu-tchu-ca do centrão” pode-se dizer quecomeçou com FHC dando início a política toma lá, dá cá. Para ter apoio, FHC começou a comprar parlamentares com cargos e outras coisas mais… Isso é um tverdadeiro tiro no pé da democracia.

    Tanto Bolsonaro quando Lula estão de quadro para o Centrão, quem manda no país hoje é Arthur Lira Primeiro Ministro do Brasil e Porta-Voz do Centrão junto com todos os caciques partidários do Centrão.

    Centrão trabalhou arduamente para destruir todas as candidaturas nas eleições de 2022 e manter seus dois candidatos no páreo com um segundo turno garantindo os quase 30/40 bilhões saindo dos cofres públicos indo direto para o bolso dos corruptos atraves do orçamento secreto. Isso aconteceu na gestão do Bolsonaro e está acontecendo na gestão do Lula pois ambos são identicos nesse quesito. Ambos são tchu-tchu-ca do centrão”.

  6. QUEM MUDOU? JEOVÁ, JESUS CRISTO, O DIABO OU FRANCISCO? Não há nada no mundo como contratar um marketeiro para transformar médico em monstro e vice-versa. Por exemplo: Lula, um troglodita pau-de-arara, operário miserável sindicalista foi transformado em um perfeito cavalheiro de treno e gravata e rico! Bolsonaro, outro pobretão, comedor de cabeças de boi descarnada, na infância, enriqueceu fazendo o povo comer ossos descarnados, descartados, e galinhas exumadas, de lixões! Tudo se transforma assim como o sol brilhante se torna uma tempestade em trevas; o chão seguro de pisar se torna inundado, em dilúvios genocidas, assim como como muitas regiões habitadas viraram mar após a mais recente era glacial. As constituições nacionais e os livros sagrados se tornam colchas de retalhos com o passar do tempo, conforme as metamorfoses do pensamento social, dos costumes, mais recentemente catapultados ou catalisados pelo triunfo da Ciência e suas tecnologias sobre as ideologias religiosas ou mitológicas arcaicas, apocalípticas. Mesmo assim, a Lei do divórcio no Brasil, por exemplo, demorou 2 mil anos para ser aprovada com muitas lutas parlamentares entre o fundamentalismo cristão e o positivismo republicano. Observem a força da selvageria milenar do patriarcado cristão, bíblico, misógino. Jeová e Moisés ordenavam o apedrejamento da mulher adúltera até a morte.

  7. Jesus Cristo após 1.500 anos de morto, ‘’autorizou’’ uma emenda constitucional no seu Novo Testamento (pasmem, uma ‘’emenda’’ mentirosa, fake, da Idade das Trevas medieval (Rei James), como muitas outras nas várias versões, traduções, e narrativas ou idiossincráticas.). Isto é, a parábola da mulher adúltera. Agora, a velha organização criminosa vaticanista cristã elegeu como Rei um talentoso marqueteiro que está fazendo muito sucesso na grande mídia ocidental covarde, drogada, alienada e prostituída. Após a iminente morte de Francisco, como o Vaticano vai determinar o tempo? Para não mais perder fiéis para a concorrência ‘’puritana’, ‘’protestante’’, evangélica, o próximo Papa será ‘’gay’’, metro, bi? Mesmo após ter a Igreja, por mais de 2 mil anos, desmoralizado, penitenciado, reprimido, encarcerado, torturado, e cortado LGBTQI+ ao meio, nos instrumentos de tortura da Santa Inquisição? Grande mídia diabólica, covarde, prostituída, comecem a contar a verdadeira história do cristianismo! Vocês não podem mais continuar acendendo uma vela para a Ciência e outra para as organizações criminosas fundamentalistas, anticientíficas cristãs.

  8. Haraquiri, velha imprensa e jornalistas amestrados.

    Gilberto Clementino

    Antigamente, ao colocar o papel direcionando os dedos para o teclado da Remington ou Olivetti, por exemplo, todas as pesquisas possíveis, preliminarmente, tinham sido feitas, fontes checadas e, na maioria esmagadora dos profissionais, o compromisso com a verdade seria a base para a formulação do conteúdo publicado em forma de matéria, que chegaria aos leitores garantindo a informação de qualidade.

    Avançamos, certamente, e hoje são as teclas do computador e do celular. O caminho mudou muito, mas as teclas estão presentes para utilização do processamento de texto. De lá para cá, diferente das teclas e comportamento de pessoas físicas e jurídicas, jornalistas e imprensa, mudou o “modus operandi”, vamos dizer assim. A velha imprensa e jornalistas amestrados estão cometendo um verdadeiro haraquiri. Portanto, vamos ser claros, no velho e bom português. O haraquiri se trata daquela técnica de suicídio praticada por tradicionais guerreiros japoneses.

    No caso da velha imprensa e jornalistas amestrados, suplico, afastemos o adjetivo guerreiros. Não, realmente hoje não o são, mas respiram sob aparelhos em bases sólidas e históricas de verdadeiros guerreiros, que marcaram o jornalismo brasileiro. Falo de Carlos Chagas, Helio Fernandes, Barbosa Lima Sobrinho, dentre muitos outros que nem diploma de jornalismo tinham, mas marcaram seu nome na história da imprensa brasileira com dignidade, ética e profissionalismo.

    O Brasil precisa do comprometimento de todos para sair do atraso e recuperar sua capacidade de desenvolvimento com geração de empregos e avanços socioeconômicos. Mas as análises da velha imprensa sobre a política brasileira estão pecando de modo perigoso.

    A missão da imprensa, do jornalismo, vai muito além do que está acontecendo, com determinados comportamentos perigosos, mortais, para a credibilidade e confiabilidade. Esse binômio precisa existir para justificar o objetivo profissional.

    Precisam lembrar o que juraram: “Prometo, no exercício da profissão de jornalista, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação e empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade”.

    A imprensa não pode ficar a serviço de governantes ou facções políticas. Apesar da existência de um número enorme de jornalistas amestrados, ainda há grandes profissionais nas redações que podem redirecionar as pautas para uma obrigatória neutralidade, com a divulgação praticamente diária desses escândalos de corrupção e irrregularidades.

    Como diz o editor da TI: mas quem se interessa? A meu ver, com toda certeza, há muitos brasileiros que se importam com o desvirtuamento de setores do jornalismo.
    Podemos dizer, com otimismo: ainda bem que sobrou muita coisa de qualidade na imprensa e há jornalistas brasileiros que garantem a legitimidade de boas publicações, o que ajuda a evitar que cheguemos ao fundo do poço.

  9. 1) A referência co Coração de Mãe, onde cabem todos (as) me fez lembrar do grande governador Leonel Brizola quando fundou o PDT.

    2) Disseram a ele: está entrando muita gente que não é trabalhista. Em sua sabedoria respondeu mais ou menos assim:

    3) “Sem problemas, eu estou no volante do caminhão, quem quiser subir na boleia vá na carroceria…”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *