Rigor excessivo de Moraes afronta a democracia que o STF diz defender

Escarcéu de Moraes termina em vexame - 19/02/2024 - Opinião - Folha

Moraes precisa abandonar o ódio e agir como um juiz

Carlos Newton

Já dissemos aqui na Tribuna da Internet que o ministro Alexandre de Moraes não tem vocação para juiz. As condenações que ele determina sempre têm agravantes e mutas altíssimas, mas não são aceitas as circunstâncias atenuantes, ele não sabe equilibrar as situações.

Tem sido assim com aqueles pés-de-chinelo envolvidos no 8 de Janeiro, que jamais poderiam ser julgados no Supremo e teriam direito às instâncias recursais. Mas o relator inventou que aquelas tristes figuras são “terroristas” e aplicou-lhes o rigor de leis que jamais deveriam nem mesmo ser mencionadas.

INJUSTIÇA FLAGRANTE – Os dois réus que realmente tentaram um ato de terrorismo e queriam explodir um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília, em 24 de dezembro, véspera de Natal, quando a movimentação é recorde, e que tinham armas e munições, deram sorte de cair no Juizado Federal, foram presos, mas já estão no sistema semiaberto.

Os demais, que não tinham a menor prova de serem terroristas, somente foram presos porque estavam na Praça dos Três Poderes ou porque ainda estivessem no acampamento do QG do Exército no dia seguinte.

Clama aos céus tamanha barbaridade judiciária, com Moraes estabelecendo uma diferença entre os “terroristas” que não tem base em lei, norma ou doutrina. Quem fez selfie e a enviou para parentes e amigos, dizendo “estou aqui no Congresso”, pegou 17 anos; quem esqueceu de fazer a selfie, recebeu pena menor, de 14 anos. Mas todos levaram multa de R$ 30 milhões, a ser dividida irmamente entre eles. Nesse embalo, prenderam durante meses um morador de rua, que viu o movimento e foi conferir o que estava acontecendo, vejam a que ponto chegamos.

RIGOR EXCESSIVO – No caso das ofensas que teria recebido em Roma, Moraes foi mais fora da lei do que os agressores, pois assumiu o papel de vítima, juiz de instrução e juiz final. No percurso, tentou ser também assistente da acusação, já era demais, não conseguiu…

No caso do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), o mesmo rigor excessivo. É triste a constatação, porém necessária. Moraes prendeu e conseguiu a cassação do mandato do parlamentar, por expressar opinião em defesa do AI-5. Agora nega regime semiaberto a um preso de bom comportamento. e avança ainda mais, atualizando o valor das multas.

Ignorante e pretencioso, Silveira pensou (?) que teria alguma imunidade parlamentar. Em países verdadeiramente democráticos, até teria, mas no Brasil desses novos dias, a ditadura do Supremo soube agraciá-lo com todas as honrarias possíveis e impossíveis.

###
P.S. 1
Moraes aplica um rigor tão doentio que foi capaz de punir também a mulher de Silveira, com bloqueio de suas contas bancárias, como se ela tivesse cometido algum crime. Na época, Moraes não deixou dinheiro nem mesmo para a alimentação dela. Imaginem se a moda pega e toda mulher de criminoso passe a ser tratada como tal, algo que não existe na Justiça de nenhum país democrático.

P.S. 2O pior é a conivência e a cumplicidade dos demais ministros do Supremo, cujo silêncio corporativo parece gritar aos ouvidos dos homens de bem. E ainda ousam chamar isso de Justiça. (C.N.)

6 thoughts on “Rigor excessivo de Moraes afronta a democracia que o STF diz defender

  1. Psicopatia
    substantivo feminino PSICOPATOLOGIA

    1.distúrbio mental grave em que o enfermo apresenta comportamentos antissociais e amorais sem demonstração de arrependimento ou remorso, incapacidade para amar e se relacionar com outras pessoas com laços afetivos profundos, egocentrismo extremo e incapacidade de aprender com a experiência.

  2. Ao lado de Bolsonaro, prefeito de Farroupilha sugere ‘guilhotina’ para Moraes
    Fonte: Correio Braziliense

    Pergunto aos Sres, tão condescendentes com esses golpistas declarados:
    Isso aí é liberdade de expressão?

    Pelo amor de Deus, isso aí, é nojento!

    É a pura pregação da violência, ameaça de vida, coação psicológica e não sei mas o que.

    Com todos os defeitos que nós sabemos que a suprema corte tem, AINDA É A SUPREMA CORTE, e seus integrantes, gostemos ou não deles, precisam ser respeitados.

    Onde estamos vivendo? Na época das cavernas?

    Esse prefeito de Farroupilha, deveria ser preso imediatamente!

    É uma apologia ä violência em último grau.

    Claro que o Moraes não decide nada sozinho, os outros dez juízes, assinam embaixo.

    Podem aguardar que esse prefeito, já já, vai estar chorando nas redes sociais.
    É um estúpido endeusando um imbecil.

    Ele vai tomar um susto daqueles, e não demorará a chorar como um bezerrinho desmamado.

    Repito: O supremo que temos, é péssimo, mas tem que ser respeitando, senão, vira uma anarquia.
    Aliás, é isso que eles querem, um País anarquista, pra liberar geral e entrar com tudo com a tal da Anistia.

    NÃO DARÁ CERTO!

    Vocês estão cegos?
    Ou sou eu que estou ficando louco?

    Um forte abraço aos amigos tribunários, em especial para o nosso magnífico editor. Sei que ele não compactua com o que penso em relação a isto e outras coisas parecidas, como o assunto do daniel silveira, mas sei que temos a liberdade em poder falar o que achamos
    A Tribuna é totalmente democrática e o Sr. Carlos Newton, conduz este Blog, com inteligência e educação.
    Um verdadeiro gentleman!

    José Luis

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2024/07/amp/6906626-ao-lado-de-bolsonaro-prefeito-de-farroupilha-sugere-guilhotina-para-moraes.html&ved=2ahUKEwjcr5jvj8WHAxXgLbkGHSGKIOYQyM8BKAB6BAgPEAI&usg=AOvVaw1IAqGDnwK3wLGbRta_eSVu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *