Rafaela Gama
O Globo
O empresário americano Elon Musk, dono do X, reagiu à intimação feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu 24 horas para que a rede social indique um representante legal no país. Em uma série de postagens feitas na madrugada desta quinta-feira, o bilionário acusou o magistrado de “quebrar a lei que ele jurou cumprir” e
Em decisão divulgada pelo perfil do STF no X, Moraes afirma que Musk deve cumprir a determinação no prazo estipulado, sob pena de “imediata suspensão das atividades até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”.
SABER A VERDADE – O empresário, em resposta à intimação, repostou tweets de perfis que criticavam o magistrado. Ao republicar um post que detalhava o embate entre os dois, Musk sugeriu que Moraes desrespeitou a legislação brasileira, que ele deveria cumprir juiz. Em um segundo post, que sugeria que o X era a única fonte confiável no Brasil, o bilionário comentou que as “pessoas queriam saber a verdade”
Elon Musk também publicou uma imagem gerada por Inteligência Artificial que comparava Moraes a vilões das sagas de filmes Star Wars e Harry Potter.
O embate entre Elon Musk e Moraes se acirrou em 18 de agosto, quando a rede social anunciou que encerraria as operações no Brasil. Segundo o comunicado, a posição foi tomada depois de uma decisão de Moraes, com quem Musk vem travando uma série de polêmicas.
CENSURA – No início do mês, o X já havia divulgado um ofício, enviado pelo ministro, que determinava o bloqueio de perfis investigados por suposta disseminação de conteúdo antidemocrático. Entre os alvos da decisão estavam o senador Marcos do Val (PL-ES) e a esposa do ex-deputado Daniel Silveira (PL-RJ), Paola Daniel. No comunicado em questão, a empresa classificou as decisões como “censura”.
Em novo despacho, Moraes informou que a empresa “deixou de atender a determinação judicial” de bloqueio dos perfis, e apontou indícios de que a representante do X, “agindo de má-fé, está tentando evitar a regular intimação” por oficial de justiça para o cumprimento da decisão.
Ao anunciar o encerramento de suas operações no Brasil, o X citou esta nova decisão de Moraes e alegou que a “equipe brasileira” da plataforma não teria “responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo”. No comunicado, a empresa informou que “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato”, e alegou que as decisões do ministro seriam “incompatíveis com um governo democrático”. Mesmo sem representante legal no país, a rede social continuou disponível para usuários brasileiros até o momento.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Moraes não tem medo do ridículo. Apanhado em flagrante delito pelos jornalistas Glenn Greenwald e Fabio Serapião, o ministro deveria ficar quieto no seu canto, mas ele precisa aparecer na mídia a qualquer custo, com arroubos infantis. (C.N.)
Mesmo sem representante legal no país, a rede social continuou disponível para usuários brasileiros até o momento, até mesmo porque o próprio ministro a usa.
Aliás, ele quer porque quer que haja um representante do X para que possa atemorizá-lo e/ou puni-lo.
Entrementes:
Na falta de representante da rede X no Brasil, STF bloqueia recursos financeiros da Starlink de Elon Musk
https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2024/08/29/na-falta-de-representante-da-x-no-brasil-stf-bloqueou-recursos-financeiros-da-starlink-de-elon-musk.ghtml
A seguir: satélites da Amazônia estarão apenas em stand by.
Caso não obedeça as leis brasileiras, essa rede social deve ser fechada.
É muito simples, se tem CNPJ aberto no país tem que ter um representante legal.
Não quer ter representante legal, basta fechar o CNPJ e as operações no Brasil (já vai tarde).
Não to entendendo tanto latido dessa cadelagem tupiniquim lambe saco de bilionário estrangeiro.
O “Agente Barba”, trabalha para quem?
Outra ilegalidade. O que a StarLink tem a ver com o X? O tombo desse sujeito será colossal. Esta desesperado, atirando pra tudo que é lado.
E o Deltan Dallagnol elenca os absurdos e ilegalidades de Moraes
https://www.youtube.com/watch?v=E45_cMHdhzY
O psicopata se encrimina cada vez mais.
Coitado Musk, agora ele empobrece de vez…
Moraes bloqueia recursos financeiros da Starlink, de Elon Musk
https://www.metropoles.com/brasil/moraes-bloqueia-recursos-financeiros-da-starlink-de-elon-musk