Israel rejeita proposta internacional para cessar-fogo no Líbano

Israel disse que continuará lutando contra o Hezbollah

Pedro do Coutto

Agrava-se a crise no Oriente Médio com o governo de Israel preparando uma invasão terrestre do Líbano, apesar dos apelos internacionais pelo cessar fogo. O alvo de Israel é o Hezbollah, cujas bases encontram-se no Líbano. Os Estados Unidos e a França preparam uma mensagem com o objetivo de interromper as ações, mas a trégua não foi levada em conta pelo governo de Tel Aviv.

Israel rejeitou a proposta nesta quinta-feira. O plano pedia uma suspensão imediata das hostilidades por 21 dias, para que uma solução diplomática fosse alcançada antes que o conflito se transforme em uma guerra mais ampla. “Não haverá cessar-fogo no norte (fronteira com o Líbano)“, disse o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz.

CONFRONTO –  “Continuaremos a lutar contra a organização terrorista Hezbollah com todas as nossas forças até a vitória e o retorno seguro dos habitantes do norte do país para suas casas”, completou, referindo-se aos cerca de 60 mil israelenses deslocados pelos bombardeios do Hezbollah.

O primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, havia expressado esperança sobre uma possível trégua no Líbano, onde centenas de milhares de pessoas já fugiram de suas casas no sul do país. Líderes mundiais, por sua vez, se preocupam que o conflito paralelo à guerra em Gaza está aumentando rapidamente.

Mas os comentários do chanceler fecharam as portas de um acordo rápido. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em Nova York para discursar na Assembleia-Geral da ONU, disse que ainda não havia dado sua resposta à proposta de trégua, mas instruiu o exército a continuar lutando.

ESTOPIM – Israel lançou os ataques aéreos mais intensos contra o Líbano desde a guerra de 2006, contra o Hezbollah, na semana passada, matando mais de 600 pessoas. Foi o estopim de meses de trocas de disparos, desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro do ano passado, quando a milícia libanesa iniciou ataques em solidariedade ao povo palestino. Desde a semana passada, o Hezbollah disparou centenas de mísseis contra alvos israelenses, incluindo, pela primeira vez, Tel Aviv. O sistema de defesa aérea de Israel, porém, interceptou a maioria dos foguetes.

Na quarta-feira, depois de convocar mais duas brigadas de reservistas à fronteira com o Líbano, o chefe do exército de Israel afirmou que os militares se preparavam para uma possível invasão terrestre ao país vizinho. O presidente Lula da Silva atacou na ONU o desempenho de Netanyahu, afirmando que o premier israelense está praticando o genocídio, frisando que as mortes estão atingindo áreas do Líbano que não tem a ver com o conflito.

A situação se complica, pois cada vez mais surgem conteúdos humanitários para que suspendam os ataques de guerra. Mas Israel, preparando uma invasão por terra do Líbano, não se mostra sensível a aceitar as propostas feitas no Conselho de Segurança da ONU para o cessar fogo.

8 thoughts on “Israel rejeita proposta internacional para cessar-fogo no Líbano

  1. A opinião mundial deveria centrar fogo nas organizações terroristas. Ou não, só em Israel?
    Por qual motivos os esquerdopatas não demonizam o Hamas e Hesbolá?

    • Eu concordo com você.

      Hamas é Hezbollah são terroristas. Morte aos terroristas

      Israel matou vários civis colocando explosivos em pagers. Mata civis palestinos na faixa de de fome e bomba. Morte aos Terroritas.

      Israel explusa palestinos da Cisjordânia com polonos judeus de forma ilegal… Morte aos terroristas..

      EUA , OTAN e Israel financiam terroritas como ISIS, Jundallah e etc ,,, Morte aos terroristas..

      EUA na guerra da Coreia destruiu as represas que eram usadas para cultivo de arroz para matar a população de fome. Morte aos terroristas.

      Irão financia Hamas, Hothis, Hezbollah… Morte aos terroristas.

      Brasil fez um verdadeiro genocídio na guerra do Paraguai… Morte aos terroristas..

      Acho que não vai sobrar nenhum ser humano vivo nesse planeta.

      OBS : O primeiro combatente de Israel foi preso por crimes de guerra cometidos em Gaza quando resolveu viajar para Marrocos.

  2. Mas qual é a diferença de ” organizações terroristas & estados terroristas ” , a primeira ataca e atinge alvo especifico num espaço limitado , enquanto que o segundo ataca e atinge toda uma região e país , com o agravante de que o fazem sob a desculpa e respaldo da tal lei de auto defesa , matando , mutilando tudo e todos que encontrarem em seu caminho , como é o atual caso de Israel, Inglaterra , França e EUA .

  3. “Foi o estopim de meses de trocas de disparos”
    Pedro do Coutto é uma graça.

    Israel já deu muita moleza para os narcoterroristas que alugaram o sul do Líbano. Deve continuar a limpeza, ainda falta neutralizar 3 chefes militares do Hezbollah, destruir toda a estrutura bélica do grupelho e ocupar a área dominada pelos terroristas.

    O ladrão e traficante Lula da Silva recebe dinheiro dos terroristas, portanto a reiterada defesa dessa escória pelo seu governo não surpreende a ninguém.

    • Ih … rapaz …. então lascou.
      Israel está a um ano lutando contra o Hamas e até agora nada foi feito…. Se entrar no Libano vai ser pior que 2006 e sair mais fraco ainda. Porto de Eilat faliu, o turismo em Israel acabou e o país está com problemas. Em breve teremos vários refugiados judeus em outras partes do mundo pois estão atacando Tel Aviv . Hezbollah tem milhares de mísseis e se lançar um ataque massivo contra qualquer ponto em Israel, não vai existir segurança aérea que de conta. Nem precisa ir muito, basta atacar Dimona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *