Roberto Nascimento
Essa tragédia do 08 de janeiro não deveria ser comemorada, o que é diferente de ser esquecida. É certo que as ditaduras já estão no passado, como o golpe que levou Getúlio Vargas ao poder em 1930 e também o golpe de 1964, que o pretenso “historiador” Dias Toffoli prefere chamar de revolução….
Porém, jamais devemos esquecer a tentativa mais recente, quando assistimos ao passado pretender voltar como farsa, com uma versão tardia de 1964 assombrando a sociedade brasileira no final de 2022.
TUDO SE SABE – Não há mais segredos, porque tudo se sabe sobre as ditaduras do passado. Livros foram escritos aos borbotões sobre o período medieval da ditadura de 64.
Cito duas obras emblemáticas: “O General do Pijama Vermelho”, da diplomata Laurita Mourão, filha do general Olympio Mourão Filho, que deu início ao golpe e depois se arrependeu, dizendo ser “uma vaca fardada”; e “Ditadura Envergonhada”, escrita pelo jornalista Elio Gaspari, que revisitou o regime militar por inteiro.
Falta saber a verdade sobre o malogrado golpe de 2022, que perdeu apoio militar a partir do fracasso do governo Bolsonaro na tentativa de provar fraude na eleição/apuração.
SEM COMEMORAR – Dois anos depois, o presidente Lula cometeu grave erro ao insistir em “comemorar” o 08/01. O pronunciamento preparado para ser lido por Lula foi muito bom. Mas o discurso de improviso acabou sendo um desastre monumental.
Não citava nada de democracia e sim fatos pessoais da vida do presidente, mencionados na sua versão pessoal, além de gracinhas desnecessárias, como chamar o ministro presente na cerimonial de “Xandão”.
A grande bola fora e com tiro no pé de Lula foi dizer que ”na maioria das vezes, a amante é melhor do que as esposas”.
MUNIÇÃO DE GRAÇA – Desse jeito, o presidente deu munição de graça para a oposição e com certeza ainda perderá o apoio de muitas mulheres casadas, se concorrer à reeleição.
Pode-se esperar que esse recorte desastroso será reverberado à exaustão na campanha eleitoral de 2026. Lula era muito bom de improviso, mas agora caiu demais.
“Por que não te calas, senhor Lula?”, podíamos perguntar, parodiando o então rei Juan Carlos, da Espanha, que sentiu o peso da idade, não quis se perpetuar no trono e abdicou em favor do príncipe Filipe.
Quando vão aprender que não existe tentativa de alguma coisa. Ou existiu ou não existiu. Tentativa de golpe é um dos piores erros que se comete com a língua portuguesa. Existe o golpe que deu certo e o golpe que deu errado. Mas nunca uma tentativa. Enquanto em projeto o que existe é uma expectativa para o futuro. Se houve um plano que não saiu do papel então não houve o golpe. Vão continuar martelando pois é a única coisa que sobrou para o PT. O governo Lula se tornou no maior pesadelo da esquerda.
Sempre cheio da. Marvada Pinga.
Mais um reconhecendo um ídolo de barro!
Vou esperar você reconhecer Bolsonaro, um líder de barro. Um falso líder, que abandona seus liderados, que caem em desgraça.
O ocaso da história política do Lula é previsível e inexorável, ao final está no seu 5º mandato efetivo, um feito e tanto que o deveria proteger dos lobos famintos devorando os despojos de seus muitos erros por velhice e mal caráter, mas infelizmente esses erros caem nas costas do eleitorado e isso é inadmissível, como inadmissível é pensar, cogitar ou comentar a respeito de outra candidatura, seria um recorde para ele e a tipificação do Brasil como Estado teocrático e população fundamentalista pela adoração de Ali Babá e os muito mais de quarenta…
Falando sério, se formos o mais sucintos possível nas críticas e denuncias contra Lula e seu governo estaremos cortando o gás eleitoral dele e de seu marqueteiro que segue a máxima: Falem mal, mas falem de mim!
Esse cara vai morrer pela boca. Nunca teve capacidade para nada, hoje o peso da idade e as pingas estão fazendo efeito. Só está ainda em destaque pela imprensa que se vende a preço de banana
Uns encabulados, já estão despertando, diante desse laboratório de refugos!
Se Loola lesse a Tribuna seria bem aconselhado por bons militantes.
É tanto jornalista querendo ensinar Loola a não errar que eu fico meio cabreiro.
A esquerda não está dando certo e acha que a bala de prata é o tal golpe. Falta de alternativa.
Da picanha ao filé mignon chegamos ao pé de galinha.
O povão dos votos não come narrativa.
Picanha 89,90 (com três aumentos em menos de 40 dias estava 78,90)
Filé mignon 115,90 kg
Isso no açougue do Seu Manuel das Tamanquinhas….
Minha assessoria não falha, está de olho em tudo….
Meu nome é Fui….
Sr. Newton
Até o nome da corrupção, roubalheira, falcatruas, maracutaias, vigarice, mudou de nome….
Agora são erros……
Que situação….
eh!eh!eh
“erros”…
aquele abraço
Pelos comentários, estou tranquilo. Todos os críticos à fala de Lula não tiveram amante. E se tiveram, a esposa sempre ganhou muito mais mimos que a amante.
“Eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou amante, porque, na maioria das vezes, os homens são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela”
Pior que eu conheci muita gente assim.