Trump tenta cometer crimes contra a humanidade em Gaza e na Ucrânia

Netanyahu adorou a ideia de expulsar todos os palestinos

Wálter Maierovitch
do UOL

A diferença entre os piratas e os corsários está na “chapa branca”. Os corsários, oficialmente, assaltavam, roubavam e matavam nos mares. Os livros de história revelam que os corsários exibiam uma carta de autorização para espoliar, a chamada “carta de corso”, assinada pela rainha da Inglaterra. O butim era dividido com a rainha, vista como legitimadora das ações bandidas.

O pirata, diferentemente, assaltava e roubava por sua conta própria, sem butim a dividir. Trump, em menos de dez dias, veste-se de corsário. Usa o cargo de presidente dos EUA como sua carta de corso. Aí, sem corar as faces, mostra o seu plano de assaltar a faixa de Gaza e de coagir para tomar as riquezas da Ucrânia.

VANTAGEM ECONÔMICA – No particular, Trump é movido pela ambígua ética da vantagem econômica, em troca de fornecimento de apoio bélico-militar.

À luz do direito internacional, o chamado direito das gentes, a proposta de esvaziar a faixa de Gaza, com remoção forçada de cerca de 2 milhões de palestinos (antes da guerra, eram 2,2 milhões), tipifica o crime de limpeza étnica, que é um crime contra a humanidade.

E tem mais. Trump ignora a divisória Resolução 181-1947 da ONU, que estabeleceu dois territórios para dois povos, na Palestina. Até agora, só temos o Estado de Israel.

ILEGAL E IMORAL – A proposta de Trump não é só ilegal, mas imoral. Antes do encontro do presidente americano com o premiê Netanyahu, seu assessor Steve Witkoff, representante dos EUA para o Oriente Médio, quis dourar a pílula, mas não convenceu.

A justificativa de Witkoff, de que a reconstrução de Gaza é impossível com pessoas na faixa territorial, soou como lorota, diante da assertiva de Trump.

Atenção: a proposta de Trump para Gaza envergonha o povo judeu, que, na sua longa história, viveu expulsões, escravidão e êxodos. A não desaprovação por parte de Netanyahu foi vergonhosa.

ÊXODO PALESTINO – Além do crime contra a humanidade anunciado, a limpeza étnica, Trump quer matar o direito internacional público. Ele ignora a história e prepara-se para repeti-la. O povo palestino, quando da Resolução 181 da ONU, teve de migrar para a instalação do Estado de Israel.

A esse episódio, o êxodo palestino, os historiadores chamam de “Nakba”, que significa “catástrofe”. Para os palestinos, esse êxodo foi um holocausto.

E para não gastar muita tinta, como se dizia antigamente, vamos à proposta de Trump para Zelensky, já em situação de desespero com o corte do apoio econômico e militar por parte dos EUA.

EXIGE GARANTIA – Trump disse, e os jornais europeus destacaram, dado o susto causado no âmbito da União Europeia: “Quero uma garantia. Estou procurando encontrar um termo de acordo com a Ucrânia. Eles (ucranianos) garantirão com terras raras e outras coisas o que estamos dando e daremos”.

Trump, no velho estilo mercantilista, quer uma recompensa em lítio, titânio e urânio. De olho nas baterias para os veículos elétricos, por exemplo, quer explorar as abundantes reservas ucranianas.

Como disse Zelensky a empresários norte-americanos no recente fórum de Davos, a Ucrânia precisa ser reconstruída, e ele, como presidente, está certo do interesse das empresas da construção civil norte-americana. Pelos seus cálculos, a Ucrânia precisará, na reconstrução, de US$ 500 bilhões.

DOIS SIGNIFICADOS – Para a União Europeia, ajudar a Ucrânia significa segurança contra a expansão russa. Já para Trump, tudo não passa de “negócios” e exploração das fraquezas.

Quanto ao premier Netanyahu, mostrou-se um pigmeu aético diante de Trump. Envergonha o povo judeu e faz a alegria dos radicais israelenses.

Trump pensa em migração de palestinos para a Jordânia (que já abriga 3 milhões de palestinos refugiados) e Egito. Uma desumanidade.

9 thoughts on “Trump tenta cometer crimes contra a humanidade em Gaza e na Ucrânia

  1. Trump implanta sua ‘política’ na América Central e do Sul, tentando varrer influência da China na região

    1 – O Panamá saiu do acordo econômico Rota da Seda com a China por pressão dos EUA. O cancelamento foi feito após a visita do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ao país, dia 02/02/2025, por determinação expressa de Donald Trump.

    A agenda de Rubio no Panamá incluiu a pressão para reduzir a influência da China no país. O presidente Trump anunciou que tomará o controle do Canal do Panamá, alegando que a China comanda o local.

    2 – O secretário de Estado americano, Marcos Rubio, foi enviado por Trump a El Salvador para tratar de interesses dos EUA, e se reuniu com o presidente Nayab Bukele, na residência deste, no Lago Coatepeque, segunda-feira, dia 03/02/2025.

    Missão específica de Rubio foi ‘alugar’ o Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOT) salvadorenho, uma penitenciária construída por Bukele e que comportaria 40 mil presos, maior capacidade do mundo.

    3 – Trump despachou também o agente político Richard Grenell, do gabinete presidencial, para tratar de ‘negócios’ de interesse dos EUA com a Venezuela. Cumprindo a missão, Grenell se reuniu com o ditador Maduro, no Palácio Miraflores, sexta-feira, dia 31/01/2025.

    A conversa de Grenell com o ditador Maduro, em Caracas, foi de um companheirismo surpreendente, dizem.

    Bingo! A Venezuela tem as maiores reservas provadas de petróleo do mundo, com 303 bilhões de barris. Está à frente da Arábia Saudita, com 267,2 bilhões; e do Irã, com 208,6 bilhões?

    Acorda, Brasil! Sua batata já deve estar assando.

  2. Sr. Newton

    Agora descobri como o Ladrão e sua Facção Criminosa vão acabar com a fome dos pretos, brancos pobres e favelados….

    Veja que interessante, não sobra nem as marmitas…

    • “…Quentinha invisível: ação do governo Lula contra a fome abastece ONGs de petistas que não entregam refeições previstas

      O GLOBO visitou endereços e não encontrou sinais de produção e distribuição de alimentos…””

      • “…Lula vira alvo da oposição após dizer que brasileiros deveriam evitar comida cara para conter inflação”….

        Sr. Newton

        Então o preto, branco pobre e favelado não vão comer arroz, feijão, alface, tomate, laranja, manga, maça, está tudo caro……

  3. Viva o SUS. a 9.a Maravilha do Mundo….

    a 8a. Maravilha do Mundo é a Ilha do Fidel

    “..Médicos de hospital em São Paulo usam furadeira doméstica em cirurgias…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *