Advogado de Mauro Cid tranquiliza Bolsonaro e garante que o ex-ajudante de ordens assumiu tudo

O ex-presidente Jair Bolsonaro, durante entrevista

Depoimento de Cid e do pai complicaram muito Bolsonaro

Mariana Muniz
O Globo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso à íntegra dos depoimentos prestados na quinta-feira (31) à Polícia Federal no inquérito das joias, entre eles o do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

No dia 15 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do caso, já havia concedido à defesa o acesso aos elementos de prova registrados no processo.

DIZ O ADVOGADO – “Nesse contexto, é indubitável que os termos de declarações de oitivas já realizadas constituem elementos já efetivamente documentados, tornando-se, assim, imperiosa a concessão de acesso imediato a esses documentos”, argumenta a defesa feita pelo advogado Paulo Amador da Cunha Bueno.

Ainda segundo a defesa, “diante do significativo progresso nas investigações, notadamente com a obtenção de depoimentos cruciais ocorridos ontem, requer-se a autorização para a atualização dos autos, permitindo o acesso integral aos termos de declarações relativos às oitivas realizadas em 31 de agosto de 2023”.

Próximo a Bolsonaro, Cid foi preso preventivamente em maio durante operação que mirava outro escândalo, sob a suspeita de integrar um esquema de falsificação de cadernetas de vacinação que teria beneficiado o ex-presidente e seus familiares. Desde então, ele segue detido no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

MAIS DEPOIMENTOS – Nesta quinta-feira, o ex-ajudante de ordens foi ouvido pelos agentes sobre um suposto esquema de desvio de joias e relógios do acervo público.

Pela estratégia da PF, ele prestou depoimento concomitantemente a outros investigados no caso, como o próprio Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o advogado Frederick Wassef e o pai do tenente-coronel, o general Mauro Lourena Cid.

Mas já tinha sido ouvido exaustivamente na quarta-feira pela Polícia Federal.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como diria Miguel Gustavo, o suspense é de matar o Hitchcock. O clã Bolsonaro está alvoroçado com a informação do advogado de Mauro Cid, dizendo que o ex-ajudante de ordens tenha se limitado a confessar os incidentes das joias e da caderneta de vacinação, sem envolver Bolsonaro em nada. Essas declarações do advogado Cezar Bitencourt tranquilizaram Bolsonaro. O novo defensor de Mauro Cid é coronel reformado, formou-se em Direito quando estava no Exército e especializou-se em Justiça Militar. O advogado Bitencourt sabe exatamente como reagirá o Superior
Tribunal  Militar. E isso faz a diferença. (C.N.)

7 thoughts on “Advogado de Mauro Cid tranquiliza Bolsonaro e garante que o ex-ajudante de ordens assumiu tudo

  1. Barroso determina bloqueio de bens de Juscelino Filho

    Ministro do STF atendeu a pedido da PF contra o ministro das Comunicações, mas não autorizou buscas contra ele

    O ministro Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou o bloqueio de bens do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, no âmbito da investigação que apura supostos desvios de verbas federais na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). O ministro atendeu a um pedido da PF (Polícia Federal) para bloquear os bens de todos os investigados, incluindo Juscelino. Conforme apurou o Poder360, a corporação encontrou indícios de que houve desvio de emenda, mas Barroso optou por não autorizar a busca contra o ministro por considerar que não havia nada concreto contra ele. O magistrado considerou a medida “drástica”, mas indica a necessidade de continuar as investigações. O processo corre em sigilo.

    Em nota (24 kB), Juscelino negou estar envolvido em irregularidades e se disse aberto a prestar esclarecimentos.

    Na manhã desta 6ª feira (1º.set.2023), a PF deflagrou uma operação para apurar os supostos desvios de verbas federais. Entre os alvos está a prefeita de Vitorino Freire (MA), Luanna Rezende, irmã do ministro.

    Os investigadores apuram fraudes em licitações, desvio de recursos e lavagem envolvendo dinheiro de emenda parlamentar. Os policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitorino Freire, São Luís e Bacabal, todos no Maranhão.

    Leia mais em https://www.poder360.com.br/justica/barroso-determina-bloqueio-de-bens-de-juscelino-filho/

    “It’s good to be the king (or his friend)” – Mel Brooks in “Blazing Saddles”

  2. – Queda de mais de 30% no índice de empregos comparado ao mesmo período de 2022 …
    – Déficit record nas contas do governo …
    – R$ 3 BILHÕES para comprar eleição na Argentina …

    Mas “Vamos manter o foco no rolex e no hacker lulista” … mandou o patrão.

    O jornalismo brasileiro apodreceu.

    • Não existe argumentos para defender o governo anterior e o atual, fazer uma comparação é o mesmo comparar o estrume com esterco. É a mesma coisa, principalmente no quesito corrupção quando ambos seguem as ordens do Centrão.
      Ambos os governos maquiam números, auditorias do TCU mostram desvios na ordem de 200 bilhões no governo passado e o atual vai chegar nisso ou passar só com o mensalão que agora está legalizado. Comprar votos do compresso com dinheiro público é um crime contra a democracia, mas isso aos olhos da maioria dos brasileiros é uma coisa normal.
      200, 300, 400, 500 de bilhões de reais gastos com a corrupção somados com a boa vida de pensão, “agrados” com poder público. Super salários, boa vida militares recebendo salário duplo, aposentadoria fácil, juiz recebendo quase 1 milhão por mês …. Gostaria muito que fosse feito um estudo sério para sabe o quanto que a corrupção mata , o quando que a corrupção impede dos brasileiros terem uma vida mais digna. No meu entendimento, apesar da legislação dizer outra coisa é que crimes de corrupção matam milhares de brasileiros por ano. Eu considero isso um genocídio (isso vale para Lula e Bolsonaro).
      Mas afinal isso era esperado, pois o Centrão tinha dois candidatos em 2022 que eram Lula e Bolsonaro. Todos os outros foram cuidadosamente destruídos e tudo foi feito para ter um segundo turno com esses dois seres inescrupulosos.

  3. É o silêncio dos “inocentes”

    Acredito que a PF não se interessa pelo caso da joias, que já se sabe tudo, é batom na cueca.

    Mauro Cid, deve saber tudo sobre a tentativa de golpe e todos os militares envolvidos. Para PF isso é mais importante.

    • O advogado do Cid filho tranquiliza ou diz a verdade sobre Bolsonaro? Entendo a frustração da mídia, é mais uma narrativa que desce pelo ralo. Próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *