
Cresce a incerteza com o abastecimento de produtos
Pedro do Coutto
Empresários americanos temem que o presidente Donald Trump jogue o país em uma recessão. Na sexta-feira, os principais índices da Bolsa de Valores de Wall Street começaram o dia em baixa.
Os investidores avaliavam a repercussão das últimas ações da guerra tarifária, sinalizando acreditarem em uma desaceleração econômica até que haja mais confiança e que a pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas para todos os países, exceto a China, provocará uma incerteza mais longa. É nítido o temor diante de uma possível recessão.
INCERTEZA – A cada dia sem acordos sobre as tarifas, cresce a incerteza nos Estados Unidos em relação ao abastecimento de produtos que vêm de outros países. E a preocupação não é só dos investidores. A confiança do consumidor americano na economia atingiu o nível mais baixo desde 1952, segundo pesquisa da Universidade de Michigan, feita dos dias 25 de março a 8 de abril. O índice ficou abaixo inclusive do que previa o mercado financeiro.
Comerciantes também estão ansiosos, sobretudo em relação à sobrevivência dos pequenos negócios diante do impacto das tarifas. A preocupação chegou ao Banco Central americano. Uma diretora da instituição afirmou ao jornal “Financial Times” que os mercados financeiros continuam funcionando dentro da normalidade por enquanto. Mas admitiu que o FED está preparado para intervir e tentar estabilizar o mercado de dívida pública, se ele ficar em desordem.
A China detém US$ 760 bilhões em títulos americanos – atrás apenas do Japão. Uma das preocupações é que a China se desfaça de maneira maciça desses papéis, obrigando os Estados Unidos a pagarem juros mais altos para se financiarem.
DESENVOLVIMENTO – Numa entrevista à imprensa, Trump, surpreendente como sempre, afirmou que a guerra de tarifas entre os Estados Unidos e a China vai promover o desenvolvimento econômico no mundo.
Um absurdo total, sobretudo diante de uma possível subida dos preços, pois o comércio mundial ao assumir a compra de produtos de toda a espécie, terá que repassar forçosamente a nova escalada para o consumo. Logo, isso caracteriza uma inflação inevitável, pois ninguém vai produzir para estocar ou para não vender.
O fato especulação entra sempre em cena e como não existe débito sem crédito ou vice-versa, a questão vai desaguar no consumo geral, já que pagamos pelos preços estabelecidos. Atrás de cada aumento de preço está a pressão e o lucro. É questionável dizer que a guerra de tarifas vai promover o desenvolvimento no mundo. É uma atitude irresponsável diante do que está se passando. Enquanto isso, a confusão se generaliza na economia.
Quem está temendo e tramando é a global “Máfia Khazariana”, pela perda da sugadora hegemonia, facilitada por alçados mundanos, corruptos e apátridas!
Não se trata de guerra de tarifas, mas de quem vai hegemoniizar a contemporânea revolução na produção de bens e serviços, a Inteligência Artificial.
Distanciando vê-se melhor. Lembremos segunda Revolução Industrial da linha de produção fordista.
Não estamos falando só dos tangíveis bens, mas dos intangíveis serviços. Portanto não se trata produção mais uma revolução industrial. Podemos falar em um novo modo de produção.
Creio que quem vencerá é quem dominar a computação quântica. Pois a IA depende da capacidade de, primeiro, velocidade de processamento e, segundo, capacidade de armazenamento de dados.
Vídeo explicativo:
https://www.google.com/search?client=ms-android-samsung-ss&sca_esv=9df75213f5b396e5&sxsrf=AHTn8zoYZ9sB6o-orNcpHRT2hviXwT0WHA:1744550511156&q=computa%C3%A7%C3%A3o+qu%C3%A2ntica+microsoft&udm=7&fbs=ABzOT_BYhiZpMrUAF0c9tORwPGls15HTOCuMiBB5X-nf1qmqhiHgNnnYLqFlzwKFTN-H7DfpDgi1sSnIlfAgkRwNnswhMfRnhZU3N17ICC3rXKxO09P7MFjDitio6IKOjd3khHu9kM4Z_jZ2Nj9CjefeISoYiPm7_TMpgmVSI6GflmHLNPO-um0uY1VMNgqZQsrKP_u9hNi02RqnHz0NQ_cyhgFfhYZgl54KqUidXHgprMp1ss-_IfU&sa=X&ved=2ahUKEwjgnIqMjdWMAxWoLbkGHeBND1sQtKgLegQIFRAB&biw=240&bih=448&dpr=3#fpstate=ive&vld=cid:be3c2870,vid:xhBHrGXwEf8,st:0
______
Trump fala em proteger a Indústria norte-americana. Puro divergionismo do núcleo da questão. Primeiro, está encerrando o ciclo de industrialização da Revolução Industrial do Século XVII. Segundo, a substituição de importações para reverter o processo de globalização, em que se produz o quê, ainda que parte de um bem, e onde.
Embora pensa-se e acredita-se e propaga-se que o Trump seja um idiota, dado a hegemonia da extemporânea, reacionária e neludista “esquerda”, é lógico que sabe que a “proteção da indústria doméstica” seria insanidade.
Tanto que já expressa tal entendimento, não com palaavrório, mas com ação.
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/trump-recua-de-tarifas-extras-sobre-smartphones-e-computadores/
De uma coisa, ainda que o resultado seja uma catástrofe, Trump esta sacando o que se passa no mundo da produção. Algo impensável pra reacionaria esquerda, que sem entender bulhufas da brilhante análise de Marx do Capitalismo e ter mergulhado no positivismo idealista, é incapaz de contextualiza-la, apartados que estão do materialismo histórico dialético, instrumento analitico marxiano fundamental para a compreensão e intervenção na realidade do hoje. Ambos inalcançáveis pelo idealismo reacionário deste estorvo que chamam de esquerda.
Pra reverter este processo, leva anos.
Absolutamente inviável.
Se Trump insistir, os EUA podem virar uma ‘porcaria’ como Brasil, alerta jornal americano
WSJ usa Brasil como mau exemplo de protecionismo defendido por Trump
O jornal americano The Wall Street Journal publicou neste sábado, 12, uma reportagem em que usa o Brasil como exemplo negativo dos efeitos do protecionismo econômico.
Segundo a publicação, o Brasil oferece um “vislumbre” do que pode ocorrer com os Estados Unidos caso o presidente Donald Trump leve adiante sua proposta de impor tarifas de importação generalizadas.
(…)
Fonte: O Antagonista, Economia 12.04.2025 19:23 Por Redação
https://oantagonista.com.br/mundo/wsj-usa-brasil-como-mau-exemplo-de-protecionismo-defendido-por-trump/
De uma coisa, ainda que o resultado seja uma catástrofe, Trump esta sacando o que se passa no mundo da produção. Algo impensável pra reacionaria esquerda, que sem entender bulhufas da brilhante análise de Marx do Capitalismo e ter mergulhado no positivismo idealista, é incapaz de contextualiza-la, apartados que estão do materialismo histórico dialético, instrumento analitico marxiano fundamental para a compreensão e intervenção na realidade do hoje. Ambos inalcançáveis pelo idealismo reacionário deste estorvo que chamam de esquerda.
A China abandonou as superstições dogmáticas reacionárias do estorvo que se chama esquerda, e tornou-se a segunda economia do mundo.
Quemcsabe um dia abandone o que resta, o pensamento e práxis totalitárias?
Nossa esquerda ainda tem outro problema, a degradação moral e civilizacional.
Vide o que a China faz com assaltantes do povo ao invés de idolatra-los.
https://www.google.com/search?q=china+execu%C3%A7%C3%A3o+corruptos&oq=china+&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBggBECMYJzIGCAAQRRg5MgYIARAjGCcyDAgCECMYJxiABBiKBTITCAMQLhivARjHARi6AhiABBiOBTIGCAQQRRg9MgYIBRBFGD0yBggGEEUYPTIQCAcQLhjHARixAxjRAxiABDINCAgQABiDARixAxiABDITCAkQLhivARjHARi6AhiABBiOBTIKCAoQABixAxiABDIQCAsQABiDARixAxiABBiKBTITCAwQABiDARixAxjHAxiABBiKBTINCA0QABiDARixAxiABDINCA4QABiDARixAxiABNIBCDI1NjhqMGo3qAIUsAIB8QVNz-nDlmiMPfEFTc_pw5ZojD0&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8
Será que por aqui está uma maravilha, com tantos escandalos de corrupçao e má gestão do dinheiro publico
OS DEUSES DE BOLSONARO, NETANYAHU, TRUMP, PUTIN! POR QUANTOS MILÊNIOS MAIS OS POPULACHOS CONTINUAÇÃO SUPERSTICIOSOS E ANALFABETOS FUNCIONAIS? Com que intensidade o povinho analfabeto reza, faz oração devotadas, promessas, sacrifícios em vil metal, enquanto seus entes querido, ídolos, políticos e religiosos, estão hospitalizados sob os cuidados da Ciência, Deusa esta que os fanáticos do Cristianismo elegeram como inimiga ‘’perversa, herege, pagã imortal dos deuses da Bíblia! Esses cristãos animalescos, paleolíticos monstruosos, corruptos, farsantes, não conseguem somar 2 + 2 em matéria de Ciência, lógica, coerência, razão, não contradição! A Bíblia Judaico-Cristã está repleta de bestialidades, contradições, paradoxos escandalosos, que deliciam essas as bestas humanas políticas eleitas pelos cristãos brasileiros e norte-americanos, israelitas, russos, sejam cristãos comunistas bolcheviques imperialistas, sejam nazistas hitleristas de supremacia branca. Entre as milhares de laudas que escrevi na Rede, eu já mencionei milhares de plágios, contradições, bestialidades, megalomania arrogante e prepotentes, desses deuses idiotas, mas espertos e maquiavélicos, que somente existem no papel, por escritores ficcionistas mitológicos, tal qual a demagógica e inútil Constituição Brasileira de 88. Vejam agora mais um exemplo de imbecilidade absoluta desses negacionistas, terraplanistas, geocentristas, egocentristas: Deus da Bíblia Jeová destruiu Sodoma e Gomorra com ‘’bombas atômicas’’ por eram cidades do pecado. Porém, tão logo fugiram daquele ‘’antro pecaminoso e pecaminoso, as filhas de Ló o embebedaram e o estupraram! Este é um exemplo de absoluta imbecilidade no livro mais vendido e adorado por quase metade da população da Terra, candidata a ser eleita para o Reino dos Céus, quando Jesus Cristo voltar após muitas promessas políticas! Que livro maravilhoso para a redenção dos pecadores, não é mesmo? Eu acredito que essas imbecilidades se espalharam por toda a humanidade, quando os primeiros grupos humanos viram a aurora boreal do ártico, pela primeira vez, há cerca de 12 mil! Entre as nações pré-colombianas das Américas encontramos muitas coincidências de irmãos inimigos, como Rômulo e Reno, Hórus e Set, Cain e Abel: infernos subterrâneos, etc. Igualmente, deuses que prometeram voltar, sendo que alguns deuses voltaram, outros ‘’voltaram’’ na forma de demônios bíblicos conquistadores, invasores, torturadores, escravagistas, satânicos e exterminadores! É que o povão brasileiro é um dos mais ignorantes entre os reinos da Terra, eles odeiam a leitura, o conhecimento, a Ciência, tal qual seus representantes eleitos! Esse povinho cristão brasileiro, eleitor teocrático, não laico, comunista ou nazista, é tão imbecil que nem mesmo vê que rezas e orações e fezes e gazes intestinais são a mesma imundície pútrida, só servem para poluir e sufocar o Admirável Mundo Novo da Ciência. Aliás, os filhos de Deus, criados à sua imagem e semelhança, têm as fezes e os gazes mais nojentos, repugnantes, asquerosos, dentre todos os animais da Terra. Esses idiotas da Bíblia não conseguem nem mesmo raciocinar criticamente o fato de que se as rezas e orações tivessem o mínimo efeito prático cristão algum dependeria da Ciência, tão perseguida e massacrada pelos cristãos eclesiásticos e teocratas durante mais de 2 mil anos! O Papa Francisco, esse hipócrita oportunista marqueteiro mercador incansável da Bíblia, e Bolsonaro, esse quadrilheiro ladrão ignorante e negacionista genocida evangélico, correm covardemente pedindo socorro para sua inimiga imortal, a Ciência! Povinho analfabeto, ignorante, supersticioso, vocês merecem todo o inferno natural da ‘’Criação de Deus’’! Eu ainda acho pouco! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
O tarifaço de Donald Trump, está mergulhando o mundo na ” Era da Incerteza”. Os empresários dos Estados Unidos, entraram no modo espeta, segurando os investimentos em novos negócios, porque não sabem o que vem por aí.
A pressão dos mega investidores em cima de Trump, está sendo tão forte, que a palavra é avassaladora. Já perderam mais de um trilhão de dólares, na fuga de capitais e na queda das Bolsas de Valores.
Os investidores mais exaltados com o tarifaço trumpista, por incrível que pareça, são aqueles que mais doaram dinheiro para a campanha de Trump, portanto, com legitimidade para cobrar a fatura.
Trump entrou em Pânico e acusando o golpe, recuou covardemente, suspendendo os efeitos do tarifaço global, por 90 dias, pura medida proletátoria, para ganhar tempo, até que as coisas voltem ao normal, o que parece muito difícil, porque o caos econômico, tem dinâmica própria depois de disparado.
O clima de barata voa, próprio de amadores, reduziu os efeitos do tarifaço, menos contra a China. Ocorre, que a China é o maior exportador de produtos manufaturados para os Estados Unidos, portanto, manter as tarifas contra a China, em nada vai ajudar os bilionários americanos. Trump terá que se despir da sua vaidade astronômica e negociar com os chineses, se não quiser perder ainda mais, com essa trapalhada tarifária.
Se Donald Trump tiver juízo, tem que ouvir mais os seus financiadores de campanha eleitoral e menos o seu assessor econômico, Peter Navarro, o verdadeiro mentor do fracassado tarifaço global,
Se ele persistir com a loucura do tarifaço, na sua guerra insana contra a China, vai levar o mundo para uma era da incerteza, capaz de deflagrar uma nova e devastadora guerra mundial.
Criticar as tarifas do Laranjão é fácil, quero ver criticar o tarifaço do narcotraficante e ladrão Lula da Silva.
Comuna enrustido nunca perde a chance de defender o PCCh.