Quem é contra vacinas pode ser secretário de Saúde? Ora, só nos EUA…

A imagem mostra dois homens em um ambiente formal. Um deles está usando um terno escuro e tem cabelo loiro, enquanto o outro está vestido com um terno azul e tem cabelo grisalho. Eles estão se olhando, com expressões sérias, e um dos homens está tocando o braço do outro. Ao fundo, há cortinas douradas e uma decoração que sugere um ambiente de evento oficial.

Kennedy Jr., secretário de Saúde, não acredita nas vacinas

Hélio Schwartsman
Folha

Fãs que somos do Iluminismo, gostamos de imaginar a História como um processo pelo qual a razão e a ciência avançam paulatina, mas irresistivelmente. Ao fazê-lo, vão banindo os preconceitos e as superstições que colonizam as mentes das pessoas, num jogo que culminará na emancipação da humanidade.

Isso, é claro, nunca passou de “wishful thinking”, algo em que a gente quer acreditar. O homem não é nem nunca será um ser perfeitamente racional, e a própria razão tem seus limites. Não obstante, nos últimos dois séculos, obtivemos grandes conquistas civilizatórias baseadas em avanços científicos e filosóficos.

DOIS EXEMPLOS – Reduzimos drasticamente a mortalidade infantil e reconhecemos a existência de direitos humanos universais, para dar apenas dois exemplos.

E isso não ocorreu porque a maioria das pessoas se converteu ao Iluminismo. Já comentei aqui o ótimo livro de Jonathan Rauch (“The Constitution of Knowledge”) em que ele mostra que, demograficamente, não chegamos nem mesmo a um consenso sobre quais são os fatos que precisamos considerar.

Dois terços dos americanos acreditam que anjos e demônios atuam no mundo; 75% creem em fenômenos paranormais; e 20% pensam que o Sol gira em torno da Terra. Num tributo à paranoia, um terço julga que o governo age em conluio com a indústria farmacêutica para esconder “curas naturais” que existem para o câncer.

DESCRENÇA DOS FATOS – Conhecimento e democracia avançavam apesar de ideias como essas estarem bem enraizadas nas mentes das pessoas. Mas não é tão grave. Não precisamos que haja unanimidade em torno de quais são os fatos que devem ser levados em conta, mas apenas que uma elite de políticos, cientistas e outros detentores de postos-chave estejam de acordo sobre o método para estabelecê-los.

O que preocupa neste segundo mandato de Donald Trump é que chegaram a esses postos-chave pessoas que rejeitam o método para reconhecer fatos. O novo secretário de Saúde, por exemplo, faz parte dos 33% que creem no complô para esconder as curas naturais, além de ser contra vacinas.

Não tem como dar certo.

20 thoughts on “Quem é contra vacinas pode ser secretário de Saúde? Ora, só nos EUA…

  1. Sanha expansionista de Trump

    Quando ouço e leio comentários no sentido de que “o Brasil poderá se beneficiar da guerra comercial”, ou “Trump sabe o que está fazendo”, ou ainda “ele (Trump) sobe a régua para depois negociar o razoável”, confesso que fico chocado pela incapacidade de leitura do formulador.

    Em um cenário assim, absolutamente ninguém sai vencedor, e todos correm riscos jamais vistos desde o fim da Guerra Fria.

    Fonte: O Antagonista, Opinião, 15.04.2025 15:09 Por Ricardo Kertzman

  2. Há controvérsias. “Tem caroço nesse angu”.

    “A questão é tão politicamente explosiva que todas as respostas podem induzir a erro. A turma que ficou contra a vacina fala, nos Estados Unidos, em muitos milhares e até milhões de mortes. Do lado oposto, um site médico sustenta que, com 270 milhões de americanos vacinados, houve apenas três mortes – uma hipótese improvável que tornaria as vacinas contra a Covid-19 as mais seguras da história.”
    (Veja, 16/05/2023)

    Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/mundialista/quantos-morreram-por-causa-de-vacina-da-astrazeneca-contra-a-covid.

  3. Numa Democracia inclusive os negacionistas têm o direito de expressarem suas crenças e superstições. Já suas ações dependem das consequências pra outrem.

    Se assim não fora, o lulobolsonarismo estaria prescrito poe aqui.

  4. Para deleite de bolsotários…

    o Bananinha estaria nos States tentando conseguir o envio, ao seu pai, de uma mensagem de ‘pronto restabelecimento’ em nome de Trump.

    Mas, depois de ignorar a ‘estada’ do ex-mito nos States fugido no final de 2022 e de barrar a entrada da Chela e comitiva no Capitólio na sua posse em janeiro, Trump, na verdade, talvez nem se lembre mais de quem se trata.

    • Uso de futuro do pretérito ? Tu mentes tal como aqueles que afirmam que indícios representam a verdade.

      ” … estaria tentando …”. Passa no caixa e vê se já deixaram lá a tua parte.

      • Ocasionalmente surge no pedaço adivinhadores do pensamento alheio.
        Adivinham o que os generais estão pensando, e até os praças de pré.
        É uma pena que esses oráculos não adivinhavam o que ia na cabeça do Stalin.
        Eles só adivinham o que Trump vai fazer e o que vai acontecer.

  5. “..’Ainda bem’ que ‘monstro’ do coronavírus veio para demonstrar necessidade do Estado, diz Lula

    Para ex-presidente, ‘determinadas crises’ só são resolvidas pelo Estado. ‘Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises.’

    • Já pensou se a Natureza cria um Monstro para pegar todos os bandidos, corruptos, ladrões, petroladrões, mensaleiros, latrocidas, genocidas, mentirosos contumazes, psicopatas, comunas-nazi-fasci da Facção Criminosa e seu Grande Líder, o Narco-Mentirinha…???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *