Tarcísio, Sergio Moro e Michelle: os mais cotados para enfrentar Lula nas urnas de 2026

Pesquisa aponta permanência de cenário de polarização

Pedro do Coutto

Uma pesquisa do Instituto da Democracia, objeto de reportagem de Bianca Gomes, Marlen Couto e Nikolas Yury, publicada nesta segunda-feira pelo O Globo, revela que o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, o senador Sergio Moro e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro são os três mais cotados na oposição para enfrentar o presidente Lula da Silva nas urnas de 2026, quando ele buscará a reeleição.

Surpreende a boa aceitação de Michelle Bolsonaro junto ao bolsonarismo, pois ela registra 11% das intenções de votos, enquanto o governador Tarcísio de Freitas alcança 17 pontos e Sergio Moro 12%. Romeu Zema registrou seis pontos. Michelle Bolsonaro surge bem entre os números do Instituto da democracia porque ela não tem a mesma exposição na imprensa do que o governador de São Paulo e o ex-juiz da Lava Jato.

PROJEÇÃO – O seu percentual, assim, quase igual ao de Moro, está bem projetado na corrente bolsonarista que fatalmente está em busca de um candidato ou candidata, já que Bolsonaro foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral. O governador de Minas, Romeu Zema, está fraco, e uma das principais razões de seu enfraquecimento está nas declarações que fez contra as populações do Norte e do Nordeste do Brasil.

A oposição está em busca de um candidato, pelos números talvez uma candidata, pois ao meu ver a candidatura de Tarcísio de Freitas vai depender dos números do Datafolha e do Ipec no ano da própria sucessão presidencial…

Se Lula estiver muito forte, como é o esperado, Tarcísio de Freitas deve preferir disputar a eleição ao governo de São Paulo, aguardando mais quatro anos para o voo rumo ao Planalto. Nesta altura do tempo, tem que se imaginar qual será o candidato do próprio Lula à sua sucessão.

CONFRONTO  – A pesquisa do Instituto da Democracia parece basicamente lógica, pois de acordo com o que o termômetro de hoje apresenta, o bolsonarismo não possui nomes fora do contexto assinalado para escolher. Sob o ângulo de Lula, o seu sonho provavelmente é enfrentar Sérgio Moro nas urnas populares; oportunidade que vai abrir espaço para que destaque fortemente como o juiz da Lava Jato o condenou, mas a sua condenação foi anulada por parcialidade pelo Supremo Tribunal Federal.

Dificilmente Michelle Bolsonaro, que no passar do tempo deve superar Sergio Moro, poderá emocionar os eleitores e eleitoras ao ponto de um embate intenso com o atual presidente da República. Enquanto não há dúvida sobre o candidato do PT e de sua aliança com Geraldo Alckmin, sobretudo em razão da base paulista, não vejo como possível o surgimento de qualquer outro candidato pela legenda do PL comandada por Valdemar Costa Neto. Com a pesquisa do Instituto da Democracia, e com as pesquisas que o Datafolha e o Ipec farão nas próximas semanas, teremos desde agora uma visão bastante nítida do futuro próximo em matéria de eleições.

CASO MAURO CID –  Reportagem de Julia Chaib, Folha de S. Paulo de ontem, destaca que a cúpula do Exército, tendo à frente o general Tomás Paiva, está interpretando o acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid como uma etapa positiva traduzindo uma oportunidade e viabilizando a possibilidade de o fato transformar-se numa página virada na história atual, abrindo um novo caminho para uma pacificação necessária ao equilíbrio político e ao jogo democrático.

O Exército cumpriu a decisão do ministro Alexandre de Moraes afastando o tenente-coronel Mauro Cid de qualquer cargo ou função na Força, mas mantendo a moradia militar a que tem direito e a sua remuneração, aliás como é natural, pois ele ainda não foi julgado.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes foi recebida com naturalidade pelo Exército, uma vez que Mauro Cid responde a vários inquéritos por fatos simultâneos. Os meios militares certamente repudiam tais atitudes, de acordo inclusive com manifestação do general Tomás Paiva, destacando que o Exército não aprova desvios de conduta.

INSEGURANÇA –  Na Folha de S. Paulo, edição de ontem, Rogério Pagnan, Daniel Mariani e Augusto Conconi publicaram reportagem sobre a decisão dos Correios de evitarem a entrega de correspondência em várias zonas da cidade de São Vicente que se demonstram inseguras para a entrada de funcionários em suas ruas.

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que está concluindo um plano para reverter essa situação e ampliar o número de soldados na Polícia Militar. No Rio, a cautela dos Correios é a mesma em relação a vários Ceps.

12 thoughts on “Tarcísio, Sergio Moro e Michelle: os mais cotados para enfrentar Lula nas urnas de 2026

  1. Lula já está ruim da cabeça,acho que deste ano ele não passa. Imaginem um organismo que tem vicios em destilados e ainda destila ódio 24 horas por dia passando por uma cirurgia que com certeza será o PASSSAPORTE PARA O INFERNO. Ele não concorrerá em 2026,estará MORTO E ENTERRADO.

  2. Mestre Pedro do Couto, faz uma análise perfeita da pesquisa do Instituto da Democracia. Entendo, que a pesquisa reflete a situação do momento, logo muita água ainda vai passar pela fonte, podendo torná-la límpida ou turva para os nomes aventados.

    A Delação Premiada de Mauro Cid, tem potencial para causar um tsunami no Bolsonarismo, quer dizer, no entorno de Bolsonaro, portanto, a candidatura da ex- primeira dama, não terá nenhuma chance.
    Sobra Sérgio Moro e Tarcísio de Freitas, os dois candidatos da Direita.
    Sérgio Moro não possuo a empatia para empolgar o eleitorado, que exige emoção e perspectiva de um sonho, uma idéia, uma ideologia.

    Quem fica na análise de Pedro do Couto: o atual governador de Sampa, Tarcísio de Freitas, o escolhido da Avenida Paulista, os donos do Brasil. No entanto, Tarcísio tem enfrentado escândalos de corrupção no seu secretariado, começando pelo Secretário da Educação e nesta semana, envolveu o Secretário da Saúde. Esses escândalos estão respingando no governador, que está acuado e não reage, afastando os auxiliares. Demonstra fraqueza na gestão, um certo laisse Faire, um deixe andar na questão das ilicitudes.

    Romeu Zema é um anão político, o governador mineiro não sabe nem se expressar direito, será o último colocado, caso decida entrar na disputa.

    No campo da esquerda, não acredito em nova candidatura de Lula. Se agora, o presidente vem comentando erros em série na política externa e internamente, em 2026, seria melhor para Lula, encerrar a carreira política. Então, a bola da vez, ficará com o ministro da Fazenda Fernando Haddad, se a condução da Economia obtiver o êxito esperado. Haddad no mês de agosto, cometeu um grave erro político, quando criticou o Poder da Câmara dos Deputados, comandada pelo Bolsonarista Arthur Lira. O silêncio é de ouro na política, o falar pelos cotovelos, sem pensar nas consequências, pode afastar Fernando Haddad de seu sonho de ocupar a cadeira do Planalto.

    • O editor deletou meu comentário anterior. Vai reescrito.

      “Quem fica na análise de Pedro do Couto: o atual governador de Sampa, Tarcísio de Freitas, o escolhido da Avenida Paulista, os donos do Brasil. ”

      O Roberto Nascimento sabe que o escolhido da Avenida Paulista foi o ladrão Lula da Silva, o mesmo candidato em quem ele (Nascimento) votou.

      Se o comentarista se ativesse aos fatos, ele publicaria a relação de milionários doadores da campanha petista em 2022, ou os valores dos subsídios que o corrupto Lula da Silva repassou aos grandes empresários nos seus governos, ou os lucros dos banqueiros no mesmo período.

  3. Quem deu esses 11% a Michelle, só pode os evangélicos fundamentalistas e os bolsonaristas politicamente alienados.
    Que experiência Michelle tem de política?

    Tarcísio, é a política da direita altamente elitista e privatista, vende tudo que o mercado resolve os problemas do Brasil, em que os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.

    • A direita vai pra onde o imbroxável mandar, provavelmente um dos seus filhos ou mesmo a micheque. Seu ego o impede de apoiar algum aliado fora da sua familícia.

      Os outros prepostos da direita são bem isso que o Nélio falou, uns fiéis servos da seita mercadista pauloguediana, e sentimos na pele as consequências nefastas desse receituário.

  4. Operação da Polícia Federal hoje no Rio de Janeiro, atingiu em cheio o Interventor da Segurança do Rio, o general Braga Neto. Foi também, chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Ministro da Defesa e por fim, Candidato a vice presidente na chapa derrotada do capitão.

    Trata-se cde superfaturamento na compra de colete sem licitação. Lembrando, que tudo foi descoberto, a partir de uma investigação do FBI, que rastreou os telefones da empresa americana fornecedora dos coletes para a PM do Rio, no rastro da investigação pela morte do presidente Aristides do Haiti. Em 2020, as autoridades Americanas informaram o governo de então que nada fez.

    Braga Neto teve seu sigilo telefônico quebrado.

    Muito estranha a atuação desse general, que apareceu no acampamento do Quartel General do Exército, no mês de dezembro parou seu carro e disse aos manifestantes para terem paciência, que algo iria acontecer.

    Provavelmente, as digitais de Braga Neto e do general Heleno, ex- chefe do GSI, farão parte dos anexos da Delação Premiada do tenente coronel, Mauro Cid. Hoje, Cid é o militar mais odiado, nas hostes Bolsonaristas da ala civil e da ala militar.

    Desconfio até, da participação do presidente do PL e de outras cabeças da Câmara e do Senado, na trama golpista, porque no Golpe de 1964, lideranças no Congresso e na Câmara tramaram junto aos militares, para a derrubada de João Goulart. Cito três: Juscelino, Lacerda e Magalhães Pinto. Um ex- presidente, Lacerda da, governador do Rio e Magalhães, governador de Minas.

    Veio o golpe e o castigo para quem apoiou na classe política: Juscelino e Lacerda foram cassados pelo presidente general, Castelo Branco.

    É preciso separar o joio do trigo. Os militares da ativa e da reserva, que participaram de ilícitos e tramaram o golpe, devem ser punidos, depois de exercerem os seus direitos de ampla defesa e do contraditório, como qualquer cidadão brasileiro. Os militares envolvidos nesse olho do furacão, não representam as Forças Armadas, que são legalistas e profissionais. Trata-se de condutas individuais, fora do arcabouço legal, como ocorre nas organizações civis e portanto, tratados na forma da Lei.

    O Exército, a Marinha e a Aeronáutica são instituições do Estado e não podem ser confundidas com condutas individuais de seus membros, com sede de Poder e acumulação de dinheiro de firma ilícita.

  5. Para piorar, o clima de Idade Média, que o país vive há quatro anos, caminhando para os cinco anos, os deputados e senadores, estão prestes a votar uma PEC absurda, mudando a Lei da Ficha Limpa e flexibilizando as multas, para os Partidos Políticos, que descumprirem as Leis Eleitorais e praticamente eliminando a obrigação em relação a cota das mulheres.

    Valdemar da Costa Neto o cacique do PL está rindo de orelha a orelha e só lamenta, que não tenham aprovado essa Lei Draconiana antes da aplicação de multa de 22 milhões de reais, executada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Morais.

    Que falta de vergonha na cara do Legislativo. Câmara e o Senado, legislando em causa própria, se lixando para a população brasileira. Será preciso, computar cada voto dos parlamentares, em apoio a essa atitude, que desmoraliza o Senado e a Câmara, quando vierem pedir voto na próxima eleição.

    Verdadeiros traidores do povo.

  6. Os nossos distintos representantes do povo, vossas excelências, Deputados e Senadores, estão esticando a corda, além do limite do razoável.

    Talvez tenham esquecido, a tentativa de destruição do Congresso, pelos novos bárbaros Bolsonaristas no dia oito de Janeiro deste ano.

    Será, que acham, que os bárbaros evaporaram? Acreditam, que não possam tentar de novo?

    O preço da liberdade é a eterna vigilância, portanto, já passou da hora, de pensarem nos seus bolsos recheados de dinheiro e nas suas carreiras políticas.

    O povo brasileiro está passando fome, sem Educação de qualidade, sem uma Saúde rápida para minorar o sofrimento dos doentes na fila para cirurgias. Há muito o que fazer pelo país, pelo povo e vocês vivendo nessa ilha da fantasia, na cidade de Brasília.

    Desçam ao chão de fábrica, para sentirem a realidade trágica das populações sem eira nem beira.

  7. Caro roberto Nascimento, defender os mais necessitados corre-se o risco dessa direita perversa lhe chamar de comunista.
    Quem assistiu as CPI do MST e a CPMI do dia 8 de janeiro vai ver que tipo de parlamentares foram eleitos na onda bolsonarista, parecem crianças de jardim de infância, Uma vergonha.

    Não podemos esperar nada de útil da maioria desses parlamentares em favor do futuro do Brasil e do povo.
    Um abraço.

  8. INSEGURANÇA – Na Folha de S. Paulo, edição de ontem, Rogério Pagnan, Daniel Mariani e Augusto Conconi publicaram reportagem sobre a decisão dos Correios de evitarem a entrega de correspondência em várias zonas da cidade de São Vicente que se demonstram inseguras para a entrada de funcionários em suas ruas.

    O governador Tarcísio de Freitas afirmou que está concluindo um plano para reverter essa situação e ampliar o número de soldados na Polícia Militar. No Rio, a cautela dos Correios é a mesma em relação a vários Ceps.

    Sr. Pedro está se esquecendo de alguns fatos sobre a insegurança pública no Estado de são Paulo…..

    Quem desgovernou este Estado durante quase 40 anos?

    Quem sucateou as Policias do Estado.?

    Quem deu de costas, e tratava com désdem quanto era avisado sobre a criação da Organização Criminosa?

    Quem.?Quem?Quem?

    “Nós somos os melhores administradores”.

    “Nós sabemos fazer”

    “Nós temos ideias”.

    “Não sou político, sou um gestor”..

    “Nhenhenhenhenhen”

  9. Boa noite Nelio Jacob.
    Seus comentários são sempre positivos.
    Podem me chamar de comunista, sem problema nenhum. Por causa disso, não vou parar de comentar sobre a política brasileira. Ficaria preocupado, se o adjetivo viesse na linha contrária, por exemplo: Direitista Extremado. Aí, teria que fazer uma revisão das ideias. Talvez, emendaria numa quarentena sabática.

    Nelio, estamos vivendo um retrocesso gigantesco no mundo.
    A Direita vem ganhando terreno nas classes populares em Portugal, na França, na Espanha, nos EUA, na Argentina e principalmente no Brasil.

    Os imigrantes, que entram nos EUA e na Europa se tornam eleitores de Trump, Meloni, madame Lê Pen e Daniel Ventura do Partido CHEGA de Portugal, todos Direitistas e contrários aos imigrantes.
    Um desastre na América, na França, na Itália e em Portugal.

    É o resultado do fim da polarização Direita versus Esquerda, a partir da queda do Muro de Berlim e da implosão da União Soviética. Na prática, o Capitalismo derrotou o Socialismo/ Comunismo.

    Quem escreve sobre o Comunismo ou diz que A ou B são comunistas ou desconhece as mudanças na história das nações, a partir da década de 90 ou mente deliberadamente por questões políticas e de grupos patrimonialistas, envolvendo Poder e Dinheiro.

    Hoje, ou se é de Direita, Centro ou Centro Esquerda. As sociedades abraçaram o Conservadorismo.

    Nelio, não tenho nenhuma ilusão, que a gente possa
    sair desse labirinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *