Pela primeira vez em dois mil anos, mulheres votam no Conselho do Vaticano

Freira Nathalie Becquart foi indicada subsecretária do Sínodo dos Bispos

Pedro do Coutto

A partir de hoje, quarta-feira, pela primeira vez na história da Igreja Católica, as mulheres votam para a formação do Sínodo dos Bispos,  Conselho que traça as normas de ação do Vaticano e, principalmente, do cristianismo. Os temas em debate representam uma vitória da ala progressista e uma reação contrária, como era esperado, das correntes conservadoras.

Pela primeira vez também, a maioria do Sínodo será formada por leigos e não por bispos, conforme sempre aconteceu através dos séculos. Os temas em discussão colocados pelo Papa Francisco, sem dúvida um grande reformador na sequência aberta por João XXIII, são sensíveis às diversas correntes em que se divide hoje a Igreja de Roma.

INCLUSÃO – Na Cátedra de São Pedro, como o escritor Otto Maria Carpeaux gostava de chamar, a inclusão de vários pontos que dão bem a ideia da ruptura do Papa Francisco com o passado. Os temas hoje em discussão eram um tabu intransponível em épocas em que obras de arte eram proibidas para os católicos como ofensivas à Igreja de Deus.

Agora, as discussões vão incluir pela primeira vez o problema dos padres casados, o celibato dos sacerdotes e a bênção aos casais homo e bisexuais. Além disso, está em debate a extensão dos sacramentos aos divorciados e também o ponto nevrálgico da ordenação de mulheres. O Sínodo, portanto, será cenário, dois mil anos depois, de uma reforma no pensamento da Igreja, voltando-se para si mesma, na minha opinião como reflexo das mudanças que caracterizam a passagem dos tempos e o próprio comportamento humano.

O Índex  de Obras Proibidas perdeu a razão de ser e o Vaticano deixa de refletir um freio na evolução caracterizada pelos fatos. Nada mais legítimo do que a presença da mulher em todas as escalas de decisão, inclusive no Vaticano, pois a Igreja que prega a inclusão dos seres humanos no eterno processo social, não pode defender a exclusão no catolicismo das mulheres. O pensamento e a própria vida humana não podem ser divididos entre sexos.  

ETAPA LIBERTADORA – Uma das subsecretarias do Sínodo será ocupada por uma mulher, Irmã Nathalie Becquart. Da mesma forma, que o Papa combate a existência da miséria, Francisco dá provas de uma etapa libertadora quanto à presença de mulheres nos eixos de decisão e aconselhamento da Igreja de São Pedro.

A reitora da Escola de Filosofia e Teologia da Universidade de Notre Dame, na Austrália, Renée Köhler-Ryan , classificou o momento como um incrível avanço na própria história universal. É um instrumento de transformação, acentua reportagem do New York Times, que os conservadores temem. Claro, pois só aceitam as transformações se for para manter tudo como está.

SECA –  Reportagem de Vinícius Neder e Bruno Rosa, O Globo desta terça-feira, destaca a surpreendente ocorrência da seca que está atingindo áreas da Amazônia, incluindo a paralisação da Usina de Santo Antônio, localizada em Rondônia, na qual Furnas possui 39% de participação acionária.

A usina é situada no Rio Madeira e foi objeto no primeiro governo Lula de um forte atrito entre a ministra Marina Silva e a ministra Dilma Roussef, então nas Minas e Energia. Marina Silva se opunha à construção da usina pelo desmatamento que causaria sem que traduzisse uma importância econômica para o abastecimento energético do país.

O episódio culminou com a demissão de Marina Silva e o tempo mostrou que ela tinha razão. A Usina de Santo Antônio não acrescentou mais energia ao sistema integrado nacional e agora teve que ser paralisada em face do nível das águas do Rio Madeira na localidade de Porto Velho.

6 thoughts on “Pela primeira vez em dois mil anos, mulheres votam no Conselho do Vaticano

  1. O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E OS SUPREMOS CIRCOS DOS HORRORES!
    O crucifixo do Supremo Tribunal Federal que há 40 anos não dá a mínima importância para os calabouços dantesco das prisões brasileiras representa as mesmas organizações criminosas, católica e evangélica, que por 400 anos mantiveram o supremo circo dos horrores dos calabouços dos navios negreiros e a tirania preconceituosa e sanguinária das KKKs mundo afora! (L. C. Balreira).
    UANTAS MENTIRAS O HOMEM CRIOU? QUAL É A MELHOR VERDADE? Já foi dito que o Homem desenvolveu a fala para esconder o pensamento. O ser humano viveu por 400 mil anos sob o domínio da ignorância, da violência, principalmente a partir do momento em que o Homem de Neandertal abandonou a sua condição de animal da natureza e passou a usar tecnologias, processos artificiais. Após dominar os animais, seus antigos colegas ambientais, o Homem virou-se contra o próprio Homem, para dominá-lo, escravizá-lo, por meio de organizações criminosas estatais ou civis. A mentira humana começou pari passo com o domínio da fala. A maior de todas as suas mentiras foi a existência dos deuses, sendo que as organizações criminosas religiosas vieram a seguir. A mentira religiosa abarca quase todos os tipos de mentiras previstos na psicologia e na psiquiatria, inclusive a mentira e o engodo político. O Homem científico, evoluído, mente aberta, se propõem a acabar com todas as mentiras e hipocrisias. Acontece que o mundo compota 1 bilhão de analfabetos entre jovens e adultos. O número de analfabetos funcionais no mundo pode ser estimado pelo número de religiosos. Brasil e México são países com altos índices de analfabetismo, corrupção, violência, religiosidade, criminalidade, barbárie e impunidade. A melhor verdade é aquela que funciona em prol da verdade, da ordem, do progresso, dos avanços científicos em favor da segurança e do bem-estar dos cidadãos do bem, da criança do bem, da harmonia social, do iluminismo, da ilustração, da intelectualidade, da cientificidade; do restabelecimento da saúde da natureza. Isto é, a verdade preventiva do da maldade, a verdade que funciona na hora certa, no lugar certo. A verdade que destrói cláusulas pétreas disfuncionais, arcaicas, reacionárias, anacrônicas, ‘’sagradas’’, eternas (in saecula saeculorum). A Ciência, e suas engenharias e tecnologias, já dispõe, há várias décadas, conhecimentos e ferramentas para reverter toda a devastação criada pelo ‘’Crescei e Multiplicai-vos’’ entre pobres e miseráveis, que está devastando todos os sítios e espaços ecológicos do Planeta. Se a educação infantil falhar é necessário punir exemplarmente as crianças assassinas de crianças, bem como os criminosos pré-adolescente, adolescente, adulto, o idoso, etc. A Ciência tem poderes onipresentes e oniscientes para tornar a sociedade humana um paraíso real, e não somente virtual e artificial. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  2. Matéria d’O Globo postada na Internet e jamais comentada por este articulista:

    Joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto, diz Receita Federal
    Em resposta a ofício da Polícia Federal, auditora fiscal explica que presentes destinados à Presidência da República deverão apenas ser informados à autoridade aduaneira na sua chegada e entregues para despacho.

    É possível acreditar em gente assim ?

    https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/05/joias-sauditas-dadas-a-bolsonaro-sao-isentas-de-cobranca-de-imposto-diz-receita-federal.ghtml

  3. Como ateu fico só me divertindo vendo a ICAR se contorcendo tentando virar uma ONG progressista.

    Coitado dos católicos, tiveram sua igreja roubada de suas mãos e ainda não perceberam.

    Fico no aguardo da primeira papisa, rezando a missa do galo (ou será galinha) em árabe, sob o tema: a importância do gênero nas mudanças climáticas. Hahahaha…

  4. A igreja Católica Ortodoxa, é bem mais avançada do que a Igreja Católica apostólica Romana.
    Na Igreja Católica Ortodoxa, os padres podem casar e não acreditam em purgatório e na virgindade de Maria mãe de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *