Renato Souza
Correio Braziliense
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), jornalista Helio Doyle, foi demitido pelo governo federal nesta quarta-feira (18/10), após compartilhar um comentário publicado no X, antigo Twitter, em que chama de “idiota” quem apoia Israel.
A decisão foi tomada de maneira célere pelo governo para evitar a escalada de uma possível crise.
DIZ O TEXTO – “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”, diz o texto, inicialmente publicado pelo cartunista Carlos Latuff, e compartilhado por Doyle. De acordo com fontes consultadas pelo Correio Braziliense, junto ao governo, Jean Lima, atual diretor-geral, deve ficar no lugar de maneira interina.
Durante a gestão, Doyle foi criticado, nos bastidores, em razão da inexperiência em tocar projetos como a TV Brasil, uma emissora de televisão de caráter público que é transmitida para todo o país. No período, telejornais locais da emissora foram retirados do ar, reduzindo o espaço para jornalismo regional.
Procurado pelo Correio, Helio Doyle disse, em nota, que foi procurado pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, que manifestou “descontentamento” pelo episódio. Confira a íntegra da nota:
NOTA DO DEMITIDO – Eis a explicação do jornalista:
“O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio.
Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros.
Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses.”
Ele repassou (retuitou) o que alguém havia postado. Foi infeliz mas não foi o criador da expressão (frase) primeiramente postada por outra pessoa. Quem ocupa cargo não pode ter opinião, esse é o problema. Pode até ter mas não pode divulgar. Mundo digital tem dessas coisas. Por isso não ocuparia qualquer cargo pois não abro mão de poder me expressar com liberdade. Ninguém é cem por cento livre mas quem ocupa cargo é cem por cento controlado e vigiado.
Apesar de ser totalmente contra violência também não posso deixar de apontar os erros de ambos os lados nessa guerra santa onde não há santos. Israel oprime, invade e exclui. Ninguém aguenta opressão o tempo todo. Sem querer simplificar algo extremamente complexo e antigo. Milenar esse conflito. PAZ na terra!
Há “dendos”, em:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0u2Vjuc7wj24JJt8iN8FChcJGVP4yCSgwYpbtwRyVvJ6nMNMUWtTaFu6nd7iQ4T4fl&id=100002475765956&mibextid=Nif5oz
Querem varrer Israel do mapa, arranjem outra vassoura, essa já era.
Palestino é bucha de canhão nas unhas do Hamas
Acima, os desconhecidos pormenores.
“”agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses.”
Confiança.??
Deixe de ser vagabundo, jornahamazista.
Tú és o que sempre foi, um vagabundo vassalo da Quadrilha do Cachaceiro..
Não obedeceu à máxima “Faz o que mando mas não faz o que faço (ou falo)”. “Merece” a demissão.
O capacho é instruido para isso mesmo.
Ele fala o que os Chefões da Quadrilha pensam…..
lamento saida-demissão do hélio doyle. é valoroso e experiente profissional. pisou na bola, foi infeliz.
fica a lição, quem se mistura com porcos petistas, farelo come.