Folha
Se a eleição de 2022 abriu uma cratera no cenário político, o primeiro ano de Lula no poder não produziu abalo capaz de mudar a paisagem. Entre os eleitores do petista, só 3% classificam o governo como ruim ou péssimo. No grupo que votou em Jair Bolsonaro, apenas 8% avaliam a gestão atual como ótima ou boa.
Grande parte do eleitorado se manteve fiel ao voto do ano passado. Esse apego ofereceu a Lula o conforto de uma base leal, mas também impôs um teto de popularidade em segmentos que optaram por permanecer filiados à oposição.
LEGIÃO DE INDECISOS – Números da última pesquisa do Datafolha mostram que, no meio do caminho, há um contingente que ainda pode cair para qualquer lado a depender do desempenho do petista.
Além dos 38% de avaliação positiva e dos 30% de avaliação negativa, outros 30% classificam a administração de Lula como regular.
Esse grupo costuma ser o alvo de presidentes interessados em bombar sua popularidade (todos, talvez com a exceção do irrecuperável Michel Temer). São eleitores que têm suas preferências políticas, mas são capazes de aderir a um governo dependendo de seu desempenho.
TURMA DO “REGULAR” – Nesse terço do país que enxerga o primeiro ano da gestão petista como regular, há mais brasileiros jovens e mais pobres do que ricos. Também há quase tantos eleitores de Lula quanto de Bolsonaro — o que sugere que o grupo é importante para a manutenção do apoio dado nas urnas e para a difícil missão de atrair votos do campo rival.
São eleitores que, a esta altura, se mostram mais desconfiados ou indecisos na hora de dizer o que vai bem e o que vai mal no país. Para quase todas as áreas, o índice de avaliação regular sobre o desempenho de Lula fica acima da média nacional.
A chave para a conversão ou a deserção desse eleitor é a economia. No grupo, só 9% têm uma avaliação positiva da área, bem abaixo da média geral dos entrevistados (24%). A maior parte está em cima do muro: 51% afirmam que o desempenho do governo na economia é regular.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Excelente análise da pesquisa. Não foi mencionado, porém, mostrar também que uma terceira candidatura, fora da polarização, poderá chegar a um final feliz. Lula acaba de declarar que a eleição de 2026 será entre ele e Bolsonaro, mas pode estar completamente equivocado, que é, aliás, uma de suas especialidades. (C.N.)
Sr. Newton
Estou com a sensação que o (des)governo Corrupto do Maior Honesto que o Mundo Nunca viu (essa é minha)., está derretendo….
E o Sr, ?
PS.
Viu como estão os preços nas feiras e supermercados.?
Toda semana é uma surpresa, e o povo já está percebendo os sucessivos aumentos…
Abraços Grátis…
Sr. Newton
Veja o comunismo na veia, e tudo pela Maldita da Reeleição.
Estamos voltando no tempo , mais precisamente no ano de 1.917….
A República Soviética Comunista do Tucanistão não quer que seu povo “pague” as passagens de ônibus, como se faz em Países Civilizados..
Papai Estado Comuna quer cuidar bem do seu povo,, lhes tirando a liberdades e garantias individuais e a liberdade ecõnomica.
Papai Estado cuida de tudo igual ao método stálinácio na antiga União Soviética., aquele que for contra, já sabe o que acontece….vai para o El Paredòn do Fidelzão….
Veja a que ponto chegamos.
Se não me engano, existem duas Famíglias que controlam o Sistema de ônibus na Capital Soviéitica, inclusive já recebem subsidios de bilhões por ano (dizem que 2 bilhoes ano)., para completar as “perdas no transporte”.
Hoje as Famíglias estão dando pulinhos de alegria e tomando champagne e vinhos franceses na Maior Adega do Mundo, com direito a tomar junto com a Rainha da Corrupção.
Quem vai pagar essa conta .?
E ainda tem lambões felas que dizem que o PSDBandido é de “direita”, ao que faz a Rainha dar mil gargalhadas…..
Mobilidade subsidiada
São Paulo terá tarifa zero nos ônibus aos domingos; gratuidade começa neste mês
Passageiros poderão usar gratuitamente ônibus aos domingos, além de Natal, Ano Novo e aniversário de São Paulo
https://www.infomoney.com.br/consumo/sao-paulo-tera-tarifa-zero-nos-onibus-aos-domingos-gratuidade-comeca-neste-mes/
‘Sou de esquerda, mas ninguém acredita’, diz FHC –
Abraços Gratis…
PS.
Sr. Newton , esqueci
Logo mais vão sair as “livretas dos FHCastros”..
Todo paulistano vão ter de usar as livretas para buscar seus alimentos nos Mercadinhos do FHCastro…..
Traduzinho para o bom português.,
“Cadernetas de controle alimentar….”
O ano que vem será a prova de fogo à economia. Por enquanto, muitas medidas tomadas me agradam, mas não são de efeito de prazo curto.
Vamos ver se as medidas surtirão efeito positivo, especialmente se os poderes caminharem na mesma direção.
$talinácio: A eleição será entre eu e Bolsonaro. O cara virou profeta.
Não deixa de estar errado pode ser eleitores de Bolsonaro contra ele.
Se for na urna argentina vamos fazer barba cabelo e bigode.
O governo não governa, aumenta impostos.
Só!
Partidarizando o Banco Central vamos de morro abaixo rumo ao Buraco Negro racista.
O sub-peronista vai deitando falação e narrativa de acordo com a temperatura da panela. E os devotos vão balançando a cabeça mais que vaca de presépio.
Estava vendo na Jovem Pan, o Camarotti está meio ressabiado, bota ressabiado nisso.
9% é para lembrar o que é “mínimo” e inexistente!